Restauro da Mini IMA de 1977

OP
OP
A

Andre Jacinto

Veterano
A minha alma está indecisa :huh:

Mas também, eu acho que, dado que grande parte do valor que esta carrinha tem para mim é devido ao facto de a "conhecer" basicamente desde que nasci, e quando a conheci tinha essa cor. Portanto, mais uma razão para a escolher ;)
 

nuno maurício

Veterano
Andre.Silva disse:
Não entres em votações, vai o que a tua alma diz . ;)
Sou da opinião que a votação é apenas uma ajuda, eu tambem tenho uma votação aberta e por acáso a côr que eu decidi para o carro é a que está á frente e que certamente vai ganhar mas se não fosse não éra por isso que mudaria de ideias e escolheria a vençedora.
 
força a escolha e sempre do proprietário mas se pedir ajuda depois decide melhor restauro restauro, mais fotos mais fotos força bom restauro
 
OP
OP
A

Andre Jacinto

Veterano
Miguel Sardo disse:
força a escolha e sempre do proprietário mas se pedir ajuda depois decide melhor restauro restauro, mais fotos mais fotos força bom restauro

Obrigado pelas palavras de incentivo, assim que houver progresso eu digo alguma coisa ;)
 
OP
OP
A

Andre Jacinto

Veterano
Ora bem, em conversa com o meu pai, chegamos a uma conclusão sobre o futuro da IMA:

Vamos arranjar uma outra carcaça.

Se bem que me custe, é a melhor solução, e já tenho uma em vista.

E quem sabe, se arranjar outros documentos, talvez esta carcaça fique para um projecto mais apimentado a longo, longo prazo! :huh:

Mas por enquanto o objectivo é mesmo arranjar outra, que fica com o projecto que tenho em mente (mesma cor, mesma vontade de a deixar original, etc...)
 
Vamos lá reavivar este tópico meu amigo André:D
Como é que vai o restauro da IMA?
aqui fica uma foto de tantas elas só para te animar:D
quem diria que existem tantas, pelo menos juntas:huh:
Ver anexo 157349
 

Anexos

  • 4323491126_ba2a7c85ed_o.jpg
    4323491126_ba2a7c85ed_o.jpg
    190.6 KB · Vistos: 49
OP
OP
A

Andre Jacinto

Veterano
Parado, paradíssimo. Começou-se com a Montego, e depois não se parou até os outros 2 clássicos darem problemas. Agora é acabar a Montego, e logo se vê!

Muito obrigado pela imagem, são fantásticas as coisas que encontras!
 
OP
OP
A

Andre Jacinto

Veterano
Não vai. Estou à procura de uma dadora para conseguir reavivar esta, mas não está fácil...

Até lá, vou cuidando do meu Viking, e vamos ver se ainda este mês se volta a dar no duro na Mini do meu irmão.
 
Não vai. Estou à procura de uma dadora para conseguir reavivar esta, mas não está fácil...

Até lá, vou cuidando do meu Viking, e vamos ver se ainda este mês se volta a dar no duro na Mini do meu irmão.

André procura bem, ainda vão aparecendo umas por ai... não comprei dado que ando a dar uma revisão geral na minha máquina...
Temos de combinar qq coisa, nas Caldas, para conheceres a máquina!
 
OP
OP
A

Andre Jacinto

Veterano
Como já tinha dito num dos tópicos ao lado, recentemente tomei a decisão de pegar lentamente na Mini.

A culpa é de vários factores, como por exemplo:

192918_10151132688199869_289156041_o.jpg

O facto da "irmã", a Van do meu irmão, e ex-companheira de oficina de IMA já se encontrar pronta de chapa:

38779941_1053441394830602_3126218145417658368_n.jpg


O facto dos Minis estarem a um preço absurdo. Desta forma, prefiro ter uma despesa semelhante (ou mais provavelmente superior) em voltar a colocar parte da minha infância de volta à estrada, embarcando assim numa longa e desafiante aventura.

Para além disso, é um tesourinho nacional e mais exclusivo que um normal Mini Saloon.


O facto de hoje em dia ter meios para tratar da chapa, que era o que inviabilizava toda e qualquer tentativa de restauro anterior.


O facto de me ter sido feito o ultimato de decidir o futuro dela. O espaço onde estava de momento estava a ser necessário, e se a resposta fosse um não... O destino seria menos bom

A verdade é que ela acabou por ficada esquecida num canto com o passar dos anos. Veio o 213, veio a faculdade, cometi uma estupidez (de comprar o SD1 :D) e a Mini mais nada podia fazer se não estar cada vez mais escondida no seu cantinho.

WhatsApp Image 2022-01-06 at 23.06.12.jpeg


O ultimato veio mas apenas apressou uma decisão que já me estava a fazer alguma comichão desde que consegui pôr o SD1 na estrada: de pegar na Mini, e não desistir.

Para perceberem o quão forçada foi a expulsão da Mini do seu cantinho, dois dias depois de me ser perguntado quais eram as intenções que tinha sobre o futuro da IMA, quando lá cheguei já estava completamente fora de abrigo.

WhatsApp Image 2022-01-06 at 23.06.15 (2).jpeg

Assim sendo, está numa garagem provisória até ter o 213 pronto. A partir daí, a minha ideia é trazê-lo comigo para Lisboa de quando em quando, ocupando o lugar de garagem que tenho, mas mesmo que esteja no armazém já não necessita do espaço fixo e alargado para trabalho que tem precisado neste último ano.

Como tal, esse lugar será para concluir a desmontagem da Mini, e começar a preparar a extensa aventura de reparação de chapa que me aguarda.

Está em pior estado que a irmã comercial, e a dada altura serviu como dadora de algumas partes do tecto. Hoje em dia, felizmente, já será mais fácil reproduzir as zonas cortadas, com meios que na altura não tínhamos.

A ideia é começar pelos painéis mais caros e em pior estado (lateral traseira direita, tecto) e caso nesta primeira fase as coisas corram bem, gradualmente serão atacadas as zonas com painéis de reparação mais facilmente adquiríveis, conforme o caso da Van.

Espero, assim, voltar a ter (mais um) pedaço da minha infância de volta:

imaanos cens.jpg
 
Topo