Peugeot 106 Quiksilver (1999)

Clássicos Modernos

Peugeot 106 Quiksilver (1999)

Joaocss

Clássico
Bem apos alguns avanços e recuos, ver alguns carros, ver "velhotes" e menos velhotes, o peso da decisão ( tinha que ter cintos atrás para quando tiver que ter que levar o pequenote) nao podia escolher qualquer um, os mais "velhotes" ficaram para tras, a ideia agora era arranjar um pre classico, ja que tambem já tinha vendido o meu segundo carro, entao heis que surge oportunidade de comprar um carro que idolaterei durante a minha juventude, um 106, visto que os xsi e gti em boas condicoes ja custam um pouco mais do que queria gastar o terceiro na lista era o quiksilver, que ja esta na garagem. Umas mazelas na pintura um barulhito vindo da embraiagem sao os pontos fracos, de resto ta um mimo, o motor com 200mil cheio de vida e interiores muito bem cuidados...
Fotos para breve
 
OP
OP
J

Joaocss

Clássico
fica sempre o bichinho não é flavio?
Questão da embraiagem penso que esteja diagnosticada, mas no fim de semana e que vou ver o que se passa melhor, penso que seja do rolamento de encosto, ja tinha tido alguns problemas e outras mas este nunca me tinha acontecido, ver se o resto do material ainda está bom, se estiver troco so o rolamento caso contrario la vai um kit novo.
 
OP
OP
J

Joaocss

Clássico
primeiras 2 prendas para o bixo, uma apela a originalidade do bicho outra nem por isso mas é necessária, capa em pele para forrar o volante que ta um bocado gasto.
a outra é esta pequena prenda de natal para o 106, o que la está é um daqueles todos em pele dos chineses, este também vem de la mas é mais fiel ao original
s-l1600.jpg


Fora isso, ja verifiquei o filtro do ar, está praticamente novo, limpei a torre de injecção com o spray para carburadores ficou logo com um relantim mais certinho.
No domingo fiz juz ao nome quiksilver e andei a surfar com ele nas estradas da margem sul... :(
resultado queria desligar o carro, rodava a chave e o motor continuava a trabalhar hahah, mandei-o abaixo para desligar.
Na segunda à chegada ao trabalho ainda me fez o mesmo, teve o dia a apanhar sol, a partir dai já não fez mais, das duas, uma, ou o relé do monoponto apanhou agua ou humidade ou qualquer cabo tava a fazer um curto circuito... penso eu de que.
 
Última edição:
OP
OP
J

Joaocss

Clássico
Em atualização, já fiz 2000km com ele em 6 meses, a 1s dias começou a engasgar principalmente no arranque a frio, ralenti instável, hoje de manhã aproveitei e mandei-lhe fazer uma revisão, filtro de gasosa filtro e óleo e 4 velas, as velhas até não façam assim tão más, mas como não sei a quanto tempo estavam montadas foram também trocadas.
Resultado, está um pouco mais solto e mais certinho mas o relatório instável a frio manteve-se um pouco, já encomendei um motor passo a passo do sensor do ralenti.
Vamos ver
 

Rafael Isento

33 Boxer 1.5
Membro do staff
Premium
Portalista
Resultado, está um pouco mais solto e mais certinho mas o relatório instável a frio manteve-se um pouco, já encomendei um motor passo a passo do sensor do ralenti.
Vamos ver
Com o motor em funcionamento desliga a ficha da sonda de oxigénio e vê se o motor vai abaixo ou se o relanti se altera.
 
OP
OP
J

Joaocss

Clássico
Obrigado Rafael, essa sonda de oxigénio que falas é qual? Este modelo não tem sonda na saída dos coletores. Cumps
 
OP
OP
J

Joaocss

Clássico
Rafael obrigado, está sim senhora, deu-me um nó cerebral, pois até ja tinha limpo essa ficha quando o 106 veio ca pra casa, não ligues, isto é da privação de sono...

Bem enquanto estava a limpar o bicho desliguei os bornes da bateria, aproveitei desfiz as ligações dos bornes e dei-lhes uma boa escovadela com limpa contactos.
Apôs 2 horas de anestesia liguei o bicho e fui-lhe dar calor de 12km na AE e mais 8 em nacional, na AE de vez em quando ligava a luz da Electrónica (não sei se por algum erro ou se era a ecu que estava a ler parametros, ja me disseram que podia ser isso)
o que é facto é que hoje de manha a frio o ralenti ja estava as 1100 e depois de quente manteve-se nas +-950rpm, vamos ver como se porta

Bem vamos a mais fotos

pinturasita rudimentar na chapa dos coletores


limpeza geral sem detalhe do compartimento do motor


na mesa de operações com a biblia ao lado do coração


na rua de sorriso rasgado
 
Última edição:
OP
OP
J

Joaocss

Clássico
Já agora aproveito para perguntar, se alguém tiver ou souber quem tenha e que venda a ponta final da admissão/aspiração de ar, que encaixa na caixa do pressostato
tipo a parte final desta foto onde está escrito saxo até ao "fole".
Citroen-Saxo-11-14-Standard-Air-Filter.jpg
 

António José Costa

Regularidade=Navegação, condução e cálculo?
Premium
Portalista
Parabéns pela máquina!
A Citroën talvez tenha isso novo, ou então numa sucata. Desde que em boas condições não é propriamente material de desgaste.
 
OP
OP
J

Joaocss

Clássico
Pois o problema é que já fui a 2 sucatas e não guardam isso, a não ser que apanhe um carro num parque de abate... Na Peugeot pediram-me 50 paus. Penso que na citroen também seja
 

Rafael Isento

33 Boxer 1.5
Membro do staff
Premium
Portalista
Pois o problema é que já fui a 2 sucatas e não guardam isso, a não ser que apanhe um carro num parque de abate... Na Peugeot pediram-me 50 paus. Penso que na citroen também seja
Os dos Saxo e 106 mk2, se não me engano, têm fixações diferentes. Hoje em dia peças Citroën ou Peugeot vem tudo do mesmo sítio, o Após Venda PSA está todo junto. Regra geral as mesmas peças na Citroën são mais baratas. Quando tinha o 306 comprava o material na Citroën e era mais em conta. O antigelo da PSA, por ex., é 2/3€ mais barato.
 
OP
OP
J

Joaocss

Clássico
bem, infelizmente, muito possivelmente vou vender ou trocar o 106, com muita pena minha mas, o meu problema de costas vem cada vez mais a ser incompatível com o carro, conduzo 3 horas no sandero e não me acontece nada, conduzo 15/20 minutos no peugeot fico que nem posso, nem é tanto a altura ao solo do carro mas a posição de condução do próprio banco, ainda estou a ponderar e analisar maneira de mitigar esta situação de alguma maneira conseguir subir o banco ou assim. aceito sugestões, recomendações, assim como propostas se alguém quiser ficar com o veiculo.
 

NunoCouto

O gajo do Pato...
Premium
Portalista
Bom dia João,

Entendo perfeitamente a tua questão das costas e parece-me que o simples endireitar ou inclinar das costas do banco não resolve isso. No meu caso tem a ver com o ângulo em que fica a anca e as pernas. Deixo-te uma sugestão se o teu problema for idêntico.

Porque não fazer uns "acrescentos" ou por outras palavras umas alturas que fiquem aparafusadas nos próprios parafusos que ligam as calhas aos chassis?

Podes fazer uns tacos ou então pedir que façam umas barras em tira que fiquem entre o chassis e as calhas. Fiz isso para os bancos de um Terrano I porque, apesar de ter 1,79, parece-me que a posição de condução é muito baixa e leva-me a esforçar as costas. O resultado foi ótimo e a posição de condução ficou muito mais confortável.

Fica a dica:thumbs up:
 
OP
OP
J

Joaocss

Clássico
obrigado nuno, sim ja tinha pensado nessa hipótese, colocar tipo uns espassadores nesse local, mas como a coisa ia andando nunca me debrucei sobre o assunto e agora cheguei mesmo ao fim da linha e tenho que pensar nisso, no meu caso é mesmo o canal lombar estreito juntamente com uma ernia
 
Topo