Renault para Losanguistas e todos os que gostam de carros

António José Costa

Regularidade=Navegação, condução e cálculo?
Portalista
Ver anexo 1199242 Ver anexo 1199243
Renault 16 Coupé Cabriolet (projeto abortado)
A historia começa em 1958 com o substituto do Fregate, Pierre Dreyfus lança um projeto para um automovel de prestigio com motor 6 cylindros, o projeto 114 termina abortado em 1961.
Exemplar fotografado por mim na Retromobile em 05/02/2015

Gosto de Renault, mas este projecto não tinha a beleza como item. Muito obrigado pela partilha @Moises Trovisqueira , extraordinário portefólio.:thumbs up:
 

Moises Trovisqueira

MTrovisqueiraF
05072015 (45).JPG 05072015 (46).JPG
Renault 5 Belle Ile

Em detalho...​


1988 ...
Car Système Style, apos a boa experiencia com a JP4 procura, como todas as empresas, a assegurar o seu futuro.
Então decidem lançar um estudo de um automovel para substituir a JP4, o Super 5 parecia uma boa opção, pois o final de comercialização ainda não tinha uma data.
O prototype teve uma realização muito dificil fazendo ganhar alguns cabelos brancos, ficou pronto para a apresentação no salon de l'auto 1988 (29/9/88-08/10/1988)
O carro agrada e muito!!!, de tal forma que o livro de encomendas ficou rapidamente preechido ... mas produzir o carro em série é outro par de mangas!

1989 ...
Maio : A Homologação da Renault fica enfim pronta, ja é mais que tempo de lançar a produção ! Mas o caminho tem as suas regras, o automovel deve também ter uma homologação pelo serviço Nacional de homologação (Mines Françaises), durante o segundo semestre fica homologado pelo serviço Nacional.
E Car Système inicia enfim a produção em série !
Muito tempo perdido fez com que a empresa se encontre mal financeiramente. Os Bancos recusam investir mais dinheiro nesta empresa, e Car Système encontra-se num impasse financeiro.
Gruau parece ser o parceiro certo para ajudar a produzir o automovel, tanto o savoir faire como a proximidade, pois são empresas vizinhas, e até o estilo de tipo de produção são identicas ( na historia da gruau la Belle Ile foi o unico automovel produzido "grande publico"). Contrapartida é o fim da produção da JP4, que Gruau interrompe a produção.

1990 ...
Desde o inicio deste ano, a produção do La Belle Ile é transferida de Rendon a Laval, Gruau continua a produzir os carros igualmente (quase iguais, alguns elementos sofreram pequenas modificações, por exemplo o tecto de abrir), realizam um estudo tecnico e financeiro bem elaborado que darà nascimento a um automovel modelo GRUAU, a produção tem inicio em Junho ( outras opções foram estudadas para outros modelos de outras marcas mas sem continuidade)
Este estudo darà vida a um (novo) automovel Belle Ile, algumas modificações no systema de capotagem/descapotagem, melhorado e registado pela marca Gruau, o interior foi capitonado com novos materiais, o teto de abrir sera conservado o modelo "standard", embelezedores nas rodas em vez de jante ferro simples pintadas de branco, decoraçéoes de carroçaria a gosto do construtor.
Entretanto algumas pequenas modificações de melhoramento foram ponctualmente realizadas.
No fim do ano, no salon de l'auto foi apresentado pela segunda vez la Belle Ile, mas desta vez o entusiasmo do publico não transpareceu : são apresentados 7 automoveis, 4 no salon de l'auto, e 3 no salon de la carrosserie
A produção, durante este periodo, atinge o maximo!!!, as vendas vão bem, são realizadas pelos concessionarios Renault .

1991 ...
A produção do la Belle Ile vai bem atingindo o ritmo de cruzeiro, os automoveis agradam e vendem-se bem.
Mas financeiramente o projeto não obtem bons resultados, durante o segundo semestre, Gruau decide descontinuar a produção do la Belle Ile.
Foi o fim para o la Belle Ile.

...
Car Système produziu somente 55 exemplares do type "Car système" (896001-896056), Gruau produziu 162 (896057-896219 dernière connue), mais 501 modelos "Gruau" (50401-50902)
 
Última edição:
Topo