Promoção contra as bancadas vazias…

Promoção contra as bancadas vazias…

Comprei a Motor clássico e há um artigo que tenho de comentar como entusiasta de automóveis clássicos.
A propósito do campeonato 1300cc podemos ler um artigo onde se expõem umas ideias de combate às bancadas vazias. Conclusão: continuamos na mesma. Após tantos anos de corridas continuamos a dar ouvidos aos iluminados que insistem em formulas completamente fora do nosso contexto automobilístico.
È irritante ver que se continua a insistir nos mesmos erros, com variantes mais ou menos rebuscadas.
No destaque referido posso ler uma divagação que interpreto como tirar os espectadores do paddock para as bancadas, assim “ficam compostas”.
Será que ainda ninguém percebeu que as corridas neste momento, por si só, apenas consegue cativar uma minoria? Se ainda por cima quisermos limitar os espectadores às bancadas, estamos mais uma vez condenados a um insucesso ainda mais doloroso.
È altura de perceber de uma vez por todas que estar sentado a ver passar uns carritos ao longe, sem saber ao certo o que se passa não cativa o suficiente para trazer publico.
O automobilismo em Portugal é desde há muito algo pouco divulgado e a maioria não sabe quem é quem nem quem luta pelo o quê, logo, dizer que no dia tantos vão haver corridas no autódromo é muito pouco.
Há que cativar novo público incutindo-lhe um novo espírito ligado a estas coisas e, claro está, sem esquecer as famílias. Sim falo da mulher e dos filhos, é muito mais fácil aparecer no autódromo com as famílias do que apenas com dois ou três amigos.
Sempre que leio algo sobre automóveis no estrangeiro, pergunto-me como é possível os nosso iluminados ainda não terem percebido a formula. Lá fora não fazem apenas corridas, fazem uma festa sobre automóveis onde também há corridas. Ou seja Organizam coisas muito giras onde todos gostam de ir desde o avô ao neto, sem esquecer a mãe.
Cá em Portugal mesmo quem vai, quando tem fome, tem de ir à procura e andar imenso para pagar uma fortuna por uma sandes de plástico.
No autódromo do Estoril, por exemplo, há espaço para juntar todo um mundo ligado aos clássicos e não só. Coloquem lá automobilia, clássicos expostos, possibilidade de fazer uma perícia com próprio carro, stands de carros novos e “velhos”, façam uma festa e aí sim, vamos ver as pessoas a comparecer e a encher as bancadas.
Garantidamente se não for possível ver um carro de perto… Não ponho lá os pés.
Outro ponto a ter muito é conta é a divulgação séria, do antes e também do depois.

Jaafa
 
Re: Motor Classico

Concordo plenamente Jaafa.
Continuamos a ver que o desporto automóvel em Portugal é organizado por pessoas que não pensam nos espectadores como parte essencial do espetaculo.
Já tinha dito a respeito do Estoril Classic Festival que os organizadores deviam pedir a colaboração dos vários Clubes.

Falo por mim, claro, mas tenho a certeza que se fosse pedida a colaboração ao RWD Classics ou ao BACP, que o pessoal alinhava a 100%.

Assim não, continuamos a ter um Campeonato de Clássicos ao abandono, com muito boa gente a participar mas sem projecção nem apoios.

Enfim...

Pedro Henriques
 
Concordo absolutamente,
é também pena que apenas as pessoas que estão neste meio saibam de eventos desse tipo, pois conversamos uns com os outros, faz-se uns telefonemas, anda-se na net e lá se vai sabendo, digo isto porque o público em geral quando sabe destes eventos já aconteceram...raramente se houve na rádio ou na televisão falar sobre este tipo de eventos, acho que uns "flyers" ou "posters" ou cartazes espalhados ao menos na própria localidade e nas localidades próximas em pontos estratégicos já ajudava muito.

É uma luta difícil mas não impossível

Cumpts
 

Paulo Ricardo

YoungTimer
é isso mesmo pessoal

é isso mesmo jaafa.....mas nao se esqueçam de pôr placas em muitos lados ou todo o lado....pk ha coisas/eventos que as vezes nao se sabe como é....anunciar na televisao era bom...mas se fosse barato..ou de graça....bem abraços para todos...e força aí com isso pessoal.....:huh:
 
Concordo que realmente algo tem de mudar, mas vou ainda mais longe é necessário cativar as pessoas e dar-lhes condições não só nas corridas como também nas exposições. O ano passado estive presente na exponor, na feira de automoveis antigos e classicos e denotei alguns problemas de logistica sobretudo no domingo pois para conseguir almoçar com a familia foi bastante complicado, tivemos de esperar muito tempo eram poucos os restaurante e a abarrotar para tanta gente que estava presente. O pior é que nem tinhamos alternativa, nem mesmo as sandes de plástico que até já tinham esgotado. Quanto ao resto foi simplesmente fantastico.
 

Nuno Andrade

Pre-War
Mais vale muitos e menos bons do que muito bons e dois ou tres... Quem me dera morar em Inglaterra e ver grelhas com 30 ou mais carros em competiçao... o que nos salvava acabaram com ele, que era o trofeu datsun 1200, que era a unica corrida do programa em que nao adormecia na bancada... Volta trofeu datsun 1200 :(
 

José Marcos

YoungTimer
É pena que em Portugal tudo o que se faz tem sempre como finalidade o lucro e quando este é pouco diz-se que dá prejuizo.
Realmente não dá muito interesse assistir a uma corrida no Autódromo a partir da bancada principal, a não ser que seja Fórmula 1... já foram várias as vezes que fui lá ver clássicos e é sempre a mesma coisa, tudo fechado menos para o referido sítio.
 

