TCR

Ismael Rodrigo

Veterano
ETCR: Promotores podem escolher formato convencional

Durante a conferência de imprensa co-organizada pela WSC e a IMSA, realizada na passada sexta-feira, Marcello Lotti revelou algumas informações sobre o futuro da competição eléctrica de carros de Turismo - ETCR.

O empresário italiano e pai do conceito TCR revelou que espera anunciar durante o Verão os promotores dos primeiros campeonatos regionais da disciplina - Europa e China - enquanto seguem as conversações com a IMSA para uma possível exportação do conceito para o outro lado do Atlântico. A ideia é ter estas competições operacionais em 2022 e 2023.

Enquanto que o PureETCR - a competição mundial a promover pela Eurosport Events e que será a primeira a arrancar já este ano no mês de Junho - usará o seu formato muito próprio, estilo rallycross, a WSC diz que os promotores terão a possibilidade de escolher o formato, podendo optar pelo formato das corridas convencionais. "Ambos os formatos serão aceites. Não queremos deixar muito em aberto o formato, e estamos prontos a discutir o assunto, mas hoje, em frente aos promotores, são estes dois os formatos que colocámos: o battle format do PureETCR ou o formato convencional do TCR", disse Lotti.

Com quatro marcas confirmadas - Cupra, Hyundai, Alfa Romeo/Romeo Ferraris e MG SAIC/333 Racing - Lotti esclareceu, sem mencionar nomes, que existem "outros construtores que estão interessados e estão em negociações connosco. Outros construtores estão presentes nas nossas reuniões técnicas".

Sobre os actuais carros do ETCR, Lotti referiu que neste momento estes são capazes de produzir cerca "de 500kW/680cv no pico de potência, sendo mais rápidos que os TCR, podendo realizar corridas de cerca de 50 a 60 quilómetros".

Antes do arranque das 24 Horas de Daytona, Augusto Farfus realizou uma demonstração com o Hyundai Veloster N ETCR. Esta foi a primeira vez que um carro de competição eléctrico realizou uma volta à Daytona International Speedway.

A0BA7B4A-817F-47BD-8312-BC2C03458381.jpeg

Notícia de: Sérgio Fonseca
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
Pure ETCR: Cinco provas para começar


O PURE ETCR, o primeiro campeonato de carros de turismo totalmente elétricos, e o Eurosport anunciaram esta segunda-feira o calendário provisório da temporada inaugural de 2021. O calendário, composto por cinco jornadas e nas quais participam os carros mais potentes e rápidos alguma vez fabricados, arrancará na Europa em junho e terminará na Ásia em outubro. Os melhores pilotos de turismos do mundo vão medir forças no PURE ETCR em corridas num formato de ‘batalha’ eliminatória.

O Autódromo Vallelunga Piero Taruffi em Itália terá a honra de acolher o primeiro evento desta nova competição de carros de turismo entre os dias 18 e 20 de junho; uma data de verão escolhida para oferecer as melhores condições e evitar ser adiada ou cancelada devido à pandemia mundial.

A segunda das cinco etapas terá lugar no Circuito de Zolder, na Bélgica, entre os dias 2 e 4 de julho. Segue-se uma jornada em Espanha, no Circuito Motorland de Aragão, no fim-de-semana posterior, coincidindo com o WTCR.

A luta continua na Dinamarca a 8 de agosto com o Grande Prémio de Copenhaga; Bellahøj receberá a primeira corrida em circuito urbano do PURE ETCR.

A temporada ficará concluída após a corrida realizada no Circuito Inje Speedium, na Coreia do Sul, novamente coincidindo com o WTCR, e onde será coroado o Rei ou Rainha do PURE ETCR. A não perder entre os dias 15 e 17 de outubro.

Xavier Gavory, Diretor do PURE ETCR: "Estamos encantados por apresentar o calendário da temporada inaugural do primeiro campeonato de turismos multimarca totalmente elétricos do mundo; algo que foi extremamente difícil devido à incerteza criada pela pandemia mundial, e que obrigou a muita flexibilidade. Graças aos incansáveis esforços da nossa equipa e à colaboração das partes interessadas, é com grande orgulho que anunciamos este calendário, que mistura circuitos tradicionais clássicos, circuitos urbanos muito exigentes e lugares totalmente modernos em todos o espetro das corridas em circuito. Ao competir em países com uma base de fãs de turismos consolidada, bem como visitando mercados de automobilismo em crescimento, estamos confiantes de que teremos muitos novos fãs a conhecer o PURE ETCR. Estamos a falar dos carros de turismos mais potentes alguma vez fabricados, que vão competir num inovador formato de circuito eliminatório e tenho a certeza de que as corridas vão ser muito renhidas, como se espera de uma modalidade destas. Estamos impacientes por começar a poder mostrar ao mundo o quão emocionantes podem ser as corridas de carros elétricos."

