ROVER , uma marca muito a frente na sua altura ? Ou simplesmente um fracasso?

André furão

Clássico
Boas pessoal , desde muito cedo que a minha paixão pela Rover se iniciou ( tinha cerca de uns 7 anos quando em casa entrou um 214gsi mk1 ) , longas viagens foram feitas com ele e nunca deixou mal os meus pais ... Em meados de 2008 foi dado a retoma por um outro Rover mas desta vez o 75 com o dito motor BMW o meu pai é outro fanático por Rover

Mas o que me leva a criar este tópico é saber a vossa opinião da marca , a quem fale mal e quem fale bem .... Obviamente que nem todos nos gostamos de amarelo

sei que talvez 70% do pessoal que tive um Rover especialmente com mecânica série K não tem muito boas experiências com o mesmo , desde aquecimentos , juntas da cabeça queimadas etc etc

Bem , aqui em casa mora 2 ... Um 214 gsi mk1.5 e um 414 mk2

Ambos os dois teem o dito série K e até hoje nunca tive razão de queixa , revisões sempre a tempo e horas e sempre com cuidado em especial nos arranques de manhã tal como deixar aquece o motor e não fazer rotações bruscas ( para quem sabe estes motores são um pouco sensíveis) ...

Queria saber um pouco também das vossas histórias com a Rover e opiniões de tal

Sera que num futuro os chineses venham com o lançamento da marca com novos modelos ?

Esperar para ver eheh
 
O meu 1º carro foi um Rover. O único que comprei novo. Foi um 220SDI docklands de 1997, ou seja, comercial.
Motor turbo diesel de 105cvs, não ficava nada atrás dos chamados "todos poderosos" tdi de 110cvs vag.

Era confortável, não tinha abs, por isso os travões eram uma merd@ pelo peso excessivo do 2L em cima do eixo dianteiro, bloqueava por tudo e por nada. Consumia 4L a pastar e 8 a fundo. A embraiagem dura como um Ferrari dos anos 80. Troquei pelo Alfa 145 após despiste e arrasar parte da frente quando tinha apenas 85k kms. O comportamento dinâmico era péssimo, um autêntico barco! Em AE não se dava por isso, mas nas curvas e contra-curvas das municipais, um susto!

Nos otto o meu tio teve um 414i de 96, como bom série K queimou a junta da cabeça. Um dos meus amigos de infância teve um 214i de '98, também o seu primeiro carro. Como bom série k...já sabes.

Actualmente uso um 75 20D do meu sogro, versão de 136cvs de 2003, comprado novo em Espanha, uma história que já partilhei algures aqui no fórum. Nunca teve qualquer problema (tem apenas 190k kms). Parece ser muito mais potente para o que anda, confortável, trava bem, comportamento dinâmico aceitável para uma berlina deste segmento.
 
Eu acho que os carros acaba por ser como as mulheres , é preciso também ter sorte e trata-las bem :lol:

Em relação a marca Rover até anos 70 era uma marca de elite , não era qualquer um que tinha dinheiro para comprar um modelo da Rover , e tinha bons modelos aliado a conforto e luxo , creio que pecava mais no capítulo desportivo mas não podemos ter tudo, acho que é com o modelo 2600 SD1 que as coisas começam a descambar até porque o próprio País começa a passar por um tumulto de greves , sindicatos aliados a pouco profissionalismo , então acredito que a marca tenta virar para um segmento mais acessível e aí começa a correr mal …

O Rover 213 é o primeiro da parceria Honda ( assim como o Acclaim foi o último da Triumph mesmo com motor Honda ) , e até resultou razoavelmente bem , os Xw (214/414) acho que são os primeiros a introduzir os motores k , e sim são motores que já estava mais avançado no tempo e sim também eram problemáticos com juntas até porque já ofereciam 105cvs e 16v , e pronto a o início do fim da marca talvez comece por aqui …

A minha experiência com a Rover rege-se a 22 anos da marca lá em casa , e espero que continuo por muitos mais , no entanto convém referir que o meu é 216Gti logo mecânica diferente , mas a nível de qualidade de construção , robustez e envelhecimento ( acho que o modelo envelheceu bem ) são óptimos , agora claro tudo tem que ser bem mantido ..

Para não alongar muito mais , tenho um colega que teve uma 220 a diesel e vendeu-a com 430 mil km , sem nunca levar uma junta por isso:cool:..

Para finalizar se os chineses fizerem o mesmo que acontece a MG mais vale não voltar…
 
Só mais uma achega...
Gostava que a bmw não tivesse feito o que fez. A Rover teria sido uma boa marca para se bater, com a concorrência interna, como a audi p.e.
Não teria a necessidade de usar o logo bmw para entrar nos segmentos mais baixos como o série 1 e com isso fazer a diferença em relação à rival MB em termos de prestigio. Faria muito mais sentido ter um modelo Mini de marca Rover, do que ter uma marca Mini, que tem carros que de mini já não têm nada.
 
Só mais uma achega...
Gostava que a bmw não tivesse feito o que fez. A Rover teria sido uma boa marca para se bater, com a concorrência interna, como a audi p.e.
Não teria a necessidade de usar o logo bmw para entrar nos segmentos mais baixos como o série 1 e com isso fazer a diferença em relação à rival MB em termos de prestigio. Faria muito mais sentido ter um modelo Mini de marca Rover, do que ter uma marca Mini, que tem carros que de mini já não têm nada.
Já para não falar que a BMW só teve o primeiro vá todo terreno digamos assim por causa do grupo land Rover / range Rover pois antes a marca nunca arriscou num SUV 4x4
 
Voltar
Topo