Simca 1301 Special

Rafael Caseirito

YoungTimer
Boas, iniciei o restauro a um simca 1301 special, de 1971, o carro encontra-se em bom estado de chapa, embora tenha uns podres na traseira pois esteve muito tempo debaixo de um telheiro com "o rabo de fora".
a pintura está queimada do sol, mas irá ser pintado brevemente da cor original, vermelho.
Deixo umas fotos da reparação que ando a fazer, o eixo da frente. Postarei mais fotos quando tiver novidades ;)
 
Ola Rafael
Estou a ver que o Simca está bem entregue e em boas mãos, bom trabalho no eixo da frente é só continuar.<
Coloca fotos do aspecto geral da maquina para ver como estava e assim vamos vendo a evolução.
Do que precisares já sabes que podes contar com a malta.
Ab
 

Rafael Caseirito

YoungTimer
Hoje foi dia de actualizações na chapa! em breve meterei as fotos do carro no estado actual, antes e depois das mudanças.
o carro já vai num nivel de restauro um bocado "avançado" pois já está todo desmontado, só não comecei antes porque desconhecia da existência deste grupo.
Agora que já sei, meterei todas as actualizações!
Muito obrigado pelo apoio, abraço, Rafael
 

Rafael Caseirito

YoungTimer
Aqui estão as fotos como prometido, hoje andamos a cortar a chapa podre para amanha soldar chapa nova!
o eixo já está acabado, todo montado e pintado, já está guardado pronto a aplicar.
Para aquela altura, o carro já tinha afinação de camber e caster, o que não era muito comum!
Retirei o depósito da gasolina para trabalhar melhor a parte de trás, pois tenho que raspar a flit couto pois é inflamável e podia pegar fogo quando começasse-mos a cortar. vai demorar, mas vai ficar 5 estrelas!
Até custa ver a cortar, mas é para melhorar!
O motor está em óptimo estado de conservação pois já tinha sido arranjado anteriormente (tinha os segmentos colados) e está dentro de uma caixa à espera da sua vez de brilhar!
os discos vão ser retificados para tirar a ferrugem.
Abraço, Rafael
 
Ola Rafael
Nos guarda lamas traseiro é o mal geral deles todos, pois é uma chapa dupla e as humidades metem se no meio e já se sabe..e também na união traseira/findo da mala, que já vi que também estas a reparar e a união guarda lamas porta traseira no aro da roda.
Motor mt boa pinta coloca-lo ok e fica pronto.

"Para aquela altura, o carro já tinha afinação de camber e caster, o que não era muito comum!

É um Simca Rafael wink.png tongue.png biggrin.png biggrin.png biggrin.png biggrin.png
Aquilo que querias já vai uma ajuda é do tal manual.

Ab
 

Anexos

Rafael Caseirito

YoungTimer
Obrigado, vou ter de endireitar a barra pois está com uma ligeira curva, deve ter levado uma pancada.
Já reparei que é comum, todos os que vi tinham um pequeno pico de ferrugem no mesmo sitio, mas quando estiver arranjado, meto um bocado de aparelho nas uniões para não entrar humidade.
Agora vou ter muito trabalho a raspar o chão todo e a mala, para no sábado começar a soldar!
Ainda gostava de dar uns pormenores ao motor, como os cachimbos das velas, queria que os cabos fossem de outra cor, gosto de abrir o capo e regalar os olhos nos pormenores! Falta também arranjar os coletores do escape, têm ferrugem e quando acabar não quero ver um pingo de ferrugem :D o que ainda vai dar trabalho é fazer o escape todo desde os coletores, porque o cano está todo furado ao longo do carro.
Em breve meterei mais fotos, abraço, Rafael
 

Rafael Caseirito

YoungTimer
Hoje foi mais um dia de trabalho, estivemos a tarde toda de volta do carro e já tenho mais umas coisinhas prontas. O depósito estava com ferrugem e com uns 3 furos, já foi reparado com metal liquido wink.png já está pronto para amanha de manha aplicar o aparelho para depois pintar.
Quanto à chapa, um lado já está, só falta soldar, mas antes tenho que aplicar aparelho também para não ganhar ferrugem entre as duas chapas.
Também já tirei a caixa e já a lavei, a pouco e pouco a coisa vai se endireitando wink.png
Abraço, Rafael
 

Anexos

Rafael Caseirito

YoungTimer
O simca não está esquecido! Andamos a trabalhar na chapa, infelizmente o tempo é escasso e só há umas fugas aos sábados à tarde.
Amanhã mostrarei as fotografias do trabalho já feito! Tenho pena de não poder acelerar o processo, mas a pouco e pouco vai haver mais um simca a circular por aí!
abraço, Rafael
 

Rafael Caseirito

YoungTimer
Bem, faz já duas semanas que o carro não é mexido por falta de tempo, queria mostrar as fotos da traseira já em acabamentos finais mas não consegui, o chapinhas não pode ir e há muito trabalho ainda por fazer. Posto isto, vou tentar ver se este fim de semana já há melhorias significativas.
Entretanto há muito tempo para pensar em ideias para este carro, confesso que já tenho umas coisas para o carro ficar jeitoso... ;)
Darei noticias em breve (espero)
 

Rafael Caseirito

YoungTimer
Bem, cá vai as fotos, já está pintado o eixo traseiro e a bagageira por dentro também já está pintada de primário, só falta a lateral direita que vai dar uma bela dor de cabeça ao chapinhas porque é preciso reconstruir a chapa de dentro como a de fora, no próximo sábado já vai começar a trabalhar nisso wink.png
os buracos do encaixe do para-choques já está reparado, depois de uma chapa rigorasamente trabalhada para assentar que nem uma luva no seu sitio wink.png tem muito que se lhe diga....
 

Anexos

Rafael Caseirito

YoungTimer
Boas, faz já algum tempo que não dou noticias, mas o trabalho continua! Todos os sábados se progride um pouco, devagar mas bem :)
O mais difícil já passou, agora é uns retoques de chapa e prepara-se para a pintura. Enquanto isso, vai-se aprendendo sobre a história do carro apenas pelos sinais na chapa, e ao que parece este carro já bateu com a roda direita, de tal maneira que a roda meteu a chapa para dentro, e alguém para reparar isso meteu o macaco para fazer força para fora e acabou por entortar mais.
É incrível como se percebe tudo :)
Bem, por enquanto é isto, talvez em breve tenha melhores novidades, cumps. Rafael
 

ped mig oliveira

Portalista
Portalista
Boas,
estas máquinas eram bem engraçadas! havia um cinzento na minha rua, era de um mecânico, e ao fim de semana lá estava eu de volta do meu vizinho a vê-lo às "voltas" ao carro.
Ainda ninguém comentou a melhor parte deste carro. Então e o aro cromado na parte interior do volante?
Os modelos da SIMCA, sempre foram muito evoluídos, se olharmos para o mais recente 1100, já tinha carburador duplo, o que para o tipo de carro era uma novidade.
Bom trabalho.
 

Rafael Caseirito

YoungTimer
Sem dúvidas, estes carros são de facto muito evoluídos no que toca a afinação e pormenores :)
É raro ver um 1301 special, penso que só conheço dois, e por aqui pela zona acho que está um abandonado no meio de um campo, só não sei se é o 1301 special ou o 1300, azul... até dá pena!
 
Topo