Graças a uma filosofia de transporte marítimo que é 100 vezes menos prejudicial para o meio ambiente que o transporte aéreo, o calendário do PURE ETCR garante que a viagem para a Ásia se realiza no final da temporada. É um dos compromissos de sustentabilidade nos quais assenta a temporada; outros incluem o uso de pneus Goodyear para todo o tipo de clima que reduz os níveis de produção e transporte, e o uso de geradores de hidrogénio, o que garante a utilização exclusiva de eletricidade descarbonizada no processo de recarregamento.

Os fãs poderão desfrutar de todas as corridas, em direto, em 75 territórios graças a um amplo acordo de transmissão com o Eurosport, e serão ainda adicionados mais pacotes de cobertura em direto em todo o mundo antes do arranque da nova temporada.

CALENDÁRIO-PURE ETCR 2021:
1. 18-20 de junho - Autódromo Vallelunga Piero Taruffi, Itália
2. 2-4 de julho - Circuito Zolder, Bélgica
3. 9-11 de julho - Motorland Aragão, Espanha
4. 6-8 de agosto - Copenhagen Historic Grand Prix, Dinamarca*
5. 15-17 de outubro - Inje Speedium, Coreia do Sul

9546BAF9-9516-4DA6-BC85-188301F9B981.jpeg

Notícia de: A.I.
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
ETCR: Vernay junta-se à Hyundai


O francês Jean-Karl Vernay juntou-se ao programa Veloster N ETCR da Hyundai Motorsport como piloto de testes e desenvolvimento, ao lado de Augusto Farfus, enquanto o projeto continua ganhando impulso.

A sua adesão ao projeto Veloster N ETCR como piloto da Hyundai Motorsport Customer Racing surge conforme o trabalho de desenvolvimento do programa ganha ritmo. Depois de ter sido o primeiro carro a ser equipado com o "e-kit" no final no verão de 2020, a Hyundai Motorsport embarcou num extenso programa de testes. Os objetivos foram não apenas obter o melhor do Hyundai Veloster N ETCR - o primeiro projeto elétrico e de tração traseira construído pela empresa - mas também trabalhar em conjunto com os especialistas que representam os fabricantes do componentes principais do "e-kit" comum a todos os carros ETCR.

O acréscimo de Vernay à equipa de teste permitirá que esse trabalho acelere. O francês também dará outra voz importante ao feedback para os engenheiros, com a sua experiência de tração traseira e ao volante de carros TCR. Ele e Augusto Farfus serão capazes de garantir que as especificações finais do carro e do "e-kit" cumpram o seu enorme potencial de alto desempenho.

Embora seja um novo nome para as fileiras da Hyundai Motorsport Customer Racing, Vernay não é estranho ao estilo de corrida TCR. Seguindo uma carreira brilhante nos monolugares, o francês mudou-se para os carros de turismo em 2016 e imediatamente encontrou o sucesso. Depois de obter três vitórias na sua primeira temporada na TCR International Series, Vernay foi coroado campeão em 2017 antes de passar para a WTCR, onde tem sido um candidato regular aos lugares cimeiros.

Vernay dará as suas primeiras voltas ao volante do Veloster N ETCR nas próximas semanas. Detalhes completos do programa de 2021 como piloto da Hyundai Motorsport Customer Racing serão anunciados posteriormente.

O piloto francês será quase de certeza um dos pilotos da Hyundai no novo PureETCR, a competição para carros eléctricos de cinco provas que a Eurosport Events vai promover este ano. Não seria também de estranhar que Vernay regressasse ao WTCR com a Hyundai, depois do ano passado ter defendido a Alfa Romeo Team Mulsanne. Aliás, em Setembro, a equipa italiana disse que contava com Vernay para 2021 para as séries ETCR, algo que parece que não irá ser possível.

528B0F7D-BC6B-46E2-B314-C37880BA9E5F.jpeg

Notícia de: Ramón Herrera
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
TCR: Novo Audi está aí


Depois de um algum impasse, a Audi Sport customer racing avançou com a segunda geração do Audi RS 3 LMS que segue os passos de um dos carros de turismo de sucesso da marca.

Melhorado em muitas áreas, o novo modelo para corridas globais de TCR foi apresentado na Audi Sport em Neuburg an der Donau. “Estamos a destacar a importância do automobilismo para os nossos produtos de estrada”, disse Julius Seebach, diretor administrativo da Audi Sport GmbH e responsável pela Audi Motorsport. “O Audi RS 3 LMS é um compromisso claro com as corridas de cliente e representa recordes no nosso programa. Queremos continuar a notável série de sucessos da primeira geração com o novo modelo”.

Nenhum outro carro de corrida de cliente com os quatro anéis foi produzido em tanta quantidade em uma única geração como o RS 3 LMS de primeira geração, do qual 180 unidades foram construídas. Em apenas quatro anos, o carro de turismo da Audi alcançou 764 lugares no pódio em 1.051 corridas em todo o mundo, incluindo 279 vitórias. Mais, conquistou 16 títulos em campeonatos de pilotos e 38 sucessos em campeonatos de outras categorias, incluindo o título de Modelo TCR do Ano de 2018.

