O retorno do HALIFAX!

Mike Silva

O aprendiz
Ser um bombardeiro de guerra, tem os seus contras: Por algum motivo ou por outro, estão sempre a levar com uma carga de tiros em cima, e uma vez despenhados, quer os inimigos quer os aliados, apressam-se a retirar partes reutilizáveis, e a derreter o alumínio para fazer novos aviões.

Depois, quando acaba a guerra, as pessoas não querem nem ouvir falar disso, apenas querem que as fábricas de aviões façam motorizadas e carritos baratos para reconstruir o país.

Por isso não é de admirar que certos modelos de bombardeiros da segunda guerra Mundial, tenham ficado EXTINTOS. O Handley Page Halifax, com o seu duplo leme direccional, foi um deles.

...Não mais!


Uma equipa de entusiastas, ajudado pela British aerospace, dedicou-se a RECONSTRUIR um Halifax, utilizando peças espalhadas pelo Mundo, e mesmo parte da fuselagem de um que se despenhou na ilha de Lewis, a Oeste da Escocia, e que estava a servir de GALINHEIRO!

Um Modelo de transporte Hastings,produzido em 1951, que utilizava a estrutura central do Halifax, foi desmantelado para servir de doador . Os quatro motores radiais de dezasseis cilindros, foram oferecidos pela Força Aérea francesa, que os desmontou de alguns Noratlas desactivados. O avião, foi baptizado de "sexta feira 13" á semelhança de um conhecido modelo que foi desmantelado logo após o final da guerra.

Este Halifax, embora não voe, está actualmente em exposição na base de Elvington, em Yorkshire no Norte de Inglaterra. Os motores e instrumentos trabalham! Elvington era uma base onde os Halifax operavam , e dali sairam muitos para ir despejar umas bombazitas em cima da quadrilha do Adolf.

Conto ir lá ver este avião, unico no Mundo,um dia destes. Sempre é melhor do que ir meter a familia dentro de um centro comercial para comer uma Pizza.


Deem uma vista de olhos aqui, enquanto eu não coloco mais fotos sobre isto:

http://www.bomber-command.info/f13elvington.htm
 
Topo