Renault Renault Super 5 GT Turbo de 1990

AndréFernandes

Portalista
Premium
Portalista
Olá caros amigos de Máquinas Clássicas,

Após ter estado parado "Por t€mpo e medo de estragar deixei o meu pequenote (R5 Gt turbo) com o turbo partido na garagem a minha espera e depois de ler os teus DB ganhei um novo ânimo (também ajudou começar novo emprego) para primeiro o por simplesmente a andar nem que seja com um turbo de proveniência duvidosa mas que o ponha de novo na estrada! Está parado a 24 meses Obrigado" AfonsoPatrao "pelo animo extra que ao Ler os teus DB ganhei!", Mais uma vez obrigado e tal como prometido cá vai o DB :)

a apresentação:
Este é o meu menino um Renault Super 5 GT Turbo azul de 1990

IMG_3499.PNG

IMG_4256.JPG

Comprei o "Pequenote" em fevereiro de 2012, vinha com algumas coisas "tuning" e não originais mas sem batidas, podres de chapa, a rolar e com IPO feita! :D:
e ainda trazia alguns extras: carburados grupo N numa caixinha, piscas laranja originais numa caixa (o carro tinha uns brancos), segundo jogo de tapetes, alarme e uma caixa de parafusos vários...

Era o carro do dia a dia de um jovem da minha idade que devido ao aumento da familia a esposa lhe colocou duas opções ou vende o 5 ou vende o 5! pena para ele, sorte para mim:xD:, pois azuis são lindos e era o que eu queria de ressalvar que são pouquinhos desta cor em Portugal (na maioria Brancos e Pérola).

Comprei-o em Guimarães na primeira visita fui ver e analisar o carro, que logo quando la cheguei me deixou para trás como que a meter-se comigo...
Combinamos o encontro junto ao shopping a entrada de Guimarães, para depois seguirmo-nos para casa dele de modo a ver e analisar o carro com tempo e espaço, a saída de Guimarães e a subir, ia eu no meu carro de então um clio moderno de 105CV, ele dá um cheirinho de pedal e lá vai ele cheio de vida no alto dos seus 120CV (e mais 20anos que o meu) eu fiquei "parado" e por muito que quisesse e fizesse não me aproximava, brincadeirinha do rapaz, mas sempre sem nos perder de vista ou entrarmos em velocidades perigosas apenas uma pequena demonstração de como ele estava a nível mecânico.
Combinamos preço e acordei compra-lo mas tinha de lá voltar pois o vendedor queria dinheiro e não tinha forma de lhe pagar sem passar no banco primeiro. Combinamos para uns dias depois a noite e na viagem ate ao porto foi um sufoco manter-me dentro do limite de velocidade pois o "pequenote" pedia mais e mais... alma de corredor (seja de pista seja de rally):D.
Eu a desfrutar cada segundo pois apaixonei-me por estes meninos em 1990 ao ve-los em rally (ainda por cima o meu primo competia no nacional Junior com um).

Chagado a casa primeira coisa foi trocar os piscas, pelos laranja originais muito mais bonito e original!!


A continuar...

PS: preciso de uma ajudinha com as fotos sou um pouco nabo nisto e não sei postar bem as fotos, já procurei e por extra nabise não encontrei como postar correctamente fotos, algum amigo me pode por favor explicar como o fazer ou onde ver como se faz?
PS2: por extra nabisse tenho poucas fotos destes momentos iniciais :wacko:
 

Anexos

Última edição:

Vítor M Lourenço

Portalista
Portalista
Bem vindo ao grupo, é sem dúvida um dos primeiros "pocket rocket", pelo menos dos anos 80, e acho as linhas deles intemporais!

Quanto às fotos, que são sempre bem vindas, tens um botão ao lado do "responder" que diz "adicionar fotos", clicas lá, escolhes uma foto de cada vez e depois ela aparece-me em baixo carregada em miniatura. De seguida ao lado da miniatura escolhes o tamanho que queres para ela e ela aparece-me na tua resposta no sítio onde tinhas o cursor. Experimenta e depois vez se resulta. ;)
 

AndréFernandes

Portalista
Premium
Portalista
Em primeiro lugar muito obrigado a todos!

Quanto ás fotos acho que já atinei com a ajuda do Victor M Lourenço, Obrigado!

Neste preciso instante não vou pedir o contacto pois ainda estou em fase de preparação mas fica prometido! contactos de pessoas que gostam e que sabem mexer nestes meninos nunca são demais!! vou pedir num futuro muito próximo ;)

(continuando)
No dia seguinte á chegada a casa do "Pequenote" e porque não queria estragar nada (tão totó, aprendia com calma logo de inicio certo?!?) marquei com o meu mecânico que tem largos anos de oficina oficial Renault para uma revisão e check-UP mais a fundo...
Estava todo muito bem com uma excepção mecânica e uma estética, a mecânica barata mas trabalhosa trocar uma união da coluna de direcção que se bem que não sendo crucial no sentido de poder ficar sem direcção causava folga, a estética fui colocar um símbolo original e da época na grelha do "Pequenote" pois trazia o "losangulo" moderno sem as bandas e tão giras que são!

Durante uns tempos só desfrutava do "Pequenote" sem pensar muito em "upgrades" mas foi sol de pouca dura...
Comecei por comprar os dois manuais Haynes, o verde e o azul, para o super 5 (por desconhecimento inicial acabei por comprar 3 mas já la chego)
o Service and repair manual
images.jpeg

e também o Owners workshop manual (deste comprei dois pois o que comprei inicialmente só cobria o GT Turbo fase 1 o meu é um fase 2)
s-l225.jpg

O meu "Pequenote" foi importado para terras lusas em 98 vindo de França.
A maior falha era o tapete de fundo do carro, que a nível mundial o fundo de origem do fase 2 é vermelho, o meu trazia um muito usado em frança, o cinza escuro e aquilo mexia comigo, pois é para mim algo emblemático (pocket-rocket dos 80/90, outro exemplo o 205 1.9GTI) o fundo é vermelho, e é igual ao vermelho dos triângulos no tecido dos bancos, andei meses a procura do fundo...
Inicialmente e enquanto procurava por "fornecedores" de peças e equipamentos, encontrei coisas que julgava impossíveis de encontrar!
Naquela altura (80's) ter Luz na mala era considerado caro por o extra mas encontrei a cablagem original assim como todo o material necessário (forras da mala, sensor de mala aberta tampas laterais com luz e suporte da chapeleira com encaixe para o sensor) para por esse extra no meu "Pequenote" e assim primeiro grande mimo no menino :D:
Tudo original tudo plug and play!!
IMG_2563.jpg

A continuar...
 

Anexos

Última edição:

AndréFernandes

Portalista
Premium
Portalista
Fantastico episodio do car SOS, Obrigado Paulo Bombaça pela partilha!

Assim já depois de mimado o "Pequenote" começou a mostrar, como se diz muitas vezes dos GT Turbo, não é defeito é feitio.
Custava um pouco a pegar e em andamento só aguentava até as 3500 pois a cima disso abafava, toca a ver com calma ponto por ponto e não dava com o gato, por esta altura andava muitas vezes como carro do dia a dia, até que um belo dia depois do trabalho pegou trabalhou uns segundos e puff não ligou mais... Fez-se luz ou o relay da bomba de gasolina ou a própria bomba e como sou um gajo cheio de sorte nestas coisas eram os dois. a bomba já não tinha pujança e o relay morreu mesmo, toca a mandar vir de englaterra o material para por o "Pequenote a andar (para um carro com quase 30 anos têm mais electricidade do que eu imaginava).
Novamente a nadar e por uns tempos tudo delicioso mas o feitiosinho voltou desta vez sob a forma de ora não dava nível de óleo, ora era a pressão do mesmo que nada, toca a ver e sensor de nível de óleo caput e sensor de pressão igual, toca a meter novo e o "Pequenote" lá voltou a andar sem birras...

Meses de procura e finalmente encontro o tão desejado fundo vermelho.
Desta vez decidi e então li, voltei a ler e voltei a ler, vou trocar sozinho o fundo do "Pequenote", começam os trabalhos:
IMG_2543.jpg
IMG_2544.jpg
IMG_2546.jpg
IMG_2547.jpg
IMG_2553.jpg

Já sem fundo e uma agradável surpresa os talões do controlo de qualidade Renault originais ainda no sitio deles ;) e uma confirmação a chapa esta imaculada...
IMG_2554.jpg
IMG_2555.jpg
IMG_2556.jpg
PS: os talões continuam no sitio deles depois da mudança

O desejado fundo conhece a sua casa nova...
IMG_2557.jpg
IMG_2559.jpg

Finalmente o "Pequenote" com o seu lindo fundo vermelho!
IMG_2562.jpg
IMG_2560.jpg

Que orgulhoso fiquei de conseguir fazer isto sozinho :D:


A continuar...
 

Anexos

António José Costa

Regularidade=Navegação, condução e cálculo?
Portalista
Adoro, adoro e já disse que adoro!

Uma cor rara neste modelo e que fica sempre a matar em Renaults!
Um Fase 2 não achanatado:thumbs up:.
E numa condição aparentemente exemplar!
Muitos Parabéns, fiquei algo invejoso:lol:.

Não leves a mal o que vou escrever a seguir.
O Super5, que veio substituir o R5 tinha plásticos piores, não tinha mais espaço interior e provavelmente tinha uma qualidade de acabamento mais fraca, no entanto o tratamento de chapa era bem melhor e o chassis estava incrivelmente optimizado conseguindo aproveitar tudo o que o motor tinha para dar (algo muito difícil com o R5 alpine Turbo), a suspensão é muito melhor.
Dos Pocket rocket mais desejados, de origem a andar para a frente que me lembre na altura apenas o G40 importunava, mas travava muito melhor (apenas os 205 se comparavam) e curvava muitíssimo melhor (aqui provavelmente os 205 seriam marginalmente melhores mas exigiam mais unhas ;) ).

Já disse que adoro :).
 

AndréFernandes

Portalista
Premium
Portalista
Adoro, adoro e já disse que adoro!

Uma cor rara neste modelo e que fica sempre a matar em Renaults!
Um Fase 2 não achanatado:thumbs up:.
E numa condição aparentemente exemplar!
Muitos Parabéns, fiquei algo invejoso:lol:.

Não leves a mal o que vou escrever a seguir.
O Super5, que veio substituir o R5 tinha plásticos piores, não tinha mais espaço interior e provavelmente tinha uma qualidade de acabamento mais fraca, no entanto o tratamento de chapa era bem melhor e o chassis estava incrivelmente optimizado conseguindo aproveitar tudo o que o motor tinha para dar (algo muito difícil com o R5 alpine Turbo), a suspensão é muito melhor.
Dos Pocket rocket mais desejados, de origem a andar para a frente que me lembre na altura apenas o G40 importunava, mas travava muito melhor (apenas os 205 se comparavam) e curvava muitíssimo melhor (aqui provavelmente os 205 seriam marginalmente melhores mas exigiam mais unhas ;) ).

Já disse que adoro :).
Boas!

Claro que não levo a mal!
Também gosto muito de todos os 5 mas nestes (Super) passei a minha infância, num GTR(espanhol). tive muita pena de há 5 anos não ter podido salvar um 5 baccara completo mas não sabia o que sei hoje e o chassis estava todo podre :(:(:(:(
No que toca à generalidade dos plásticos concordo contigo, os plásticos dos super 5 são medianos a ser bonzinho :blush: , nos de gama superior GTR (espanhóis), GTX, GTS, GTE, GT Turbo a qualidade já era um pouco melhor e os acabamentos em geral eram bons. Em abono dos super 5 todos os carros franceses desta gama desta altura sofriam muito dos plásticos fosse marca que fosse (os 205 partiam todos a consola central por exemplo)...

Quanto ao chassis deste menino na Renault ao projecta-lo e a afina-lo deram-se mesmo ao trabalho é mesmo um chassi fantástico! aguenta com tudo desde motores de 120 cv de origem, a motores de maxi, passando por n loucuras que (em especial) os ingleses fizeram e ainda fazem com ele e sempre guiável e desfrutável...

Tive um Clio 3 GTS de 105cv, como mencionei anteriormente, e a fazer a ic29 (ligação Gondomar porto) andava tão ou mais depressa com o 5 que com o Clio em todas as curvas e sentia o carro em carris!!! o S depois de gondomar a mais de 150 dentro da faixa é preciso acreditar no carro... anos malucos foi o que foi e depois dá nisto turbo partido :wacko: mas já depois de andar sem loucuras, mas os estragos estavam lá :blush:

Foi bom mas agora quero é por o "Pequenote" de volta à estrada e desfrutar do prazer de o conduzir :D:
 

AndréFernandes

Portalista
Premium
Portalista
Pelo meio disto tudo que já contei,

ainda me aconteceram as coisas típicas de GTT, não é defeito é feitio bem sei
problema no quadrante que se veio a descobrir era um diodo queimado,
sensores varios queimados, ficar passado por não pegar após várias tentativas desistir e depois pegar de estalo, coloquei luz no porta luvas, pneus novos que foram um filme para arranjar e tiveram de vir da holanda ou seja um pouco de tudo...

Como estão as coisas neste momento:

1- Preciso de um turbo! que é um Garret TB0235 óleo/água, desde que iniciei este tópico ainda não encontrei tal preciosidade :( e tenho mais um problema ainda não consegui ver como remover a protecção térmica do turbo!!!
IMG_6681.jpg
a parte cinza do lado direito da imagem, o turbo esta centradinho mas meio tapado ( eu e fotos :blink:)

2- Quero trocar velas, cabos, tampa e rotor do distribuidor assim como bobina
Screen Shot 2017-05-20 at 11.56.49.png Screen Shot 2017-05-20 at 11.57.41.png

3- Limpar a fundo o sistema de refrigeração de água do "Pequenote" (ando com ideias de comprar um radiador 100% alumínio mas specs iguais ao original, ou seja radiador de água 36mm mas com o radiador de óleo incorporado)
radiator-full-alloy-36mm-core-with-oil-cooler-974-p.jpg

4- Bateria Nova

Mais uma vez obrigado AfonsoPatrao!

Alguma ideia de onde posso encontrar um turbo destes?
 

Anexos

Última edição:

AndréFernandes

Portalista
Premium
Portalista
Trocar o turbo inicio da jornada

1º item comprado mas devia ter comprado mais um garrafão, pois quero trocar óleo fazer ~1000km e trocar outra vez para ter a certeza de tudo ficar limpo no circuito. sorte o "Pequenote" levar pouco óleo menos de 4 litros já a contar com o filtro:D:
IMG_6688.jpg

2ºWD40 (muito WD40)

Acrescento a lista de coisas a comprar:
filtro de oleo novo
chave de filtros
preguiças
bujão+anilha do óleo
quadra (chave) para bujão de óleo Renault
conjunto de chaves fixas (sim sou um totó já devia ter comprado isto quando comprei a caixa de ferramentas)
aparadora de oleo (ou desenrascar uma no meio das bandeiras do forno cá de casa, eu não disse isto shhh ;))
 

Anexos

AndréFernandes

Portalista
Premium
Portalista
tenho de me manter no plano trocar o estritamente necessário e por o "Pequenote" a andar!
Gosto de fazer as coisas e bem feitas qual o resultado fico com grandes ideia de ja que estou a fazer isto também vale a pena fazer isto e mais isto e ta e quando vou a ver estou (na cabeça vá) estou com o charriot em baixo e trocar metade das peças...

Calma primeiro por o "Pequenote" a andar depois vais mudando

desculpem o desabafo...
 

Nelson Caroço

YoungTimer
Trocar o turbo inicio da jornada

1º item comprado mas devia ter comprado mais um garrafão, pois quero trocar óleo fazer ~1000km e trocar outra vez para ter a certeza de tudo ficar limpo no circuito. sorte o "Pequenote" levar pouco óleo menos de 4 litros já a contar com o filtro:D:
Ver anexo 1079403

2ºWD40 (muito WD40)

Acrescento a lista de coisas a comprar:
filtro de oleo novo
chave de filtros
preguiças
bujão+anilha do óleo
quadra (chave) para bujão de óleo Renault
conjunto de chaves fixas (sim sou um totó já devia ter comprado isto quando comprei a caixa de ferramentas)
aparadora de oleo (ou desenrascar uma no meio das bandeiras do forno cá de casa, eu não disse isto shhh ;))
O que é uma aparadora de óleo? :blush: É aquele tabuleiro/recipiente que usamos para despejar do cárter o óleo velho?
 

afonsopatrao

Portalista
Portalista
Exactamente Nelson Caroço, como não quero deixar a garagem uma lastima (pelo menos só sujar o estritamente não evitável) devo comprar uma que vi no site da feu vert ~15€
Ver anexo 1080614
Alguém tem ou já usou um destes?
Eu já, mas não são grande coisa. Acaba por ficar tudo muito sujo, pois o bocal de entrada do óleo não dá vasão suficiente; e obriga a levar isso para a oficina.
Sou mais apologista daquelas "taças" mais simples e depois, com um funil, passar para um garrafão e levar a uma oficina.
 

Nelson Caroço

YoungTimer
Caso já tenhas um garrafão de óleo vazio, a solução que eu costumo usar é com um garrafão vazio corto a lateral do garrafão, de maneira a ficar com um género de tabuleiro/alguidar feito do garrafão, despejo o óleo do cartér, e depois no fim é só pegar nesse garrafão e desenroscar a tampa e deitar o óleo velho para dentro de outro garrafão.
 

Nelson C. Santos

Powered by Taunus
Membro do staff
Social Media Team
Premium
Portalista
André numa Norauto ou Roady encontras essas bandejas próprias, custam menos de 10€. Até acho que já existem uns kits com funil para depois colocar o óleo.
 

AndréFernandes

Portalista
Premium
Portalista
Olá amigos,
Andei meio desaparecido pois tinha pouco tempo ou cabeça até para o "Pequenote", até ao fim do mês ainda muito vai mudar por aqui e mais nada devo dizer , mas o "Pequenote" vai continuar a sua jornada de volta a "vida".
Obrigado pelas dicas amigos e entre o bidão cortado ou um kit Jumbo de menos de 10€ e fica resolvido esse ponto!
Mais uma vez obrigado a todos pelas respostas e pelos DB que tanta força me têm dado neste momento! ( Um agradecimento extra para o AfonsoPatrao! )
Obrigado a todos!

Ps: desculpem o mini post lamechas
 
Topo