O carro estará em desenvolvimento na primeira metade de 2021, só estando previstas as primeiras entregas a clientes na segunda metade do ano.

97A35DF8-1E86-4673-9E8C-68D7DE5B2A85.jpeg

Notícia de: Ramón Herrera
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
Pure ETCR: Cupra confirma Azcona

Mikel Azcona foi confirmado para pilotar pela Cupra na temporada inaugural da série PURE ETCR ao lado dos pilotos já confirmados pela marca espanhola: Mattias Ekström e Jordi Gené.

O espanhol completou o seu primeiro teste com o Cupra eRacer na semana passada durante o teste oficial da categoria ETCR na Motorland Aragón, em Espanha, junto com Gené.

Azcona correu com um Cupra León Competición pela Zengo Motorsport no WTCR no ano passado, terminando em sétimo da geral, e fez várias corridas de sucesso no TCR Europa, TCR Itália e muito mais.

Apenas a Hyundai Motorsport e a Cupra confirmaram a sua presença no PURE ETCR, a que se deverá juntar o Alfa Romeo privado da Romeo Ferraris. O organizador espera contar com 12 carros nesta primeira época que terá cinco provas apenas.

50926.jpg

Notícia de: Ramón Herrera
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
TCR: Top-Run tenta ressuscitar o Subaru

O Subaru WRX STI TCR construído pela Top-Run Motorsport voltou a aparecer. Desta vez, a equipa gerida por Renato Russo procura compradores no Japão e na América do Sul.

Este foi um carro que apareceu logo no início da categoria TCR. Sem apoio de fábrica. Sem grandes resultados. O Subaru WRX STI TCR caiu no esquecimento. Na Europa, pelo menos.

A última vez que estes carros foram vistos a correr foi na Austrália, após a Kelly Racing ter comprado duas unidades que vendeu cinco corridas depois à Milldun Motorsport que as colocou na pista na última prova do ano 2019. Devido à pandemia, o campeonato TCR Austrália só voltou em 2021, mas sem os Subaru.

A estrutura dos irmãos Agnello ganhou destaque nos rallies, conseguindo o título mundial do Grupo N4 (produção 4×4). Nasceu daí a experiência com o Impreza, que ganhou em 2015 uma configuração de pista, conforme o conceito do TCR. O modelo, no entanto, ainda não emplacou em termos de resultados.

Agora surge o interesse pela série TCR sul-americana, com a expectativa de possibilitar uma evolução do Impreza. O modelo é mais do que tradicional nos ralis argentinos e a colaboração de preparadores locais pode enfim torná-lo competitivo. Para a pista, não conta com o lendário boxer japonês, mas com um motor de quatro cilindros em linha de 2 litros e 340cv, acoplado a uma caixa sequencial fornecida pela Modena Engineering.

A Top-Gun está também a tentar encontrar um cliente no Japão. A equipa italiana terá tentado apoio da marca que nunca lhe foi atribuído na dimensão de tornar este carro apetecível.

44820.jpg

Notícia de: Ramón Herrera
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
TCR: Hyundai lança novo visual para o i30 N TCR

O departamento de corridas de clientes da Hyundai Motorsport revelou a última versão atualizada do i30 N TCR antes do início da temporada de 2021.

A principal mudança no carro é visual para mantê-lo alinhado com o modelo de estrada atualizado, com o carro a ser beneficiado com um novo pára-choque dianteiro e também apresentando novos destaques em LED.

O chassis, motor e caixa de velocidades ficaram todas inalterados como parte desta atualização.

“Forjar ligações fortes entre os nossos projetos de desporto motorizado e a gama Hyundai de estrada tem sido uma parte vital dos departamentos de corridas de clientes desde o início”, disse o líder de operações do departamento de corridas de clientes da Hyundai Motorsport, Andrew Johns. “Quando as últimas atualizações do i30 N foram reveladas era importante que pudéssemos combinar essas mudanças com o i30 N TCR".

“A nova carroceria e as luzes dianteiras são uma evidência externa do trabalho incansável realizado pelos nossos engenheiros de suporte. Os resultados mostram que este carro sempre foi um candidato muito forte na categoria TCR", disse o inglês. "No entanto, nunca consideramos os sucessos ou os nossos clientes garantidos, por isso estamos constantemente trabalhando para mantê-los na frente dos seus campeonatos."

Este ano a Hyundai Motorsport lançou para o mercado o modelo Elantra N TCR e nos EUA comercializa o Veloster N TCR. Apesar dos bons resultados, nenhum i30 N TCR foi vendido na Península Ibérica.

50964.jpg

Notícia de: Ramón Herrera
 
Topo