Sunbeam Sunbeam Avenger 1972 - O Meu Sunbeam

Diários de Bordo

Sunbeam Sunbeam Avenger 1972 - O Meu Sunbeam

JorgeMonteiro

...o do "Boguinhas"
Membro do staff
Premium
Portalista
O que é que é diferente na borboleta? O veio?

Penso que é suposto trazer um veio mais grosso para permitir a retificação do corpo do carburador para retirar folga e desgaste.
 
OP
OP
JP Vasconcelos

JP Vasconcelos

Raio de Sol
Premium
Portalista
O que é que é diferente na borboleta? O veio?

Penso que é suposto trazer um veio mais grosso para permitir a retificação do corpo do carburador para retirar folga e desgaste.

não sei Jorge, mas receio que carburadores não seja a praia do meu mecânico, portanto se funcionar e não continuar com o problema de excesso de ar para já vou deixar andar e depois logo volto a pensar no assunto

gostava mesmo de ir ao encontro da Torreira do Clube Simca Rootes no Domingo, só para desanuviar, mas é improvável que o meu mecânico arranje casquilhos até Sexta (sendo que os braços de suspensão já vieram há mais de 15 dias e se soubesse já tinha arranjado casquilhos há muito, ou pelo menos tinha feito por isso)

haja resiliência
 

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Faz uns casquilhos em nilon só para desenrascar, mas numa casa de peças deve conseguir umas borrachas que lá sirvam...
 

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
O Sunbeam voltou para casa finalmente

Ver anexo 1141174

Ver anexo 1141172



ainda não o pude experimentar verdadeiramente, mas parece estar porreiro, tanto a direcção, muito mais precisa, como o motor, cheio de força.

amanhã vai fazer um teste de 200 km.s, ir ao 8º Encontro Simca & Rootes na praia da Torreira

depois conto

Espero que a viagem esteja a correr bem e que o Sunbeam se porte à altura!
 
OP
OP
JP Vasconcelos

JP Vasconcelos

Raio de Sol
Premium
Portalista
Ora então

O Sunbeam só ficou pronto no Sábado de manhã, o kit do carburador só chegou na Quarta e depois quando se foi montar os braços de suspensão novos descobriu-se que não trazia casquilhos e os velhos estavam completamente gastos, quase desfeitos depois de 46 anos de bons serviços.
Na Sexta arranjou-se uns casquilhos compatíveis (não iguais) mas quando o carro foi alinhar a direcção verificou-se que ainda engasgava, pelo que o Martinho no Sábado de manhã ainda esteve a dar "uns toques" à coisa.
Por volta das 10.30 trouxe finalmente o carro para casa e deu logo para perceber que a direcção estava completamente diferente, bem mais rápida e precisa, mas fiz apenas uns 3 ou 4 km.s pois tinha que ir ao Porto com as patroas e só voltei ao final da tarde. Só tive tempo para meter gasolina, ver a pressão dos pneus, dar-lhe uma mangueirada para tirar o pó e verificar a iluminação
20190615_193416.jpg
(powered by @JorgeMonteiro )

À meia noite tive que sair para ir buscar a patroa mais nova e o Sunbeam estava na rampa da garagem pronto para arrancar cedo. Dou ao motor de arranque que dá uma volta e apaga-se, apaga-se tudo, o carro fica completamente sem corrente. Mau..., mas era apenas um borne da bateria mal apertado.
Assim no Domingo arranquei para a Torreira na expectativa. No percurso até à autoestrada pude confirmar que o motor estava cheio de força e a direcção está um espectáculo comparado com o que estava antes. Depois foram mais de 100 km.s de autoestrada sem parar e esta não é a praia do Sunbeam.
Mantive sempre o ritmo a 100/110 e o único problema detectado foi que por volta dos 100 a direcção tremia, parando de tremer se baixasse ou subisse a velocidade, tenho que calibrar as rodas.
FILE1044.JPG FILE1045.JPG FILE1046.JPG

Às 10.00 já estava na Torreira, depois de apanhar paletes de ciclistas nos últimos quilómetros (nunca tinha visto tantos, para aqueles lados do neto ao avô toda a gente pedala e fazem muito bem).
Depois de cumprimentar o pessoal e tomar um café segui atrás do @Marco Pereira e do Simca Aronde de um jovem da Póvoa que já fez 20 anos quatro vezes (mais uns trocos) e continua em grande forma

FILE1050.JPG


até ao cais de... para um passeio na ria

20190616_122716.jpg


Por volta das cinco voltamos para casa com mais uma catrefada de autoestrada. Só perto de chegar apertei um pouco mais para testar a máquina. Na A4 após a saída de Penafiel entrei na subida nos 100, fui pisando o acelerador e a rotação começou a aumentar até chegar perto dos 130, mas aí começou a engasgar.
No conta rotações já andava perto das 7.000, mas tem um desvio de uns 20%.
Portanto a carburação ainda não está perfeita e segundo o Martinho o problema deverá estar nos platinados.
Será que a seguir vem uma ignição electrónica?
Na Segunda levei o Sunbeam para o trabalho e nas estradas à moda antiga é que ele se sente à vontade.
À noite voltou à garagem de casa onde já não dormia desde Novembro.
Agora quero desfrutar um pouco e fazer alguns percursos que conheço bem para perceber melhor as diferenças.


wish me luck
 

António José Costa

Regularidade=Navegação, condução e cálculo?
Portalista
Já deu para uma bela utilização :)
Está com excelente aspecto, os pequenos ses fazem parte.
Agora um desfrute maior na estradas de eleição uma afinação final e voilá!
 

António Barbosa

Red Line
Portalista
O carburador engasgar de pé a fundo poderá ser também desadequação da agulha para o "novo" motor. Segue uma tabela apanhada à pressa com algumas agulhas para carburadores Stromberg.
Stromberg Needles.jpg

Quanto maior a cilindrada do motor, mais combustível tem de entrar!

Esta tabela indica como é que as agulhas podem variar!
su needle dimensions.jpg

Existem tabelas mais pormenorizadas para cada caso. Na pior das hipóteses perdes-te por excesso de informação!
 
Última edição:
Topo