Jorge Ribeiro

Hackosuka GTR
Pois....

O troféu Datsun 1200 estava bom, até existirem uns senhores iluminados a pedirem fortunas pelas inscrições das equipas, entre outras trapalhadas.....

Os participantes do costume boicotaram e enfim, lá se foi mais uma prova Nacional por água a baixo, graças á ganância cega de alguns que prometem, prometem, e á boa maneira do Tal que se dizia Engº e afinal parece que já não é ( Socras ), quando se apanham servidos toca de lixar a malta a torto e a direito....:wacko:

O tal " Falam, falam, mas não os vejo a fazer nada...HHaapH...o_O

O Reino Unido está muito á frente nestas coisas das Provas de Clássicos. lá sim, é uma festa :feliz:


E já agora Parabéns pelo tópico Jaafa, já tinha tido a oportunidade de o ler na carta que tinhas enviado para a Motor Clássico.

JR











Nuno Andrade disse:
Mais vale muitos e menos bons do que muito bons e dois ou tres... Quem me dera morar em Inglaterra e ver grelhas com 30 ou mais carros em competiçao... o que nos salvava acabaram com ele, que era o trofeu datsun 1200, que era a unica corrida do programa em que nao adormecia na bancada... Volta trofeu datsun 1200 :(
 

Marco Pestana

MarcoSprint MarcoVW61
MAs que fase esta a passar o nosso País!!!!!!:wacko: :wacko:

Fábricas a fechar...
Despedimentos...
Desporto sem verbas...


tudo a acabar...

Somos mesmo um povo de brandos costumes!

:(
 

Jorge Ribeiro

Hackosuka GTR
Marco,

Temos o que merecemos !

Em França ou outro País mais evoluido em termos de mentalidade social e orgulho de ser cidadão Nacional, já a coisa tinha virado para o torto á muito tempo.

Aqui usam, manipulam e abusam do "POVO" que somos todos nós, que aceitamos tudo sem apelo nem agravo !

Somos despedidos sem saber porquê, pagamos taxas exorbitantes ( algumas absurdas ) e alguns dos impostos mais altos da Europa e ganhamos os salários mais baixos da UE , sendo que isso ainda por cima lá fora é apresentado como um atractivo para que as empresas se instalem por cá !

Iva a 21% ??? IA ???? Gasolina ao preço do Ouro ????

Depois querem que as empresas sejam concorrenciais contra os Chineses que trabalham por uma tijela de arroz ???

Pescas acabadas, Agricultura de "gatas ", Indústria decadente e agonizante ??

Urgências a fechar, Escolas e centros de Saúde encerrados, para dar a privados amigos do "sistema " a oportunidade de abrir Clínicas, Escolas e Maternidades, com o POVO a PAGAR onde antes era com os nossos impostos que pagamos ( e que continuamos a pagar ! ) que utilizavamos os serviços a que tinhamos direito ???

Cuidado, não tenham acidentes na estrada, caso contrário - Nova Taxa : 5 Euros por dia !

Tens razão Marco, cada vez me entristece mais de viver neste País, tenho um orgulho imenso de ser PORTUGUÊS, Temos 900 Anos de História, com grandes figuras que lutaram para que este nosso País fosse independente e aparece-se nos manuais como um dos maiores de sempre em toda a História Mundial.....Estas grandes figuras mereciam mais do que aqueles por quem somos "governados" ( se assim se pode chamar a isto Governação ) nos ultimos anos !

Desculpas ao Administrador pelo Offtopic, sei que isto não é um forum politico.

Cumprimentos e Boa Páscoa a todos os membros do Portal dos Clássicos.

JR











Marco Pestana disse:
MAs que fase esta a passar o nosso País!!!!!!:wacko: :wacko:

Fábricas a fechar...
Despedimentos...
Desporto sem verbas...


tudo a acabar...

Somos mesmo um povo de brandos costumes!

:(
 
OP
OP
Jorge Faustino
Hoje lembrei-me de "desenterrar" este tópico a propósito do Plymouth Belvedere de 1957 que vai voltar a ver a luz do dia após 50 anos debaixo de terra.
Parece não ter nada a ver mas tem. Isto, porque temos aqui um grande exemplo do que é fazer de uma "simples" iniciativa um grande acontecimento mundial.
Imaginem se isto se passasse por cá, em Portugal... meia dúzia de entusiastas presentes e uma simples referencia no noticiários acompanhada de um filme de meia dúzia de segundos.
Como a coisa é nos Estados Unidos e lá, eles sabem organizar as coisas criou-se um mundo de pontos de interesse à volta deste assunto.
Fala-se nos media, começa-se com calma e com dias de antecedência criando expectativa, cria-se um site especifico para o desenterrar do Plymouth Belvedere onde não faltam filmes da época, a história do carro sepultado, merchandising entre outras coisas como Hoteis para ficar na cidade. Isto é que é trabalhar em prol de um acontecimento.
Resultado os que podem ir vão e divertem-se, os que se limitam a ver os filmes no google e a participar nos inúmeros blogs que apareceram entretanto na Net, esperam entusiasmados pela transmissão em directo na televisão.
Mais uma vez defendo a minha teoria de que é preciso fazer uma festa das corridas e motivar as pessoas a aparecer em vez de correr com elas, impedindo-as de ver de perto aquilo que gostam.
A festa tem de ser de todos e não só dos que se divertem a conduzir.
 
Por falar em festa:
Recomendo irem á Base Aérea nª1, em Sintra, assistir às corridas este fim de semana e visitarem o nucleo local do Museu do Ar . Aquilo é que são clássicos... da aviação.
Vão por mim que tenho lá muitas horas de divertimento!!!;)
 
Topo