Opiniões: Oficinas Especializadas, Diários de Bordo e Clássicos Modernos

Vitor Dinis Reis

Pre-War
Membro do staff
Portalista
Este tópico trata sobre a organização dos fóruns Oficinas Especializadas, Diários de Bordo e Clássicos Modernos. Gostava de ter opiniões e/ou sugestões da comunidade sobre a melhor forma de organização destas secções.

Deixem-me, antes de tudo, explicar a lógica em vigor:
Oficinas Especializadas - destinam-se a projectos específicos a uma marca (restauros, manutenção, etc). A separação por marca faz-se pela especificidade associada às mesmas e pela possibilidade de subscrever uma (ou mais) marca(s).
Diários de Bordo - tópicos para registar o dia-a-dia das máquinas, tipo blogs. As marcas são irrelevantes - por isso estão misturadas - embora seja possível filtrá-las através dos prefixos.
Clássicos Modernos - para veículos mais recentes, a definição da antiguidade têm sido à vontade do freguês.
Este funcionamento fez sentido em determinada altura - eventualmente ainda faz pois até funciona - mas sou frequentemente confrontado com dúvidas sobre o melhor local para colocar novos tópicos, o porquê do tópico xyz estar no fórum A e não no B, etc.

Questões sobre as quais gostava de receber as vossas opiniões:
Oficinas Especializadas - mantêm-se como está? A vantagem deste esquema é permitir a subscrição dos fóruns por parte dos amantes/especialistas da marca. Ou fará sentido eliminar as marcas e juntar tudo dentro de um fórum como estão os Diários de Bordo?
Diários de Bordo - poderá ir para dentro das Oficinas Especializadas? Fará sentido visto a finalidade ser quase a mesma?
Clássicos Modernos - parece ser importante manter a separação, afinal somos uma comunidade sobre entusiastas por veículos antigos mas é cada vez maior a faixa de "yougtimers" no PdC. A definição FIVA é 30 anos, estou tentado a pensar que os 20 é um bom ponto de equilíbrio para fazer esta distinção entre clássicos e modernos.
Que dizem?
 
Não leste tudo :mellow: Ou achas que se mantém à vontade do freguês?
Colega Vitor gosto como está porque acho (minha humilde opinião) que está simples e prático. Penso não estar a "gosto do freguês" mas sim ao encontro do "gosto de cada freguês". Por exemplo gosto de acompanhar 5 ou 6 Diários de Bordo e de vez em quando vou matar a curiosidade em "oficinas especializadas".......porque razão colocar "diários de bordo" dentro das "oficinas especializadas" ???
Colega Vitor não vou deixar de cá vir porque mudou-se a "logística" do forum, apenas terei de me adaptar ás alterações caso sejam feitas.
Para melhor muda-se sempre.:thumbs up:
 

HugoSilva

"It’s gasoline, honey. It’s not cheap perfume."
Eventos Team
Quando leio Oficinas Especializadas parece que estamos a falar de um fórum onde as ditas cujas oficinas, mediante participação dos seus donos, têm hipótese de expor/publicitar o seu trabalho. Acho que o título é algo ambíguo. Se a ideia é colocar lá os tópicos de restauro/recuperação, se calhar era isso que se deveria chamar "Restauros e Recuperações".

Relativamente aos Diários de Bordo, acho que com a chegada das Garagens também é uma matéria que se tornou algo cinzenta, isto porque mesmo dentro das garagens conseguimos aceder aos tópicos do diário... pessoalmente gosto do conceito de garagem e acho que os dários se deviam fundir definitivamente, ou seja, o fórum passava a integrar "fisicamente" a garagem, não sendo acessível de outra forma. Gosto desta ideia porque as garagens, com os seus "avatares", as fotos do carro claro, são uma forma muito mais objetiva de chegar até ao carro X ou Y do fulano A ou B que gostamos bastante.
 

afonsopatrao

Portalista
Portalista
Vitor, antes de mais, queria expressar o meu GIGANTE agradecimento por estares constantemente a melhorar e a repensar este espaço. Muito, muito obrigado!
Quanto à organização: eu julgo que a separação está bem! Sempre vi as oficinas como "projectos de restauro" e os diários de bordo como os carros que estão a circular. Gosto da separação e da organização; embora eu gostasse de também ver os diários de bordo organizados por marca, o sistema dos filtros resolve perfeitamente!
Quanto aos clássicos modernos, gosto muito da sua previsão! Permite ter no portal "carros velhos", que são sempre um óptimo campo para as pessoas se iniciarem neste meio (como eu estou a fazer). Os 30 anos parecem-me bem!
Aliás, até era giro fazer depois a migração de um DB para o capítulo dos clássicos quando um carro completasse os 30 anos. Com direito a festa do Portal e tudo! ;)
 

