Renault 12 TL/1289cc/1979

José P Silva

VW 1200 63
Belo exemplar, parabens! O meu pai comprou um usado por 60 contos (novos custavam 130 se não me engano) em 1975 que durou até 2000! É certo que era o modelo anterior mas tinha só diferenças para este em questões de pormenor! Aconselho-te a guardá-lo abrigado (numa garagem) porque a chapa não é como nos novos, enferruja mesmo, se não tiveres cuidado. Anda muito bem embora seja sub virador (cuidado com as curvas feitas depresssa!) e fica muito mais estável com 3 ou 4 pessoas lá dentro (mesmo bom para o namoro:D ).
Tenho boas recordações pois foi o carro em comecei a dar as "primeiras voltas".
Boa sorte com o pópó!
 
OP
OP
João Pinto

João Pinto

Renault 12 TL 1979
Isto está complicado com os exames e o trabalho mas a ver se em breve actualizo o ponto de situação :feliz:
Abraço
 
Olá a todos.
Os meus parabens pelo restauro, parece estar bastante catita.

O meu PAI comprou uma carrinha em 1982 e ficou connosco até cair de velha por falta de manutenção condigna. Aprendemos, os 3 irmãos a conduzir nela e vamos tentar recuperá-la ao ferro velho onde está. De qualquer forma estou de olho numa. Se souberem de alguma coisa apitem

Tem é que ser carrinha, de preferência branca e a TL ou GTL

Obrigado.

Abraço.
 
OP
OP
João Pinto

João Pinto

Renault 12 TL 1979
Penso que nos classificados o sr. Luis Alves tem uma para venda de 1981 da mesma cor do meu, entre em contacto com ele ;)
 

Nuno Viana

YoungTimer
Parabéns é uma excelente máquina. Eu tive o prazer de circular com um durante bastantes anos e não fosse a impossibilidade de ter mais do que um clássico na altura, ainda estaria nas minhas mãos.

Com essa máquina pode ir até ao fim do mundo... É como uma nuvem (bálda-se um bocadito nas curvas).

Atenção ao sol no painel. É verdade que os ponteiros encaracolam com o calor.

Cumprimentos
 
:huh:Olá!

Bem, eu tenho uma break de 1972 que ainda n está a rodar na perfeição e à faltam muitos arranjos de "vista", digamos.
Com calma vai-se lá.
De resto posso dizer q adoro o teu carro!
Boas sorte com o que falta fazer.

Vera.
 
OP
OP
João Pinto

João Pinto

Renault 12 TL 1979
Só falta mesmo substituir os frisos dos vidros que estão queimados porque de resto está impecável, a ver se agora em Dezembro trato disso ;)
Ainda a semana passada vi passar um igualzinho ao meu na estrada de Fernão Ferro, eles andem aí :D
 
OP
OP
João Pinto

João Pinto

Renault 12 TL 1979
Depois de ter o carro parado já há algum tempo decidi dar um passeio com a namorada mas quando foi para dar há chave nicles
Tive que comprar uma bateria nova pois a que tinha estava com liquido á volta ou seja estragada.
Lá gastei guita numa bateria nova e lá pegou, passados 10 a 15 minutos de andar com ele começou o cheiro a ferro queimado e um pouco de fumo a sair da roda do lado direito e a direcção a puxar para esse lado também,eu com o coração aos pulos e todo nervoso tive que encostar.
Resultado...tinha a tinta da jante a estalar e quente que se fartava, esperei 15 minutos para o carro arrefecer e voltamos para a garagem e sem travão, só a trabalhar com caixa e travao de mão
Passemos ás fotos.

56126639dc7.jpg
[/URL][/IMG]
50603363uf3.jpg
[/URL][/IMG]

Liguei ao mecânico a explicar a situação e ele disse-me logo que era um dos pistôns do travão que avariou, bom como tinha ferramentas ali á mão fui dar uma espreitadela e comecei a desmontar

46384028cv1.jpg
[/URL][/IMG]
55497475lz2.jpg
[/URL][/IMG]
78687904ly2.jpg
[/URL][/IMG]

A pastilha estava a precisar de uma limpeza por isso lixei a superficie para tirar o granulado idesejável que se tinha acumulado.

67859479ku7.jpg
[/URL][/IMG]
 
OP
OP
João Pinto

João Pinto

Renault 12 TL 1979
Aqui bem melhor.
99453111iv2.jpg
[/URL][/IMG]

Verifiquei se de resto estava tudo bem e sem problemas, agora tinhamos que nos preparar para levar o carro para a oficina que fica a pouco mais de 20 km por isso tive que aliviar um pouco as coisas e usar o travão só em caso de emergência portanto até lá só travão de mão e caixa a funcionar mas como fomos nas calminhas correu tudo bem, mas não deixou de ser um risco.

38875859mk7.jpg
[/URL][/IMG]
87150486yx4.jpg
[/URL][/IMG]
10en9.jpg
[/URL][/IMG]

Já limpinho

11bq3.jpg
[/URL][/IMG]
12xq0.jpg
[/URL][/IMG]

Ainda pensei que fosse dos tubos dos travões mas como estão novos pus a ideia de parte, já levou dois pistôns novos um de cada lado e também borrachas novas porque nas anteriores uma delas estava dilatada.
Agora que o carro já está como antes tenho que o pôr a andar mais vezes para não se repetir a brincadeira, já falei com um sr. em relação aos frisos das janelas frente e trâs e já tirou as medidas para ver se arranja uns novos mas a ver vamos.

Comprimentos ;)
 
J

Jorge Aguiar

Guest
Esse carro é o famoso "chapéu chinês" :huh:
Grande máquina;)
Isso já está 5****, toca a andar com ele, sempre a bombar é o que ele precisa agora:cool:
 
Topo