Reparar chapa empenada

Rick Martins

YoungTimer
boas, gostava de saber se há algum modo "caseiro" para desempenar a chapa grossa de um mini 1000...

para ser mais claro vou contar a historia de uma forma breve. tenh um mini 1000 que era do meu falecido avô e eu quero agr repara-lo pa poder te-lo pronto kd fizer 18 anos e tirar a carta. Ora, o carro "era vermelhinho" porem fikou desbotado com o temp... dpois de uns problemas de travões "arrumaram" com ele para ao pé de uns carneiros lá em casa, eles acharam-lh piada e começaram a marrar nele!!! Agora o estado do carro é ridiculo para o que ele era antigamente.... o sitio que o carro sofreu mais as pancadas foi nas palas em cima das rodas dianteiras (nao sei se me fiz entender onde foi, =p)

tend eu 16 anos, muito jeito e dedicação pa este tipo de trabalhos acham que é possivel eu em casa dar conta do recado e conseguir desempenar a chapa? é preciso alguma maquinaria especial? marretas? xD

(logo que puder posto a evolução do carro desd o momento em que parou até a actualidade)

cumps, Rick
 
Desempenar painéis pode não ser tarefa fácil.
Pelo que percebi, está a falar dos guarda lamas dianteiros!

Se não estão podres nem ferrugentos, vale a pena endireitar. Agora se apresentam já muita corrosão, mais vale arranjar esses painéis novos ou em melhores condições.

Para endireitar chapa, existem martelos/marretas especificas para trabalhar chapa, há quem ajude com calor (maçarico), mas por norma é para quem sabe.
Se forem pequenas amolgadelas, é tentar endireitar o melhor possível e de seguida betumar e lixar até ficar perfeito.

:feliz:
 

Sérgio Gomes

FellowMax
Portalista
Se quiseres posso digitalizar umas paginas de um manual que ensina a reparar mossas, agora quanto á ferramenta podes usar uns martelos do genero dos que encontras na foto com o nº2 no post nº 196 do seguinte link.

Agora é preciso paciencia e calma, e avaliar até que ponto somos capazes de ir sem tornar o problema num ainda maior.

Eu sou apologista de meter mãos á obra, mas como em tudo temos sempre mais geito para umas tarefas do que para outras.


Cumprimentos ;)
 

Nuno Andrade

Portalista
Portalista
:D historia engraçada... coitado do mini... podes sempre pedir a alguem para te dar um geito nos paineis...

cumprimentos.
 

Rick Martins

YoungTimer
sim, são os guarda lamas dianteiros...
Sérgio gomes, se podes entao digitalizar as paginas que falast, agradecia imenso, e desde já agradeço a vossa ajuda em geral... eu tb sou apelogista de fazer tudo por minhas maos, embora saiba q nem smp é possivel eu executar todas as tarefas sozinh! xD Além disso, se o carro for reparado em maioria pelas minhas mãos, dpois tem outro valor para mim... Eu quero q ele seja O MINI, e não UM MINI.... pois senao, em vez de arranjar e gastar tanto dinheiro com este, comprava um já em boas condiçoes...

cumps, Rick
 
Carneiros do caraças!.... :D

Isso de reparar chapa pelo que tenho visto é das ciências mais complicadas. Um autodidacta em chaparia de certeza que não consegue bons resultados à primeira, e só depois de ter "estragado" alguns painéis é que consegue endireitar a chapa.
Pessoalmente optava por pedir ajuda a um profissional ou então pela substituição. Mas também podes tentar, se correr mal... logo se vê :feliz:

Boa sorte
 
Topo