JorgeMonteiro

...o do "Boguinhas"
Membro do staff
Premium
Portalista
Eu cheguei há pouco tempo e também fiquei confuso com a disposição e a ambiguidade de certas secções do portal. Cheguei a pedir ajuda ao Vítor para perceber onde colocar o tópico.

Com o tempo acabei por deixar de ligar à localização dos tópicos porque vou diretamente à lista de novos tópicos/novas mensagens do dia e vejo as que me interessam e passo à frente as que não me interessam. Quando quero ir a um tópico especifico ou assunto especifico, uso a pesquisa e não preciso de saber onde está armazenado.

Na disposição atual vejo três problemas:

1 - Os carros que têm tópico de restauro nas oficinas especializadas, a dada altura, termina-se o restauro e fica a dúvida se se mantém o tópico para relatar as manutenções correntes, ou se se cria o diário de bordo para esses assuntos. E quando se criam os diários de bordo,fica a dúvida se os relatos de manutenção ficam no diário de bordo ou na oficina especializada.

2 - As oficinas especializadas acabam por ter tópicos com perguntas e duvidas muitos pontuais que depois de respondidas deixam o tópico morto no meio dos restantes mais detalhados. Estes tópicos deveriam estar nas outras secções, mas é complicado pôr ordem na casa...

3 - As outra secções (Ajuda no restauro e manutenção/Chapa e Pintura/Mecânica/Sistemas elétricos/etc) acabam por ficar meio esquecidas fruto do que relatei no ponto anterior.



Os clássicos modernos são um caso bicudo. Um problema que existe é que se se mantiver uma secção independente para os clássicos modernos, eles acabarão por um dia chegar a ser clássicos e nessa altura estarão na secção errada e terão que ser movidos (penso que já existem casos desses). Uma alternativa seria fundir com as oficinas, mas não havendo um critério muito objetivo de admissão, acho que se corre o risco de existirem tópicos de carros que nunca chegarão a ser verdadeiros clássicos (seja isso o que for :wacko:) e muitos portalistas acharão certamente que não têm lugar no portal no meio dos clássicos.



Na minha opinião, que é magalómana e complicada de gerir, deveria fundir-se os diários de bordo nas oficinas e manter-se a separação por marca. Aí ficariam os tópicos de restauro, os tópicos de diário de bordo e os mistos (Os tópicos de restauro, depois de terminados, continuavam a servir para diario de bordo e manutenção, sem necessidade de duplicar tópicos para o mesmo veiculo). Eventualmente, se fosse consensual, poderiam também ficar nesta secção os clássicos modernos. Poderia ser a secção "Diários de restauro, manutenção e uso"



Tudo o que fossem tópicos mais técnicos e específicos ficavam na secção "Ajuda no restauro e manutenção" que englobaria as subsecções "Chapa e Pintura", "Mecânica", "Sistemas elétricos", etc.
Aqui ficariam os pedidos de ajuda pontuais, para aqueles portalistas que não querem criar tópicos de diários mais detalhados.
 
Última edição:

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Oficinas especializadas - Fazem sentido porque são mesmo usadas como tal. A divisão por marcas também faz sentido porque é útil para fanáticos como eu. :D

Diários de Bordo - Gosto imenso da secção e penso que é de manter. Temos é de ser certeiros nisto. Não se abre um diário de bordo para meter lá três fotos de 6 em 6 meses... Mas também não se abre um diário de bordo para relatar todos os dias que fomos no clássico comprar comida para o gato e comer no McDonalds.

Para mim não faz sentido juntar estas duas secções. Nas Oficinas será sempre um tópico a prazo e tem sentido que seja assim. Nos Diários de Bordo, o tópico pode ter origem num tópico das Oficinas cujo carro ficou pronto (exemplo: o Ford Escort do Nuno Andrade ou o Fiat do João Bento). Ou pode ser totalmente novo, caso compremos um carro e lhe façamos os arranjos enquanto andamos com ele (ex: o Uno do Afonso ou o Taunus do Nelson).

