Peugeot 205 GTX (1988)

Tópico em 'Clássicos Modernos' iniciado por César Antunes, 3 Dez 2018.

Tópico em 'Clássicos Modernos' iniciado por César Antunes, 3 Dez 2018.

  1. César Antunes

    César Antunes YoungTimer

    Registo:
    13 Mar 2015
    Local:
    Girona - Catalunha
    Acabadinho de chegar com o novo brinquedo avanço 2 fotos feitas assim rápidamente antes de ir trabalhar esta manha (melhores fotos e mais detalhes para muito breve).

    Há 4 anos atrás comprei o GTX branco que podem ver na minha apresentaçao de quando cheguei ao forum (também foto de perfil) mas na verdade devido ao estado do veiculo praticamente nunca lhe fiz melhoras, excepto determinadas coisas mecânicas que eram inevitaveis, pois durante este tempo fiz cerca de 14 mil kms com ele já que é um carro que adoro conduzir.

    Entretanto há alguns meses atrás resolvi que iria procurar no tao dificil mercado dos clássicos outro GTX que estivesse em muito bom estado, tanto exterior (chapa), como interiores e também mecânica.

    As exigências eram muitas, mas dizem que quem procura e tem paciência sempre acaba por encontrar :)

    Entao, apresento-vos este "novo" GTX que está num estado verdadeiramente de se lhe tirar o chapéu, com apenas 74.500 kms reais e do ano 1988.

    [​IMG]

    [​IMG]
     
  2. Joaocss

    Joaocss YoungTimer

    Registo:
    22 Jan 2018
    Local:
    2855-423
    Lindissimo, boa sorte
     
    César Antunes gostou disto.
  3. Moises Trovisqueira

    Moises Trovisqueira MTrovisqueiraF
    Portalista

    Registo:
    2 Fev 2007
    Local:
    Lagny Sur Marne 77400- VILA NOVA DE FAMALICÃO
    Veículos nas Garagens:
    1
    Carro bonito com uma boa condução, conheço bem pois no início dos anos 90 tive um automatique muito idêntico ao teu mas com teto de abrir.
    O capote do teu parece igual ao do automatique, confirmas?
     
    César Antunes gostou disto.
  4. César Antunes

    César Antunes YoungTimer

    Registo:
    13 Mar 2015
    Local:
    Girona - Catalunha
    Efetivamente, compartem capôt e o motivo dos 205 'espanhóis' terem essa particularidade teve a ver com a altura dos motores fabricados em Villaverde. Tal como aparece no wikipedia :

    "El que diferencia el 205 espanyol del francès, en aquesta primera època, és que a l'haver de muntar els motors fabricats a Villaverde, se'ls realitza una modificació al capó en forma d'inflor, ja que aquests motors eren més alts que els francesos i no cabien en el buit del motor."
     
  5. António José Costa

    Portalista

    Registo:
    5 Dez 2008
    Local:
    Odivelas
    Veículos nas Garagens:
    1
    Modelo muito interessante e que não conheço por cá.
    Motores 1600cc, sem o andamento do GTI mas óptimos para aproveitar o binário ;).
    Boas curvas com essas máquinas.
     
    César Antunes gostou disto.
  6. César Antunes

    César Antunes YoungTimer

    Registo:
    13 Mar 2015
    Local:
    Girona - Catalunha
    Umas quantas fotos desta manha, pena a luz nao ser a melhor e estao um pouco queimadas.

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]
     
  7. César Antunes

    César Antunes YoungTimer

    Registo:
    13 Mar 2015
    Local:
    Girona - Catalunha
    Como este modelo nao saiu em Portugal e pode haver quem nao o conheça, deixo aqui as principais caracteristicas técnicas :

    Motor 1.592 cc dianteiro transversal de 4 cilindros em linha
    Carburador Weber 36 duplo corpo
    Par máximo de 13,7 kg·m a 4.000 rpm
    Potencia máxima de 94 CV a 5.700 rpm
    Cambio manual de 5 velocidades

    Rodas 165/70 R 13
    Travoes de disco dianteiros e de tambor traseiros
    Peso 850 kg

    Aceleraçao 0-100 km/h em 10,9s
    Velocidade máxima 181 km/h


    E aproveito para deixar aqui umas fotos do seu interior e do motorzinho (dificil mostrar devido aos contrastes de luz/sombra) :

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]
     
  8. César Antunes

    César Antunes YoungTimer

    Registo:
    13 Mar 2015
    Local:
    Girona - Catalunha
    Mais umas imagens do meu GTX ;)

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Espero que gostem.
     
  9. César Antunes

    César Antunes YoungTimer

    Registo:
    13 Mar 2015
    Local:
    Girona - Catalunha
    A compra deste "novo" GTX acontece após 4 anos de desfrute do anterior GTX de cor branca (foto de perfil) sendo que em comum estes 2 carros práticamente só tinham mesmo o nome do modelo :p e já explico porquê.
    O anterior era de 1989 mas foi adquirido já com 242 mil kms, a chapa estava em bastante mau estado nomeadamente amolgadelas várias e uma delas bem grande do lado direito entre a porta do copiloto e a traseira.
    As imperfeiçoes eram tantas que recuperar aquele carro significava muito dinheiro, tempo e paciência. Rápidamente percebi que o nivel de satisfaçao estético estava a milhas do desejado e que mais ano menos ano acabaria por comprar outro carro que brilhasse pelo seu estado de conservaçao.
    Após uns 14 mil kms bem gozados sem nunca me ter deixado agarrado, no último trimestre do ano passado volto a ter 1 daquelas fases em que o bichinho é mais forte que nós e nao paramos de ver anúncios todos os dias como se o mundo fosse acabar amanha.
    Surgem 3 ou 4 possiveis candidatos, um 309 GTX perto de Oviedo, um GTI ao lado de Vic e outro GTI na costa entre Mataró e Barcelona ... e este GTX em Xàtiva.
    Ainda cheguei a falar com o dono do 309 GTX azul mas depois de 2 chamadas percebi que a logistica era complicada e os mais ou menos mil kms de distancia iam ser 1 problema.
    Esqueço esse carro e vou ver 1 GTI branco aqui perto de casa na zona de Vic que fica a uns 80 kms de onde vivo. Carro com várias coisas más, saias plásticas das rodas cortadas, colunas de som nao originais e de aspeto tuning e pegando nele em 5 min vi logo como fugia descaradamente para a direita. Esquece! :(
    Depois sobrava outro GTI a também uns 80 kms de casa, pelas fotos parecia altamente bem restaurado mas o preço atirava-me para trás pois pediam 7.700 euros nao negociáveis e a tanto nao podia chegar. Acabei por nem contatar com o vendedor e decidi-me pelo anúncio do GTX das fotos acima.
    Este carro encontrava-se em Xàtiva a uns 550 kms de casa e o preço era puxado tendo em conta o modelo. O dono dedica-se a restaurar carros e pedia 4.500€ o que era muito mais que o valor de mercado para este modelo exclusivamente espanhol.
    Enviam-me fotos, várias conversas por telefone, explica-me a história do carro que tinha sido de 1 pessoa que o vendeu por já nao ter idade para conduzir, único proprietário e sempre em garagem e também detalha-me todo o processo de recuperaçao/restauraçao do carro pedindo inclusive informaçao da viatura à DGT para contrastar tudo o que me tinha dito.
    Fico convencido, compro bilhete de comboio para 2 semanas mais tarde e dia 1 de Dezembro lá estou eu em Xàtiva. O dono vem buscar-me à estaçao, vamos para 1 espécie de armazém onde a pessoa tem sem exagero umas 30 motos de vários tipos e cilindradas, 1 Simca, 1 Panda, 1 Fiesta XR mk1 e o meu Peugeot ali bonito e brilhante à minha espera.
    Depois de muita conversa, observar e inspecionar o carro ao detalhe, evidentemente nao encontro nada a apontar excepto que nao sai água do limpa traseiro, detalhes ... :p
    Testo o carro, boas sensaçoes apenas a embraiagem é muito mais dura que a do outro GTX que tinha. Nao gosto lá muito porque dificulta-me (pelo menos de inicio) a uma suave e ágil mudança de velocidades mas como eu já estava apaixonado nao podia resistir pois o estado geral era brilhante.
    Negócio fechado e no dia seguinte ponho-me à estrada de caminho a casa. Ele comentou-me que nao convinha apertar logo muito com o carro pois durante os 2 últimos anos práticamente nao tinha feito kms e o velhote que tinha sido dono dele toda a vida também já nao estava para as curvas e pouco andava e o que andava devia ser devagarinho.
    Bom, faço quase todo o trajeto por autoestrada, na casa do 100/110 salvo algum camiao que ultrapasso a 120/130 e nao tenho nenhum problema até ao destino.
    2 meses e meio depois e pouco mais de 900 kms feitos nao tenho nada a dizer, apenas que ainda há algum receio a partir algo pois está tudo tao novinho, tao brilhante que nem com 1 carro km 0 do stand eu tive alguma vez este receio e cuidado exagerado :) .
    Tirando a viagem de regresso a casa de momento ainda nao houve a oportunidade de fazer muitos kms seguidos com ele mas certamente com a chegada da primavera isso irá acontecer.
    O prazer quando o vejo, quando me sento nele é enorme e por vezes tenho vontade de o ir ver à garagem por meras saudades (eu sei que há hospitais que curam estas doenças...).
    Como ficamos amigos vendedor e eu, continuamos a falar diversas vezes, o nivel de confiança na pessoa é bom e ainda nao levei o carro ao meu mecanico para que ele faça o devido check e revisao (de momento já conhece o carro e de capot aberto as sensaçoes que teve foram muito boas).
    Isto será para final de Março pois no dia 5 de Abril vou levar o GTX ao seu 1º acontecimento desportivo, no caso ao "Espiritu de Montjuïc" que se realiza cada ano no circuito da Catalunha em Montmeló.
    Inici - Espíritu de Montjuïc
    Pagando bilhete de clássico temos acesso a entrar no recinto com o carro, tê-lo estacionado junto com outras 400 viaturas clássicas e assistir aos vários treinos e corridas a disputar durante esse fim de semana de 3 dias que inclui por exemplo Formula 1 de finais dos 70 inicios dos 80.
    No final do dia podemos dar 1 par de voltas com os nossos clássicos pelo circuito, todos ali bem comportadinhos em fila sem fazer maluquices.
    Entretanto quando o deixar no mecanico vou-lhe pedir para que comprove que tudo está bem com embraiagem e se for possivel deixa-la mais suave nós agradecemos.
    Prometo ir contando alguns futuros passeios, ir pondo umas fotos e explicar como vai de saúde mecânica.
    Desculpem a extensao do texto :)

    Por certo, o GTX branco vendi-o no inicio deste mes.
     
  10. António José Costa

    Portalista

    Registo:
    5 Dez 2008
    Local:
    Odivelas
    Veículos nas Garagens:
    1
    Um excelente achado:thumbs up:!
    Queremos muitas fotos em ação ou estáticas do novo GTX ;).
     
    César Antunes gostou disto.
  11. JP Vasconcelos

    JP Vasconcelos Raio de Sol
    Portalista Premium

    Registo:
    29 Dez 2009
    Local:
    Rio de Janeiro
    se não for antes, vamos gostar de ler os pormenores da ida ao "Espiritu de Montjuïc"

    só não percebi bem porque em que é que o motor é diferente do francês, não é o mesmo motor?
     
    César Antunes gostou disto.
  12. João Pereira Bento

    Portalista

    Registo:
    13 Dez 2006
    Local:
    Alcobaça
    Veículos nas Garagens:
    1
    Interessante, não pode ser só Gti, Gti, Gti...

    Obrigado pela partilha. :)
     
    César Antunes gostou disto.
  13. António José Costa

    Portalista

    Registo:
    5 Dez 2008
    Local:
    Odivelas
    Veículos nas Garagens:
    1
    Em Espanha devido a acordos que incluíam impostos adicionais, os construtores para não as terem, tinham de utilizar uma percentagem de componentes fabricados no próprio pais, assim os 205 eram também montados com os motores J2A ou 6J2A (penso não estar enganado no modelo) que eram fabricados na fábrica da Simca/Talbot em Madrid e desta forma fugir aos impostos ;).
    Estes motores são mais altos o que obrigou à produção de um capot diferente, mais alto no centro, que se não me engano nem no 1.9GTI foi necessário.
     
    César Antunes gostou disto.
  14. César Antunes

    César Antunes YoungTimer

    Registo:
    13 Mar 2015
    Local:
    Girona - Catalunha
    Depois de mais de 1 mês sem ter tido tempo ou ter andado fora, hoje foi dia de saír a sujar um pouco o 205 GTX. :)
    Após uns 50 kms em direcçao ao nordeste da Catalunha, toca a subir a serra de Rodes e a sua sinuosa estrada durante 8 kms até chegar ao Mosteiro de Sant Pere de Rodes.

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Visitados tanto mosteiro como ruinas da antiga povoaçao, toca a descer tudo agora do outro lado da serra rumo à costa.
    Aqui ficam as fotos da praxe após chegada a Port de la Selva.

    [​IMG]

    [​IMG]


    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido
  1. Este site utiliza cookies para o ajudar a personalizar os conteúdos, aprimorar a sua experiência de utilização e manter a sua sessão activa no caso de ter conta registada.
    Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies.
    Fechar Aviso