Restauro TA22 ST

Boas,
Tenho um Toyota Celica Ta22 de 73 que comprei à alguns anos em mau estado mas completo. Passei os ultimos anos a procurar e comprar material para restaurá-lo e devolvendo-o à sua forma original.
Vou mostrar neste tópico o processo de restauro e brevemente colocarei aqui fotos desde a fase em que comprei o carro e os seus pormenores tais como todos os podres e a reconstrução detalhada.
O carro era azul mas foi betumado e pintado de branco para tapar as misérias. Desmontei-o por completo e decapei tudo o que havia para decapar.
Não vai ser fácil... mas as coisas dificeis são aquelas que dão mais gozo.
Espero ajudar e ser ajudado...
 
Olá Evaristo,:cool:

Então que o restauro tenha inicio...:D Pois já estamos todos à espera das primeiras fotos...

Força e vamos lá...:D
 

Joao Cunha

Celicas Clube Português
Bem vindo ao cantinho dos clássicos:D parabéns pela máquina de guerra que possui:feliz:queremos fotos:huh:
 
Bem vindo, tenho um amigo que gastou no dele 10.000 euros (louco:D) é verdade , ainda nao pus fotos do dele :oobem lembrado, este é cinza metal!grande máquina tens tu.:huh:
 
OP
OP
Evaristo Leal

Evaristo Leal

aceleal
Boas,

Obrigado pela recepção e mensagens de alento, estou a preparar uma série de fotos que ainda hoje aqui colocarei. Posso contar um pouco da História deste meu amigo.
Comprei-o em 2002 a um taxista que por sua vez tinha adquirido a uma srª que colocou o carro à venda por estar a ser pressionada pelos serviços camarários a retirar o carro de um terreno anexo à sua casa por este estar ao abandono. O carro veio de Angola, o primeiro dono comprou-o como forma de festejar o nascimento da primeira neta. Pelo que notei o carro sofreu alguns pequenos acidentes durante a sua vida mais activa e algumas alterações como a cor aquando das reparações. O proprietário faleceu e o carro passou para o nome da neta que acabou por o abandonar trocando-o por outro mais recente com outras condições, ficando o ta22 imovel durante vários anos nesse terreno. O taxista começou a desmontá-lo mas tomou consciencia das dificuldades do restauro, também o colocou à venda e assim chegou às minhas mãos por 800€. Passei muitos anos a sonhar com um TA22 e mesmo estando nas condições em que o encontrei apaixonei-me por este meu amigo. Passei logo ao processo de limpeza e demontagem, catalogação de peças e identificação de peças a procurar. Organizei uma pasta com toda a documentação que consegui encontrar e digo até tenho o catálogo geral de peças da Toyota do TA22. Separei por secções: Financeira, Calendarização de reparações, Aquisições de peças (quando, onde, custo), Contactos. Nada ficou de fora! Alguns milhares de Euros já gastos e o carro ainda não foi reparado de chapa, nada que me assuste apenas pretendo que seja um restauro minuncioso como deve de ser.
 
OP
OP
Evaristo Leal

Evaristo Leal

aceleal
Restauro TA22 ST 1ªs FOTOS

Tal como prometido aqui estão as primeiras fotos do meu TA22 em 2002 tal como chegou às minhas mãos. Estava completo embora muitas das peças estivessem no seu interior pois tal como tinha dito o antigo proprietário já tinha começado a desmontá-lo.
 

Anexos

  • ta223.jpg
    ta223.jpg
    88.5 KB · Vistos: 311
  • ta224.jpg
    ta224.jpg
    82 KB · Vistos: 346
  • ta222.jpg
    ta222.jpg
    97.3 KB · Vistos: 335
  • ta221.jpg
    ta221.jpg
    85.8 KB · Vistos: 328
Tem algum trabalho de chapa por fazer, mas este carro é muito bom mesmo, por isso força no restauro, para podermos vê-lo em condições ;)
 
OP
OP
Evaristo Leal

Evaristo Leal

aceleal
Aqui ficam mais umas fotos das coisas menos boas, como podem ver está aqui muito trabalho pela frente. O que foi feito foi apenas uma limpeza imediata para identificação dos problemas maiores como forma de avaliar a situação. O primário que podem ver numa foto é apenas para proteger a chapa que foi decapada manualmente nada de definitivo. Orçamentado de chapa 3500€... consegui mais barato mas a qualidade do restauro também não seria a desejada.
De material de chapa para o pior tenho 3 embaladeias, (1 de origem esquerda), painel traseiro completo (toyota), fundo da bagageira que consegui salvar de um TA23 numa sucata. Precisava da outra embaladeira direita de Origem.
Preciso ainda das borrachas vedantes de passagem das cabelagens e tubagens, forras dos pilares traseiros de plástico pois não consigo recuperar os meus.
p.s. é verdade preciso também de um depósito de combustivel o meu tem um furo que foi tapado com fibra.
 

Anexos

  • ta222.jpg
    ta222.jpg
    46 KB · Vistos: 241
  • ta221.jpg
    ta221.jpg
    84.5 KB · Vistos: 265
  • ta226.jpg
    ta226.jpg
    80.2 KB · Vistos: 242
  • ta227.jpg
    ta227.jpg
    52.4 KB · Vistos: 235
  • ta229.jpg
    ta229.jpg
    47.5 KB · Vistos: 235
  • ta225.jpg
    ta225.jpg
    60.5 KB · Vistos: 282
Topo