Clássicos Modernos - É de manter. Eu gosto da fronteira nos 25 anos, mas sou só um a achar.
Temos é de ter muito cuidado para não encher o Portal de Subarus (Scooby é um cão, caraças!) e Civics com bufadeiras e coilovers e afins. Youngtimers ou neo-clássicos é outra coisa e tem lugar cá. Cabe lá um Peugeot 306 S16 e também cabe lá um Lancia Y10 que está estimado e na mesma família há muitos anos.
 

Nelson Santos

Powered by Taunus
Membro do staff
Premium
Portalista
A minha opinião de utilizador quase diário.

Uso o portal tal e qual o @JorgeMonteiro
Com o tempo acabei por deixar de ligar à localização dos tópicos porque vou diretamente à lista de novos tópicos/novas mensagens do dia e vejo as que me interessam e passo à frente as que não me interessam. Quando quero ir a um tópico especifico ou assunto especifico, uso a pesquisa e não preciso de saber onde está armazenado.

Posto isto, acho que os Diários de Bordo são a alma do portal e se devem manter como estão e passarem a incluírem os tópicos de restauro, pois um restauro não é mais do que o diário do carro, mas antes de este estar a rolar. Depois quando começa a rolar o tópico mantém-se e segue com os relatos de saídas, manutenção e restauros. Por isso é que se chama diário! E com a nova funcionalidade de colocar marcadores, melhor ainda!

As Oficinas Especializadas sempre as vi com tópicos específicos de cada marca. Como realizar uma tarefa num carro da marca X. Onde encontrar o material para a marca Y, ou seja, tópicos específicos mas agrupados por marca. É possível é que aqui dentro (e isso é difícil de controlar) e tenham sido criados aqui dentro um pouco de tudo.

E sim, acho um boa ideia separar os "Clássicos Modernos" dos restantes clássicos e para simplificar usava somente a característica idade (> 30 Anos - seguia a indicação da FIVA). E acho imensa piada à ideia do @afonsopatrao

Vitor, antes de mais, queria expressar o meu GIGANTE agradecimento por estares constantemente a melhorar e a repensar este espaço. Muito, muito obrigado!
Aliás, até era giro fazer depois a migração de um DB para o capítulo dos clássicos quando um carro completasse os 30 anos. Com direito a festa do Portal e tudo! ;)

E last but not least, *obrigado* @Vitor Dinis Reis (e restante equipa) por continuares a tentar melhorar sempre o portal e tentar oferecer sempre mais e melhor aos portalistas!
 
Pessoalmente gosto da actual disposição. Quando chego ao fórum, um dos primeiros separadores que abro é os Diários de Bordo. De fácil leitura, bem organizado e tem a particularidade dos filtros, que para quem pesquisar algo sobre determinada marca é fantástico. Eu nunca uso essa opção, visto que leio praticamente todos os diários de bordo e vou sempre aprendendo coisas de determinado modelo.

Relativamente às Oficinas, gosto da organização por marcas. Podia-se era dar destaque aos tópicos mais visualizados de cada marca. Era uma maneira de quem não visita regularmente todas as oficinas especializadas, poder aceder mais facilmente a outros projectos de restauro.

Quando o restauro estivesse terminado, o tópico ficava encerrado e no último post colocava-se uma hiperligação para o diário de bordo ( pressupondo que o carro não irá levar mais nenhuma intervenção de fundo), onde o proprietário pode registar as manutenções, avarias e afins da sua viatura.

Clássicos Modernos: mantinha essa secção do fórum como está. Ainda não tem 30 anos? Mas tem mais de 20? É um modelo especial da marca ? Foi um modelo histórico da marca? Ou simplesmente é um carro bem cuidado? Tem lugar lá. Seja ele um Subaru de 1999 com kit Prodrive, um Honda Integra Type-R, etc. Aliás, basta procurarem lá que já encontram alguns parecidos nessa secção do fórum.
 

