O Carro do Século está este ano a comemorar o seu 100º aniversário

Manuel Ferreira Dinis

Dinis Vila Real
Portalista
Eleito em 1999, por um júri de 133 jornalistas, como o Carro do Século, o Ford T está este ano a comemorar o seu 100º aniversário.
 

Manuel Ferreira Dinis

Dinis Vila Real
Portalista
Henry Ford, popularizou o automóvel no mundo com o lançamento do modelo T e com ele a indústria automobilística nos Estados Unidos,. Desde 1908 a 1927 foram comercializado 15 milhões de unidades do automóvel que revolucionou a indústria automobilística.
O primeiro T, foi produzido no dia 1º de Outubro de 1908. Constituiu um marco por se tratar do primeiro automóvel de baixo preço e produção em massa, com a oferta de peças para reposição. Ele tinha um motor de quatro cilindros, de 20 cv, pesava 540 kg e atingia a velocidade máxima de 72 km/h, com consumo de 5,5 km/l a 9 km/l de gasolina.
O FORD MODELO T, foi o primeiro carro produzido numa linha de montagem, era oferecido inicialmente apenas na cor preta. No Brasil o modelo 'T' foi apelidado de "Ford de bigode" devido as duas manetes na coluna de direcção, uma para o avanço de faísca e outra, do acelerador, que era de mão.
O uso do álcool como combustível já era o objectivo de diversas empresas e governos desde o início do século XX. O próprio Henry Ford, rodou com um Ford de 1914 abastecido com álcool. É famosa sua previsão para o New York Times, em 1925: o álcool seria o "combustível do futuro".
 

Anexos

Manuel Ferreira Dinis

Dinis Vila Real
Portalista
Até 27 de Maio de 1927 foram produzidas 15 milhões de unidades, dia em que a Ford decretou oficialmente o fim da produção do carro que Henry Ford chamava de “universal”.
Henry Ford foi o maior industrial do século XX. Transformou o bairro de Detroit, Dearborn numa cidade, com a montagem do seu Ford T. Era um automóvel tão leve como simples que podia ser reparado com as ferramentas de um ferreiro. O motor de quatro cilindros com 2.9 litros de cilindrada era muito simples e confiável.
 

Anexos

É o carro que eu sempre sonhei ter.

Digo a todos os meus amigos que gostava de possuir um exemplar.

E tal como Henry Ford dizia por graça:

Qualquer cidadão pode comprar qualquer tipo de automóvel, desde que seja o modelo T; e também pode escolher a cor, desde que seja preto.
 

Francisco Costa

Portalista
Portalista
De facto um carro com uma imensa história e que procovou uma revolução na indústria automóvel!


Diogo Lisboa disse:
Fantástica máquina!! Parabéns!:D

Ainda é possível comprar um T barato?
Depende do que consideres barato Diogo ;)
 

Francisco Costa

Portalista
Portalista
Diogo Lisboa disse:
Em bom estado, quanto custaria um?:D
Por ser muito raro e pela importância histórica que este carro tem, penso que não se pode definir um preço. Quem os tiver e os quiser vender, é que definem o preço de venda.
 
Francisco Costa disse:
Por ser muito raro e pela importância histórica que este carro tem, penso que não se pode definir um preço. