Rali do Artico 2021

Ismael Rodrigo

Veterano
Artico - Shakedown: Hyundai mostra-se à concorrência

A poucas horas do arranque do Arctic Rally Finland Powered by CapitalBox as equipas fizeram os primeiros quilómetros com o shakedown, onde os Hyundai foram os mais rápidos.

A marca sul-coreaan viu cinco dos seus carros posicionarem-se nos sete melhores lugares desta troço de teste.

Ott Tanak foi o mais rápido com 2m35,4s seguido de Thierry Neuville com 2m36,1s que não evitou uma saída de estrada e ficou atolado na sua segunda passagem. Depois surge o Toyota de Takamoto Katsuta mas já com 2m39,8s na sua melhor passagem. A seguir os Hyundai de Craig Breen e Pierre Louis Loubet no segundo 39.

Kalle Rovanpera fica com o 6º tempo, ele que na primeira das três passagens bateu a concorrência por 2 segundos. Nas seguintes baixou o ritmo para poupar pneus.

Foi notório o ritmo baixo dos Toyota com Sebastien Ogier a fazer o 9º tempo e Elfyn Evans o 12º, e este a fazer um pião. Pelos lados da Toyota a ordem parece ser de poupar pneus, já que os 4 pneus para o Shakedown podem ser usados no rali.

Em Rovaniemi há gente a olhar com precaução para a capacidade de resistência dos pisos gelados, com relatos de que as segundas passagens poderão ter surpresas. No Shakedown já foi possível ver terra em algumas zonas.

O Rali começa a seguir ao almoço com dois troços num total de 62km.

50939.jpg


Artico - PEC1: Ott Tanak lidera o esquadrão da Hyundai

Ott Tanak entrou ao ataque no Arctic Rally Finland Powered by CapitalBox, sendo o primeiro líder desta segunda prova do Campeonato Mundial de Ralis.

No primeiro troço do Arctic Rally Finland Powered by CapitalBox as equipas viram-se confrontadas com exercícios militares na zona e controlos antes do troço, mas isso não assustou Tanak. O estónio beneficiou de partir bastante mais atrás, tanto ele como Craig Breen que fez o segundo melhor tempo, ficando 3,6s a separá-los. Tanak assumiu que o carro não tinha o set-up a 100% e Breen achou que poderia ter sido mais rápido.

Kalle Rovanpera saiu de estrada e perdeu quase 10 segundos mas mesmo assim rubricou o 3º tempo mas já a 10,6s da frente. Thierry Neuville ainda teve neve nos 31km de Sarriojärvi a atrapalhá-lo, é o terceiro a partir, mas conseguiu o 4º tempo a 12,4s do seu companheiro de equipa.

Elfyn Evans foi 5º a 16,7s, uma boa prestação para quem era o segundo a partir, tendo atrás de si Pierre Louis Loubet, Teemu Suninen no melhor Ford e Takamoto Katsuta. Sebastien Ogier a abrir a estrada não foi além do 9º tempo, perdeu 22,7s para a frente. Oliver Solberg com uma dezena de segundos perdidos com um pião, fechou o "top ten".

No WRC2 Esapekka Lappi lidera com 8s de vantagem sobre Nokolay Gryazin, no domínio dos dois VW Polo GRI R5 da Movisport. Andreas Mikkelsen vem em 3º a 10,8s. Jari Huttunen já desistiu com problemas no Hyundai. No WRC3 Emil Lindholm no Skoda é o líder.

50943.jpg

Notícias de: José António Marques
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
Artico - 1ª etapa: Ott Tanak foi o homem do dia

Dois troços e dois triunfos é o balanço de Ott Tanak e Martin Jarveoja após a disputa do primeiro dia do Arctic Rally Finland.

A dupla estónia colocou o Hyundai i20 WRC no topo da tabela de tempos, apesar de algumas dificuldades com o desgaste dos pregos dos pneus na segunda passagem pelos 31km de Sarriojärvi disputado já de noite. Craig Breen esteve muito bem ao garantir o 2º posto, lamentando também não ter pregos nos pneus nos ultimos quilómetros, estando agora 16,2s a separar os dois Hyundai que beneficiaram de partir bastante atrasados.

Tal como se previa a terra começou a surgir na segunda passagem ajudando arrumar com os pregos dos pneus, e partindo mais atrás Kalle Rovanpera sentiu isso mesmo. O jovem finlandês é o melhor Toyota a 20,4s, mas há que ter em conta a dezena de segundos que perdeu com um ligeira saída na PEC1.

Thierry Neuville está em 4º a 29,8s, tendo cedido algum tempo nesta segunda passagem. O belga está em modo de adaptação ao navegador e não corre riscos, ao ponto de ao sentir perda de aderência na parte final ter "levantado o pé" a pensar que era um furo. Está a 29,8s da frente.

Elfyn Evans é o 5º a 32,0s da frente, pagando a fatura de ser o segundo na estrada. Fora dos lugares da frente está a Ford que tem no 6º lugar o seu melhor carro por intermédio de Teemu Suninen.

Referência para Oliver Solberg que está no 8º lugar muito por culpa de erro do primeiro troço, pois na segunda passagem arrancou um 4º tempo na estreia com o Hyundai i20 WRC. Sebastien Ogier teve um mau dia, abriu a estrada e não conseguiu melhor que o 9º posto que o fará partir muito à frente para a 2ª etapa.

No WRC2 Esapekka Lappi lidera com 13,6s de vantagem para Nikolay Gryazin, num domínio dos VW Polo GTi R5 da Movisport. Andreas Mikkelsen é 3º com o Skoda a 16,3s. Emil Lindholm em Skoda lidera o WRC3.

50947.jpg

Notícias de: José António Marques
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
Artico: Ott Tanak mantém o controlo

A manhã da 2ª etapa do Arctic Rally Finland não trouxe alterações significativas na classificação, com Ott Tanak / Martin Jarveoja a manterem a liderança. Belos troços de neve, como os 19,9km de Kaihuavaara onde a média foi de 131km/h mas a receber rasgados elogios dos pilotos.

Apesar de ter ficado sem limpa pára-brisas no segundo troço da manhã, a dupla estónia nunca viu a sua liderança ser ameaçada de forma evidente.

Atrás de si Kalle Rovanpera continua em alta e levou a melhor sobre Craig Breen na luta pelo 2º posto, está a 23,6s do líder e tem uma vantagem de 5,3s para o irlandês da Hyundai. Na verdade esta troca foi uma espécie de reposição da normalidade, já que o 3º lugar de Rovanpera no dia de ontem era resultado de uma dezena de segundos perdidos numa pequena saída de estrada.

No 4º posto vem Thierry Neuville a perder tempo para Elfyn Evans, o homem da Hyundai está a contas a adaptação ao novo navegador, e esta manhã de Sábado não foi fácil a esse nível. Neuville assume não querer correr riscos, está a 34,7s da frente e tem Evans a 2,6s o qual se queixa de estar ser conservador em algumas zonas dos troços.

Oliver Solberg também não está de todo contente com a sua prestação em algumas zonas, mas mesmo assim subiu ao 6º posto ao passar Teemu Suninen e Takamoto Katsuta. Está a 51,3s da frente. Sebastien Ogier mantém-se afundado no 8º lugar assumindo que pouco mais pode fazer apesar de bons tempos rubricados.

No WRC2 Esapekka Lappi no VW Polo soma 33s de vantagem para o Skoda de Andreas Mikkelsen, Nikoly Gryazin está no 3º posto. No WRC3 Emil Lindholm perdeu a liderança no segundo troço da manhã quando se despistou e ficou a bloquear o troço. O finlandês Teemu Asunmaa num Skoda é agora líder mas com apenas 2 segundos de vantagem para Egon Kaur em VW Polo.

50950.jpg

Notícias de: José António Marques
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
Artico: Ott Tanak vence e Kalle Rovanpera lidera o mundial

Depois de um mau início de temporada, Ott Tanak e Martin Jarveoja redimiram-se completamente na Finlândia e venceram o Arctic Rally sem dar chances à concorrência.

A diferença não foi grande, mas nesta prova as diferenças foram muito curtas e por isso mesmo os 17,5s finais acabam por ser expressivos. Tanak colocou o Hyundai na liderança logo no primeiro troço e durante todo o rali mostrou supremacia e consistência para conseguir um triunfo que é indiscutível, e num tipo de rali rápido ao seu gosto.

Kalle Rovanpera confirmou com o 2º lugar final todas as expectativas em relação a ele. Foi o melhor dos Toyota em prova, e nem o facto de Sebastien Ogier e Elfyn Evans serem penalizados por partiram à frente na 1ª etapa, retira brilho o resultado no contexto da equipa. Cometeu um erro apenas na 1ª etapa e por isso teve de lutar para conseguir o 2º lugar e nesta parte final para se defender de Thierry Neuville vencendo a PowerStage. Aos 20 anos de idade é o líder do Mundial de pilotos.

Neuville soma mais um 3º lugar numa prova onde algumas dificuldades de comunicação com o navegador na 2ª etapa lhe retiraram a possibilidade de chegar aos 2º posto, mas foi evoluindo ao longo da prova. Perdeu a batalha com Rovanpera pelo 2º lugar por 2,3s e é 2º no mundial de pilotos.

Craig Breen foi aposta de Adamo para o Artico, mas a instabilidade do irlandês desta vez funcionou para trás. Começou bem mas foi perdendo performance e lugares, acabando no 4º posto na frente de um apagado Elfyn Evans. O galês da Toyota nem se pode esconder no facto ter ter sido o 2º na estrada na 6ª feira, pois mesmo nos dias seguintes faltou consistência nos bons tempos nos troços.

Takamoto Katsuta consegue o 6º lugar final que é a sua melhor posição numa prova do mundial graças à regularidade evidenciada. Oliver Solberg perdeu o 6º lugar no derradeiro troço graças a um pião, mais um, mas o jovem sueco-norueguês esteve muito bem na estreia com o Hyundai i20 WRC. Teemu Suninen no 8º lugar foi o melhor dos Ford sem surpresas.

Sebastien Ogier teve um rali para esquecer, Fortemente penalizado por abrir a estrada na curta 1ª etapa, acabou por partir nos lugares da frente também para a 2ª etapa e desistiu a 50 metros do fim do ultimo troço de Sábado. Hoje conseguiu arrancar 1 ponto com o 5º lugar na PowerStage.

No WRC2 Esapekka Lappi dominou com o VW Polo GTI R5, batendo Andreas Mikkelsen sem Skoda por 47,7s, naquela que foi uma batalha de dois desempregados que querem um lugar numa equipa oficial. No WRC3 o finlandês Teemu Asunmaa foi o vencedor.

50960.jpg

Notícias de: José António Marques
 
Topo