Simca Aronde 90A 1957

Tomás Aleixo

Portalista
Portalista
Olá boas tardes Pessoal.

Mais um projecto!
Alem do 1501 do 924 e da 404 tenho outro Simca.

Ainda não acabei uma e já me estou a meter noutra :)

Simca aronde 90A de 1957

Ao contrario dos outros 3 este é o que está em pior estado, mesmo assim não tao mau de chapa como a 404 nem nada que se pareça, mas enquanto não acabar
definitivamente o 924 e a 404 este vai avançando mas a um ritmo mais devagar.

Digo mau estado pois não funciona, não trava, tem uns podres não muito graves, faltam peças (bigode e faróis ), o sistema electrico... não sei se se pode chamar de sistema electrico tão pouco.



A questão que ainda não defeni é como vai ser o restauro.

Das duas uma, ou desmonto mesmo tudo e começo do 0 que será o restauro perfeito, mas como tenho mais projectos... poderá não ser a melhor opção além de
que acarreta gastos e muito, muito muito tempo, e tenho ainda cá outro que terá obrigatoriamente de passar por este restauro, um alfa bertone, ou faço o restauro sem desmontar tudo começando primeiro pela travagem, revisão ao motor e auxiliares, trabalho de chapa e pintura e por fim parte eléctrica e interiores.

De chapa tirando um pequeno ponto atás como se vê nas fotos de resto parece perfeito, mas só se consegue saber bem depois de tirar a tinta.
Interiores para a idade parecem bastante bons.

Vou ter de ver se consigo por a maquina a pegar em primero lugar e depois sigo para outras aventuras.

Ficam umas chapas da maquina









 

Tomás Aleixo

Portalista
Portalista
Assim é que é
a ver se te envio por email manual de peças do Aronde.
Ab.
Isso é que era amigo Marco

Acabando os outros 2 projectos vou-me concentar neste.

Obrigado

Entretanto andein a fazer umas prospecções e este vai ser restaurado à maneira.

Vai ser todo desmontado ate Janeiro, jato areia, ferrugem, motor e restantes peças e montar.

Vai demorar o seu tempo mas vai parecer que saiu do stand


Abraço
 

Cerdeira Cerdeira

YoungTimer
Boa noite. Também tenho um A90 de 1956, este já está todo reparado de chapa, faltam é muitos acessórios pequenos, nomeadamente os puxadores das portas e os vidros e calhas dos ventiladores triangulares da frente.
 

Tomás Aleixo

Portalista
Portalista
Boa noite. Também tenho um A90 de 1956, este já está todo reparado de chapa, faltam é muitos acessórios pequenos, nomeadamente os puxadores das portas e os vidros e calhas dos ventiladores triangulares da frente.
Olá amigo Cerdeira,

Venham as fotos e um diário do restauro, certamente o irei seguir :)
Abraço

As vezes aparecem mts coisas para Aronde no Leboncoin.
Grande amigo Marco

Informações destas fazem falta :)

Este ano há encontro? O 1501 está a bombar, até a chuva em pleno Dezembro círcula hehe

Abraço
 

Tomás Aleixo

Portalista
Portalista
Nos entretantos...

Mudei a bomba de água, arranjei o radiador e consegui comprar tubos do sistema de refrigeração, o carburador para arranjar foi um "vê se te avias" têm um sistema que é o auto-choke, com os manuais do amigo Marco consegui perceber a coisa.

E voila, pegou, tive de fazer uma ligação a um deposito de combustível à parte que o deposito do Aronde está uma miseria.

Arranca bem a frio, mas depois passados uns 2 minutos quando começa a aquecer vai a baixo, não sei s3 será do distribuidor/bobina/carburador.

Terei de perder mais um fim semana atrás do gato, mas tirando isso o motor responde bem e têm um bom trabalhar e boa resposta, o que me faz pensar 2x quanto a desmontar e arranjar todo o motor, vamos ver,

Entretanto vou desmontar portas, bagagens capots, motor e interiores e jato de areia com o aronde.
 

Anexos

Tomás Aleixo

Portalista
Portalista
Entretanto como precisava de peças, muitas mesmo, o bigode, ópticas e respectivos aros, para choques, bagageira, tabelier vidros entre outros e como estas peças novas e mesmo em segunda mão são muitíssimo caras, resolvi adquir esta relíquia para ser dadora de tudo o que preciso.

curiosamente este é mesmo a versão elisé, a minha é a deluxe.

As diferenças são maioritariamente interiores, Neste o banco da frente é corrido só no acento, e dividido no encosto, e os bancos fazem cama, no meu deluxe o banco é corrido no acento e encosto e as forras da porta no elisé são mais elaboradas vs as simples do meu.

o curioso é que neste vem montado o motor Rush, que se não me engano só veio na versão seguinte do aronde, corrijam se estiver enganado. Pode ser que funcione, tenho de experimentar.

a ideia é desmantelar tudo, usar o necessário e guardar o resto.
 

Anexos

Topo