Servofreio Datsun 120y

Boas malta!
Alguém sabe onde posso encontrar um servofreio para o meu datsun?

Aquilo não está a travar como deve ser (diz o meu pai) e o mecânico que tratava do carro diz que o servofreio não é de origem.

Sabem onde consigo um servofreio para lá? Já corri os sites de peças, pela matricula não aparece nada.

Obrigado desde já!
 

Mario_Marques

Clássico
Há muitos motivos para não travar muito maiores que o servofreio, a função do servofreio é apenas auxiliar o condutor na travagem retirando parte do esforço, quando o servofreio fura, o sintoma imediato num sistema saudável é o pedal ficar muito duro de operar.

Qual é o problema exato do carro? É que há vários problemas relacionados com travagem num carro antigo.
O que é que notas?

Um conselho, da para testar o servofreio, se tiver estanque está bom, se tiver fuga não está, muitas vezes também há fugas entre o motor e o servofreio e como tal o servofreio não funciona pois precisa do vácuo do motor para trabalhar.

A minha opinião profissional, qualquer carro, mas pior ainda num antigo, travagem é ver tudo, não facilitar, e não andar com um carro com problemas de travões é das piores coisas que se pode fazer.
 
Última edição:
OP
OP
R
Pronto o que eu sei é que o servofreio que lá está não é daquele carro, não se encontrou o do carro então colocaram um mas que não era para lá.
Eu consegui comprar um e agora é colocar e ver as diferenças mas noto é que o pedal é um pouco rijo sim e não trava como deve ser parece que lhe falta "força".

Obrigado pela resposta!
 

Rafael Isento

33 Boxer 1.5
Membro do staff
Portalista
Pronto o que eu sei é que o servofreio que lá está não é daquele carro, não se encontrou o do carro então colocaram um mas que não era para lá.
Eu consegui comprar um e agora é colocar e ver as diferenças mas noto é que o pedal é um pouco rijo sim e não trava como deve ser parece que lhe falta "força".

Obrigado pela resposta!
Provavelmente o tubo de vácuo pode ter deficiência, visto que o pedal fica duro. É uma de várias hipóteses. Começava por esta que é simples de verificar.
 

Mario_Marques

Clássico
Como o nosso amigo Rafael Isento disse em cima e muito bem, pode haver um problema no tubo de alimentação de vácuo, e acrescento, na válvula anti retorno também ou o próprio motor ter fugas ou problemas e não gerar vácuo....
Qualquer que seja o problema o diagnóstico é fácil de fazer, mas é necessário ter um vacuometro, depois é só medir o vácuo gerado e também medir a retenção do servofreio e válvula anti retorno, com uma pistola de vácuo também dá para testar, ou no pior caso, até mesmo com uma seringa de grande capacidade, não pode ter fugas.
O servofreio interfere no esforço necessário para travar como expliquei em cima, mas não interfere com o poder de travagem em si( o atrito), em carros de corrida por ex, quando usam árvore de cames muito agressivas, o motor deixa de gerar vácuo suficiente e muitas vezes até se acaba por remover o servofreio, porém num carro normal, torna a condução diária muito mais confortável e segura pois tira muito esforço ao condutor por ex numa situação de travagem de emergência, o tempo de reflexo mais a força necessária para parar rápido, seria difícil para um condutor "normal".
 

Mario_Marques

Clássico
Se precisares de ajuda avisa, não sou expert em Datsun, na verdade pouco sei deles, mas estou bastante "confortável" com a engenharia e mecânica de um automóvel.
Um conselho que se aplica a qualquer carro, óleo de travões e no caso de a embraiagem ser de accionamento hidráulico, no caso do Datsun acredito que não seja, deve preferencialmente ser trocado a cada 2 anos e sempre retirar de embalagens seladas, o óleo dos travões é higroscópico, ou seja, absorve água, depois irá corroer e danificar por dentro o sistema hidráulico, quem quiser ir mais ao detalhe, existem uns dispositivos de teste de presença de água no óleo, é importante também garantir a boa vedação da tampa do depósito do mesmo, a tampa tem uma válvula ou fole que as vezes deixa de fazer o seu papel.
Uma coisa que não deixei bem frisado em cima, o servofreio é importante, mas não é o único responsável por problemas de travagem, e é fácil de diagnosticar o seu estado verificando se o mesmo está estanque.
 
Última edição:

Mario_Marques

Clássico
Ricardo, não são tarefas difíceis num carro bem tratado, tipo um que anda regularmente, faz manutenção preventiva perioducw etc....mas deixo uma ressalva que num carro antigo é preciso ter cuidado.

Um carro antigo é como um rio, no fundo do rio tem muitas coisas, lixo, areia, paus, bichos mortos, lodo, e afins, enquanto o rio flui normalmente, a água está limpa pois está tudo decantado no fundo, se una pessoa mexe no fundo do rio, levanta o lodo todo e a água fica turva (momento poético e filosófico do dia).

Quero com isto dizer que as duas coisas são uma boa ideia mas cuidado por causa da idade/estado dos componentes.

Eu vou explicar aquilo que normalmente faço, desmonto o sistema de travagem todo, tiro pinças fora, abro e reconstruo com vedantes, pistões, guias, borrachas novas, tubos de travão novos, a bomba principal é removida, depois ou substituída ou renovada dependendo do caso, estado e material disponível, o mesmo nas rodas de trás.

Sistema de refrigeração, primeiro limpo tudo, depois teste ao monóxido de carbono, se estiver ok, radiadores renovados (motor e sofagem), tubos limpos, relas novas, verificar bomba de água, termostato e switch da ventoinha (caso seja elétrica que no Datsun creio que é mecânica), por fim, sangrar tudo usando os produtos adequados, se tudo for bem feito são anos de descanso e não sai tão dispendioso quanto parece.
 
OP
OP
R
Espetacular! Isso parece ser um trabalho feito como deve ser. Por acaso referia-me ao óleo do motor. Os óleos nada tem que ver com os da altura pelo que não sei o que por no datsun.

Eu ando a equacionar fazer-lhe um restauro completo desmontando tudo, deixando só a chapa, onde tiver de levar nova leva e depois é pintar. Mas ainda ando à procura de um local onde façam isso.
 

Mario_Marques

Clássico
Essencialmente o trabalho consiste em revisionar os sistemas completamente de forma a elimar todos os pontos que possam potencialmente falhar.
Normalmente estes 2 sistemas, refrigeração e travagem são muito negligênciados, o pessoal líquido refrigerante nunca muda a não ser que seja obrigado a tal, quando há problemas já, muitas vezes em vez de resolver vão adicionando água, que cria mais problemas piores ainda, travões, metem discos e pastilhas e não há muito o hábito de renovar o óleo, depois volta e meia prende uma pinça, a bomba principal falha, mas também aqui muitas vezes não revisionan tudo e as vezes o problema volta ainda pior.
 
Topo