Toyota Dyna U10

Emanuel Sousa

Clássico
Boas Pessoal dos clássicos.

Um colega meu comprou uma bela Toyota Dyna U10 3 litros como um burro de carga para ir à lenha, buscar umas coisas etc. Pontualmente.
A ideia infelizmente não é dar um restauro a 100% pois não há capital e tempo para tal. O pretendido é dar uma restauro geral, por o motor em forma, tratar da cabine e por a máquina a circular em condições e segurança.

A bicha já levou uma embraiagem nova, e travões.
Retiramos a caixa de carga, que está completamente podre, mas isso é o menos porque o dono da carrinha é carpinteiro, e ele próprio a vai refazer.

Ponto de situação actual:

A carrinha tem uns quantos podres, a ideia do meu colega era encher aquilo com fibra e remendar de tal maneira... Mas isso é tapar os olhos.
Mandar para o batechapas iria ficar dispendioso. Coisa que não se pretende, então eu disse-lhe para nós próprios fazer-mos o trabalho de chapa, já que não se pretende um acabamento perfeito, mas sim retirar e tratar os podres.

Motor e a caixa estão de relativamente bem e de saúde.
Defeitos que já reparei são as juntas de escape estão com fugas, um parafuso que liga a transmissão ao motor está partido dentro do motor, o colector de escape está preso só com metade dos parafusos, suspeito que os outros estejam partidos dentro da cabeça...
Para alem disso a máquina custa a pegar, o motor roda, começa a dar sinais de pegar mas demora uns bons segundos até realmente arrancar.
Por detrás da bomba injectora encontrei uma espécie de um actuador com um "hidraulido" que estava com os fios desligados e tem a peça que deveria mexer algo, mas o actuador está solto, ao penduro... Suponho que deveria mexer algo na bomba injectora.

Alguém
tem algum manual destes motores? Já estou farto de procurar pela net e não encontro nada.

Deixo aqui alguma fotos:
 

Anexos

Francisco Anadia

Portalista
Portalista
Gosto destes clássicos de trabalho, se tivesse espaço adotava um!
Esses motores são fiáveis mas com esta idade e se não foram bem tratados ainda dão algum trabalho para colocar a manutenção em dia.
Não podendo ajudar na teoria, apoio em força!:thumbs up:

Vão deixando aqui as novidades!;)
 

António Miguel Sequeira

mikeira
Portalista
Máquina de guerra. O meu pai teve uma dessas e nunca se negou a nada e na vindima ia sempre carregada de uvas para S. João da Pesqueira :) Depois o meu pai trocou por uma Daihatsu Delta das primeiras, a HU-12-05. A matricúla da toyota já não me lembro, era muito novo :blush:
 

Emanuel Sousa

Clássico
É sempre bom de saber que trazemos algumas recordações a outros!

Já consegui arranjar um manual do motor! Por Dyna não encontrei nada, mas procurei pelos jipes FJ40/BJ40 que partilham a mesma motorização e dei com ele.

A peça actuadora que falava, é um braço que liga à bomba injectora, que roda um mecanismo de três posições, Start/Prime, Drive e stop. O tal actuador não mexe, mas ainda tenho de ver se chega corrente, ou se é mesmo o actuador que morreu.

De momento a máquina encontra-se sem fluidos, o óleo do motor estava completamente empastado, e o óleo da transmissão quase que parecia massa consistente. Vou ver se publico mais umas fotos.
 

Paulo jr Silva

Veterano
Meu pai teve uma em vermelho escuro metalizado
grandes cargas de laranja do Algarve para Lisboa, Mercado da ribeira ! para baixo vinham as maças !
duas vezes por semana, no espinhaço do cão a passar pelas ford e bedfords !
paragem á volta em Grandola almoço em frente a bomba gasolina, era uma casa velha onde as empregadas eram umas senhoras ja´de idade
 
Topo