Recuperação Confersil 504 SS

Ricardo Gonzaga

YoungTimer
Bom dia a todos os forenses.

Depois da minha apresentação venho então dar inicio ao tópico onde irei contar toda a minha aventura com o processo de recuperação da minha Casal Confersil 504 SS. Chamo-lhe de recuperação pois não tenho "ainda" o conhecimento de como fazer um restauro.

A história da motorizada não me é próxima, mas desde que a vi que a achei sempre muito bonita.
Foi adquirida pelo meu pai há uns anos atrás na altura em que eu me aventurei a recuperar um Macal M80 Super. Nessa altura tinha mais tempo disponível e o entusiasmo era grande.
Depois de a termos comprado foi logo toda desmontada, incluindo o motor. Infelizmente perdi as fotos dessa altura e com o desenrolar da vida a motorizada passou a ser menos prioritária e passou a esquecida.

Agora, passados talvez mais de 10 anos e com mais tempo livre novamente e com o incentivo do meu sogro que tem muito jeito para estas artes, o bichinho voltou a despertar.
Decidi então voltar a procurar as várias peças, olhar para o estado da coisa e partir para a aventura que me parece que vai ser grande.
Isto porque não tenho fotos antes de desmontar, porque há muitas peças em mau estado e outras que perdi.

No entanto estou decidido a fazer o melhor que puder e aprender o máximo que conseguir durante o processo.

Ora então comecei por desmontar o que faltava do quadro e olhar com atenção para ver o que será preciso fazer. Para desmontar direção, terminação do quadro, descanso central foi preciso recorrer ao maçarico e ter muita paciência, mas lá conseguimos.
Ao olhar com atenção percebemos que há várias coisas a corrigir:
  • pedal de travão em falta;
  • haste de apoio de escape partida;
  • descansos com muita folga;
  • vários furos/desgaste para serem tapados;
  • apoios de suspenções e peseiras estragadas
Aqui ficam algumas fotos do inicio do processo.

Os próximos passos serão pedir a um serralheiro que faça todos os apoios de novo para suspensão traseira e peseiras para trocar tudo no quadro.
Aqui tenho uma questão que talvez alguém me possa ajudar: qual é a rosca que devo usar para estes apoios? vendo por um dos parafusos que me parece original penso que não é rosca métrica mas se assim for isso vai dificultar tanto a reconstrução dos apoios como a aquisição de parafusos novos.

Outra questão é como voltar a reconstruir o apoio para o escape ? terá de ser olho ? ou haverá alguma forma melhor de o fazer?
Depois disto estou a pensar começar a fazer uma montagem "a branco" para confirmar se estará tudo pronto para a montagem e seguir para decapagem e pintura. O plano será o meu sogro fazer pintura começando pelo quadro visto que se ajeita para a coisa.


IMG_20230314_134610.jpg
IMG_20230315_200520.jpg
IMG_20230315_200541.jpg
IMG_20230401_174356.jpg
IMG_20230407_192439.jpg
IMG_20230407_193919.jpg
 
Última edição:

Hugo_Noronha

Clássico
Bom dia amigo.

Um pormenor, a motorizada trata-se de uma Confersil (marca) 504 SS (modelo) e com motor Casal, 5 velocidades.

Está no bom caminho, com calma e paciência tudo se resolve.

Eu sou da tua zona, se te puder ajudar em alguma peça nova que precises, dá um toque.

Sobre a tua questão, o tipo de rosca costuma ser M10, a maior parte das motorizadas é esta medida, no que respeita ao apoio do quadro para o escape, penso que há essa peça a vender.
 
OP
OP
R

Ricardo Gonzaga

YoungTimer
Ora bom dia a todos novamente.
Um mês passado e a coisa vai andando devagarinho.

Nesta fase ainda estou à procura do melhor plano para levar a recuperação a bom porto :D
Comecei por uma montagem com o material existente para perceber se está tudo a "casar" como é suposto. E do que entendo parece que não estamos mal, apesar de muitas peças precisares de ser recuperadas.

Continuamos com soldaduras aqui e acolá: os apoios para farol da frente soldados, moça do depósito disfarçada, apoio do banco e parafuso de depósito refeitos, tapar buracos e desempenar guarda lamas, soldar batente de direção, etc...

Entretanto também comprei algumas peças novas que vão ser necessárias: banco, escape e curva para conseguir refazer o apoio, amortecedores e aros e raios novos.

Próximos passos será continuar com a preparação da montagem e começar a preparar os cubos das rodas. neste ponto tenho algumas dúvidas em que gostava de ter a vossa ajuda. Acham que é necessário retificar o interior? e será que consigo fazer o polimento em casa? gostava de ser eu a fazer o máximo possível neste processo, mas ao mesmo tempo não quero comprometer o resultado final.

Muito obrigado a todos desde já.
IMG_20230429_144510.jpg IMG_20230429_144639.jpg IMG_20230429_150212.jpg IMG_20230501_093038.jpg IMG_20230514_190040.jpg IMG_20230514_190118.jpg IMG_20230514_190224.jpg IMG_20230518_155623.jpg
 

JoaoTomas

Veterano
Olá Ricardo.
Parabéns pela iniciativa em voltar a tratares da motorizada.
Eu bem sei o que isso é, o pegar na mota com um certo entusiasmo inicial, e pouco a pouco com as voltas que a vida leva esse entusiasmo ir-se perdendo aos poucos!...
Não deixes de questionar as tuas dúvidas aqui no Portal, há por aqui muito pessoal conhecedor e altruísta na entre-ajuda.
Tudo de bom! :thumbs up:
 
OP
OP
R

Ricardo Gonzaga

YoungTimer
Olá @JoaoTomas

Obrigado pelas um palavras. Sim o entusiasmo inicial foi grande, e o projecto não está esquecido de todo. Mas tal como eu disse inicialmente vai ser um projecto demorado. Ainda continuamos na fase de recuperação do quadro com corta e coze. Falta a parte e escora que está mal tratada e reconstruir o apoio para o escape.

As dúvidas iram aparecer com certeza :)
Obrigado desde já
 
Topo