Rebuild Fiat 131 "abarth"

JP Vasconcelos

Raio de Sol
Premium
Portalista

João Pedras

Fiat 124 Familiare ❤
Premium
Portalista
Boas referências do MSD?
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Caro amigo, sou professor sim, mas do Ensino Superior... ;)

O sistema da MSD é uma solução completa de ignição electrónica, e trata-se especificamente de um amplificador que aumenta a potência da descarga transmitida para as velas. No caso das versões que referi, ainda são mais sofisticadas porque a regimes baixos produzem 3 descargas seguidas em vez de apenas uma (é daqui que vem a sigla MSD - Multiple Spark Discharge, ou Descarga Múltipla de Faíscas em português).

Há sistemas de ignição electrónica que são apenas um substituto sofisticado dos platinados, e eliminam as perdas habituais destes, mas não produzem um aumento considerável de desempenho como estes módulos. Os primeiros amplificadores de ignição usavam exactamente a mesma tecnologia destes módulos, com descarga capacitiva, mas esta é uma versão mais moderna e versátil.

Um sistema de ignição tradicional é basicamente um jogo de platinados (que mais não são que um interruptor) que comandam a carga e descarga da bobine para transformar 12V em algo como 10,000V para criar a descarga nas velas. Com as perdas habituais neste tipo de sistemas, o desempenho nunca é perfeitamente consistente, e acima das 4-5 mil rotações começa a ter quebras significativas, como se demonstrou no vídeo. Mesmo a baixos regimes, e especialmente num sistema mais antigo, se as condições não forem as ideais, não se produz uma descarga capaz. Basta imaginar um dia de humidade, e já se torna complicado gerar uma faísca decente.

O sistema da MSD alimenta a bobine com algo na ordem dos 500V em vez de 12, e funciona de forma consistente desde rotações mínimas até para lá das 10,000 rpm. Pode-se abrir as velas para lá do dobro da folga habitual (eu costumo pôr as dos meus a 1 mm, de fábrica recomendavam 0,55), e mesmo assim ter uma descarga muito mais intensa.

A instalação destes módulos é extremamente simples, e qualquer pessoa minimamente competente o consegue fazer. Até posso explicar rapidamente como se faz, não é nada complexo.

Quanto a ir viver para o Marco, infelizmente não está nos meus planos... :D adoro viver em Portalegre, e daqui só sairia para um país civilizado... :lol:

Espero ter ajudado a esclarecer, mas se ainda houver alguma questão, esteja à vontade! ;)

Um abraço!
 

JP Vasconcelos

Raio de Sol
Premium
Portalista
Chiça pá, és um perigo, só estava a pedir uma opinião independente.
Continuo sem resolver o problema do carburador do Sunbeam, depois vem o MSD
Um dia ainda vai pedir peças aqui ao 131
 
Última edição:
Topo