Rafael Isento

Portalista
Membro do staff
Portalista
Os meus 5 tostões:
Quanto menos categorias, melhor (para mim).
Como não uso PC, o telemóvel é o único equipamento hi-tech que tenho, ver o Portal num ecrã de 4,5" de forma fluída só precisa de uma coisa robusta, a pesquisa.
Desde que ela funcione, consigo chegar ao fundo do saco :D

Sobre clássicos modernos.
- Menos de 20 anos: não faz sentido serem apelidados de clássicos, ou são outros ou Offtopic;
- 20 a 24 anos: Pré-Clássico, Neo-Clássico ou Youngtimer (apenas versões de carácter mais exclusivo ou desportivo)
- 25 a 29 anos: Clássico Moderno (assim podemos manter-nos à margem da FIVA e incluir modelos que, por ex., podem participar em manifestações de clássicos em Portugal, como o caso da autoClássico na Exponor)
- 30 ou mais: Clássico

Por mim, desde que a pesquisa funcione, cá me vou safando :)
 
OP
OP
Vitor Dinis Reis

Vitor Dinis Reis

Pre-War
Membro do staff
Portalista
A esta hora já o @Vitor Dinis Reis se arrependeu de ter perguntado. :D
Nada disso, pelo contrário! Opiniões muito válidas que ajudam a "assentar a poeira". Infelizmente tenho tido muito pouco tempo para participar, mas leio tudo com atenção ;)

Vamos continuar a pensar no assunto e, entre todos, encontrar as melhores situações, sabendo que nunca existirá unanimidade. O único ponto que necessita de intervenção em breve é a da definição exacta da idade para participação nos fóruns "Clássicos Modernos" e "Diários de Bordo". Tudo o resto é brainstorming de onde podem sair mudanças, ou não!
 

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Ando à dias para opinar, mas apesar de estar diariamente a acompanhar, a falta de tempo não me deixa escrever.

Isto é um pau de 2 bicos, nunca vai ser fácil agradar a gregos e a troianos.

Oficinas Especializadas - Sempre foi uma secção para restauros e não para dúvidas de de qualquer tipo nem reparações, quando elas aparecem, normalmente a moderação muda para o local correto. Aqui não mexia.

Diários de Bordo - Outra secção que penso não fazer sentido mexer, tem servido para relatar-mos tudo o que fazemos com os nossos clássicos, à exceção dos restauros que esses já têm a secção deles, partilhamos passeios, viagens, avarias, etc. Aqui não mexia.

Agora pedia a quem tenha interesse o máximo de atenção para o que vou escrever.

Clássicos Modernos - Aqui vai persistir o maior descontentamento para alguns, penso que a ideia "geral" de todos, para fazer sentido nesta secção é imprescindível fixar um teto máximo, ou mínimo, para a idade que uma viatura deverá ter para se enquadrar nesta secção, será justo? NÃO!!!

Penso que hoje ou atualmente até fará sentido, mas infelizmente ao fazê-lo vamos ser injustos pois vamos deixar de fora alguns modelos com meia dúzia de anos que na opinião de muitos nós já nasceram clássicos e mereciam sem dúvida estar cá, e vamos correr o risco a aparecerem por cá carros como corsas B 1.2, puntos 1.1, clios 1.2, golfs 1.4, etc... Não quero que pensem que estou a descriminar estes carros, não estou, mas são carros sem qualquer valor ou interesse histórico, eu sei que os kadetts, 127, escorts, ou mesmo os 1200 também um dia o foram, mas nessa altura poucos pensariam nesses carros como clássicos aliás, talvez se pudesse contar pelos dedos das mãos os colecionadores de clássicos nessa altura.

Penso que aqui, o melhor critério é deixar entrar todos os carros que tenham sido classificados pelos seus construtores como "versões especiais", carros que eventualmente derivariam dum modelo produzido em série mas que por algumas alterações ou especificações próprias e especiais possa ser classificado como "futuro clássico", posso dizer por exemplo o clio Williams, um corsa opc, megane rs, punto abarth, golf VR6 e poderia dar mais exemplos mas vocês já os conhecem melhor que eu.

Eu acho que, mesmo que não seja adotada agora, no futuro este vai ser o melhor critério a ter em causa nesta secção que, à uns anos atrás não fazia sentido nenhum existir, mas cada vez mais se pode tornar numa das mais interessantes.

Abraço.
 

Rafael Isento

Portalista
Membro do staff
Portalista
(...) Isto é um pau de 2 bicos, nunca vai ser fácil agradar a gregos e a troianos.
(....) Penso que aqui, o melhor critério é deixar entrar todos os carros que tenham sido classificados pelos seus construtores como "versões especiais", carros que eventualmente derivariam dum modelo produzido em série mas que por algumas alterações ou especificações próprias e especiais possa ser classificado como "futuro clássico", (...)

