Para quem gosta de Rally

José_Braga

Pre-War
Premium
Portalista
Ora viva malta rija,
Quem não tem saudades de ver ao vivo um bom rally como os de antigamente.
Certamente nunca mais iremos assistir a algo assim.
Aqui vos deixo um vídeo de como era nos anos 70/80, onde tínhamos as emoções e adrenalina à flor da pele.
Segurança era palavra que parecia não existir no vocabulário.
É ver para recordar.

 

Tiago Baptista

Portalista
Portalista
Não tinha conhecimento deste tópico. Tão escondido no meio das várias provas divulgadas que me passou completamente ao lado. Ainda bem que alguém o atualizou porque desse modo já posso colocar os vídeos dedicados a esta temática no local apropriado. Só não sei se não ficará melhor noutra secção do portal. :thumbs up:

Bem, ao minuto 0:43 trata-se de Henri Toivonen cá em Portugal em 1981, no Talbot Sunbeam Lotus de Gr.4 ;)
Ver anexo 429421

Ficou em segundo da geral, atrás de um tal Markku Alén, e venceu o Gr. 4.

Foto tirada na entrada da famosa ponte da Ranha, na localidade de Abadim, Cabeceiras de Basto, no final da Prova Especial de Classificação da Cabreira No final, lá estavam os incautos espetadores à espera das máquinas colocando-se na posição mais ortodoxa para a foto da praxe.

Rali de Portugal - PEC da Cabreira.jpg

Certamente nunca mais iremos assistir a algo assim.

Muito bom o video com uma banda sonora a condizer.

É certo que nunca mais se irá viver nada parecido mas se se perdeu, por um lado, o espetáculo e interação com os parques de assistência, por outro, a segurança tão mal vista em provas como a nossa foi elevada para patamares nunca antes visto. Hoje podemos assistir em segurança, dentro das Zonas Espetáculo, a um rali inteiro sem nos preocuparmos se o carro nos vai tocar no joelhos ou se uma pedra será projetada contra nós (pode acontecer mas os casos são mínimos). E se Portugal era dos piores exemplos em termos de segurança, podemos orgulhar-nos de termos sido pioneiros na criação dessas ZE, servindo de exemplo para várias provas do WRC e, através disso, poder colher os elogios por parte dos construtores, pilotos e da própria FIA.

Mas estou certo que o surgimento no panorama mundial dos Rally Legend vem reavivar esses tempos e matar saudades da máquinas de outrora no seio dos adeptos dos ralis. A Ilha da Madeira é o caso mais recente ao receber pela primeira vez uma prova deste género tendo como padrinho o "Miki" Biasion.
 
Última edição:

João Pereira Bento

128coupe
Premium
Portalista
Quem iniciou este tópico já teve um "Rally"! :p


Segurança? Pensei que estava seguro quando uma roda caiu a meio metro de mim!

Um senhor levou com ela na cabeça, e mal isso aconteceu outro fugiu com a roda... Fiquei com um bocado.


Fui muito mais cedo para ter aquele lugar VIP. :)

rally.jpg
 

Tiago Baptista

Portalista
Portalista
Segurança? Pensei que estava seguro quando uma roda caiu a meio metro de mim!

Mas isso foi uma excepção. O Mats já não vinha com o carro muito direito ao longo da especial e, nessa sequência, bateu no muro e lá foi a roda. Por azar esta foi na direção do público embatendo antes no lancil do passeio. Lembro-me bem desse episódio e também te digo que não eram aquelas grades que iriam proteger as pessoas. Se tanta gente junta foi a melhor solução e logo tão perto do troço. Claramente foi um erro da organização. É o mal, muitas vezes, das super especiais citadinas.
 
Última edição:

António José Costa

Regularidade=Navegação, condução e cálculo?
Portalista
Uma curta sobre o que passavam os pilotos no Grupo B


Acho que todos os pilotos que andam com alguém ao lado podem passar por isso, aliás até mesmo os que não tem navegador.
Acidentes é fácil acontecerem e infortúnios é tramado viver com eles, a segurança hoje é muito maior, mas nunca é possível cobrir todas as variáveis.
O risco aumenta a adrenalina e porque não o espectáculo, o Manx TT é um claro exemplo onde praticamente todos os anos perece alguém, mas espero que perdure por muitos e longos anos.
Boa curta metragem. Obrigado pela partilha.
 
Topo