Tracção qual a melhor?

Joao Cunha

Celicas Clube Português
Não sei se é o local indicado mas cá vai :feliz:

Os condutores que conduzem em estradas sem pavimento, principalmente se houver subidas e o carro estiver carregado, realmente apreciam a tracção traseira. Isso se explica pelo deslocamento de peso do veículo para trás em movimento, que acentua a aderência das rodas motrizes, enquanto a reduz em modelos de tracção dianteira. Quanto mais íngreme a subida e mais carregado o veículo, maior a vantagem da tracção traseira.

Existem outras vantagens importantes nessa configuração.
Pela mesma razão -- deslocamento do peso --, a tracção traseira permite transmitir melhor uma potência elevada em acelerações, sendo por isso a preferida em modelos desportivos e de competição.

A divisão de tarefas entre os eixos também é conveniente, gerando desgaste mais equilibrado entre os quatro pneus e facilitando a saída em terreno de baixa aderência. Finalmente, a ausência de transmissão nas rodas dianteiras permite um maior ângulo de direcção, o que explica o reduzido diâmetro de voltas desses modelos -- Por exemplo no Opel Omega , era similar ao de um Uno, apesar do comprimento 1,1 metro maior.

Mas nem tudo é vantagem. O emprego de motor dianteiro e tracção traseira requer o uso de árvore de transmissão (cardan), que representa maior peso e menor espaço interno, pois passa sob o carro. Também amplia as perdas na transmissão, com reflexo no desempenho e consumo. Como em modelos de reduzida potência
as vantagens citadas no parágrafo anterior são menos evidentes, a tracção dianteira vem tomando conta dos carros pequenos e médios no mundo todo.Em relação ao comportamento dinâmico, o peso concentrado à frente e as rodas dianteiras motrizes ajudam a gerar tendência subesterçante em curvas, ou seja, a sair de frente. Este é o comportamento de mais fácil correção pelo motorista de habilidade mediana, pois em geral basta aliviar o acelerador e girar mais o volante para retomar a trajetória.
Já os carros de tracção traseira, em regra (explica-se o destaque: certos modelos, como o BMW Série 3, adoptam características de suspensão que compensam esta tendência), apresentam comportamento de viragem (saindo de traseira) quando se acelera em curva e, às vezes, em curvas tomadas em velocidade constante.

O condutor deve então acelerar mais e virar o volante para fora do curva -- o chamado contra-viragem --, reacção que a maioria não sabe ou não consegue, em uma situação de emergência, tomar. Por outro lado, é o comportamento preferido dos pilotos de competição, pois facilita efectuar curvas fechadas.
Mais uma razão para que a tracção traseira mantenha a preferência de muitos.:D
 
muito bem. este tópico estava a fazer falta.

o unico carro de tracçao traseira que tenho é o meu super FIAT 600 que é uma bomba muito potente!:DD:D

vejo-me grego pra sacar um drift, pois é qualquer coisa parecida com um carro do grupo b, em que é dificil andar em recta!lol
 
Ricardo Cunha Carreiras disse:
muito bem. este tópico estava a fazer falta.

o unico carro de tracçao traseira que tenho é o meu super FIAT 600 que é uma bomba muito potente!:DD:D

vejo-me grego pra sacar um drift, pois é qualquer coisa parecida com um carro do grupo b, em que é dificil andar em recta!lol
:DD:DDaté parece que tou a ver :DD
 

Mike Silva

O aprendiz
O aparecimento da tracçao dianteira, foi justificado num pequeno filme da Citroen aquando do lançamento do seu "Traction Avant". Um homem a empurrar um carrinho de mão escada acima, e depois a puxar o mesmo.

Um exemplo muito simples. Outro, pode ser o de subirem uma rua ingreme de empedrado , a chover.

Uma das restrições da tracçao dianteira , é a de não poder "digerir " potencias muito elevadas. A tracção dianteira, é mais prática a e simplifica o desenho e os custos de produção. Mas os entusiastas continuam a preferir a traseira.
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Traseira, definitivamente...