Como eu te compreendo...

Também tive esse receio, só não estava alinhado com a idade, mas sem dúvida é um item a rever ;)
Sobre clássicos modernos.
- Menos de 20 anos: não faz sentido serem apelidados de clássicos, ou são outros ou Offtopic;
- 20 a 24 anos: Pré-Clássico, Neo-Clássico ou Youngtimer (apenas versões de carácter mais exclusivo ou desportivo)
- 25 a 29 anos: Clássico Moderno (assim podemos manter-nos à margem da FIVA e incluir modelos que, por ex., podem participar em manifestações de clássicos em Portugal, como o caso da autoClássico na Exponor)
 
Ando à dias para opinar, mas apesar de estar diariamente a acompanhar, a falta de tempo não me deixa escrever.

Isto é um pau de 2 bicos, nunca vai ser fácil agradar a gregos e a troianos.

Oficinas Especializadas - Sempre foi uma secção para restauros e não para dúvidas de de qualquer tipo nem reparações, quando elas aparecem, normalmente a moderação muda para o local correto. Aqui não mexia.

Diários de Bordo - Outra secção que penso não fazer sentido mexer, tem servido para relatar-mos tudo o que fazemos com os nossos clássicos, à exceção dos restauros que esses já têm a secção deles, partilhamos passeios, viagens, avarias, etc. Aqui não mexia.

Agora pedia a quem tenha interesse o máximo de atenção para o que vou escrever.

Clássicos Modernos - Aqui vai persistir o maior descontentamento para alguns, penso que a ideia "geral" de todos, para fazer sentido nesta secção é imprescindível fixar um teto máximo, ou mínimo, para a idade que uma viatura deverá ter para se enquadrar nesta secção, será justo? NÃO!!!

Penso que hoje ou atualmente até fará sentido, mas infelizmente ao fazê-lo vamos ser injustos pois vamos deixar de fora alguns modelos com meia dúzia de anos que na opinião de muitos nós já nasceram clássicos e mereciam sem dúvida estar cá, e vamos correr o risco a aparecerem por cá carros como corsas B 1.2, puntos 1.1, clios 1.2, golfs 1.4, etc... Não quero que pensem que estou a descriminar estes carros, não estou, mas são carros sem qualquer valor ou interesse histórico, eu sei que os kadetts, 127, escorts, ou mesmo os 1200 também um dia o foram, mas nessa altura poucos pensariam nesses carros como clássicos aliás, talvez se pudesse contar pelos dedos das mãos os colecionadores de clássicos nessa altura.

Penso que aqui, o melhor critério é deixar entrar todos os carros que tenham sido classificados pelos seus construtores como "versões especiais", carros que eventualmente derivariam dum modelo produzido em série mas que por algumas alterações ou especificações próprias e especiais possa ser classificado como "futuro clássico", posso dizer por exemplo o clio Williams, um corsa opc, megane rs, punto abarth, golf VR6 e poderia dar mais exemplos mas vocês já os conhecem melhor que eu.

Eu acho que, mesmo que não seja adotada agora, no futuro este vai ser o melhor critério a ter em causa nesta secção que, à uns anos atrás não fazia sentido nenhum existir, mas cada vez mais se pode tornar numa das mais interessantes.

Abraço.
Como diz o senhor Rafael ha veiculos que deveriam ter o estatuto de classicos, pois o sao e mesmo passado pouco tempo vê-se poucos em circulação. Eu estou a pensar por exemplo no meu Audi TTS MK2 2.0 TFSI (TTS quattro) 2009 ou no rarinho Audi TT MK1 1.8 T quattro Sport de 2006, ou então o também raro Audi TT MK1 3.2 V6 quattro produzido de 2003 a 2006, que pouco são mais velhos que o meu.
 

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Como diz o senhor Rafael ha veiculos que deveriam ter o estatuto de classicos, pois o sao e mesmo passado pouco tempo vê-se poucos em circulação. Eu estou a pensar por exemplo no meu Audi TTS MK2 2.0 TFSI (TTS quattro) 2009 ou no rarinho Audi TT MK1 1.8 T quattro Sport de 2006, ou então o também raro Audi TT MK1 3.2 V6 quattro produzido de 2003 a 2006, que pouco são mais velhos que o meu.

Calma! Esses modelos ainda têm de esperar muitos anos. Muitos mesmo.
 
Topo