Aliás, essa foi a razão pela qual se compraram os primeiros veículos não-italianos cá de casa, porque desde que a Alfa abandonou os propulsão para passar a tracção dianteira, pra mim são história. E isso inclui GTA's e afins, já experimentei e não gosto.

Por isso comprei para a patroa (e para as viagens grandes em família) um BMW série 5 (a gasolina claro, não há cá motores de tractor nesta casa!).

Da frota toda só o 127 é de tracção dianteira, e esse tem perdão porque é um carro de elevado valor sentimental (e apesar de tudo tem uma dinâmica do caneco!), mas de resto é tudo ligado às rodas certas... :D

Outra questão que agora me vem à ideia é a de que a tracção dianteira só serve verdadeiramente em carros de distância entre eixos mais curtas, porque nesses a nervosidade da tracção traseira de facto seria mais do que muita gente toleraria.

No entanto, para quem sabe e aprecia conduzir, a escolha é inevitável. A dinâmica é de outra liga, mesmo sem falar em powerslides e companhia. Para mim a tracção dianteira continua a ser daquelas invenções que serviu para começar a "democratizar" o automóvel, ou seja, para impedir quem mal sabia andar de carro de ser morto pela sua estupidez... desculpem se firo alguma susceptibilidade, mas de facto é assim que vejo isto.

Uma cena gira que me veio agora à memória foi dos tipos do Top Gear a explicar que a diferença entre subviragem (understeer) e sobreviragem (oversteer) era que ou se saía de frente e chocava com uma árvore e morria, ou saía de traseira, batia na árvore e morria, logo concluíndo que a sobreviragem era melhor porque ao menos não se vê a árvore que nos mata... :D

Um abraço a todos!
 
Sem dúvidas que tracção traseira!!!!!!!
Que saudades de conduzir Simca 1301 Escort MKI Gt:p:p:p
Por isso tive de comprar 320 para continuar a divertir me.
Ab Marco Pereira
 

Vitor M G Lopes

YoungTimer
Paulo Baião disse:
Realmente a traseira tem o seu encanto. :p

Mas uma pessoa não pode cortar as unhas.:D



:DD:DD:D
e então quando e uma bela traseirada....:huh:


Agora a serio, eu prefiro tracção as rodas de traz mesmo para conduzir no inverno quando se apanha um lençol de agua na estrada é um alivio conduzir um carro de tracção traseira.
 
cesar novais disse:
um video que encontrei com esse tipo de condução ;)



http://www.youtube.com/watch?v=COJQc1Hfb4Y
:DD:Dtem ai um Starlet 1.3S que pareçe que anda meio perdido :DDSou de acordo de que perde-se muito espaço devido ao túnel em que passa o veio de transmissão, mas se o fizessem mais rígido ( mais maciço) e com menos diâmetro poupava-se muito espaço :huh:(penso eu)! quanto ás traseiradas , do Lada tá espectacular, são muitas curvas :DD
 
como é óbvio tracção traseira:p;)

Eduardo Relvas disse:
Traseira, definitivamente...


Uma cena gira que me veio agora à memória foi dos tipos do Top Gear a explicar que a diferença entre subviragem (understeer) e sobreviragem (oversteer) era que ou se saía de frente e chocava com uma árvore e morria, ou saía de traseira, batia na árvore e morria, logo concluíndo que a sobreviragem era melhor porque ao menos não se vê a árvore que nos mata... :D

Um abraço a todos!
:DD:D

Eduardo Relvas disse:
Naaahhh queriam... isto sim é que é conduzir!

http://www.youtube.com/watch?v=tT4J_wLGsIo

E pode ser um Lada, mas é filho dum grande Fiat!

isto sim é limpar valetas:DD belo vídeo
 
RWD, sem margem para dúvidas.

Naqueles dias de chuva, quando se apanha uma rotunda e não há trânsito, é um adrenalida fantástica. :D
O ke20, foi o meu "professor", agora estou morto por experimentar no meu 02 :D

PS: O condutor do lada tem um kit de unhas muito bom...
 
Topo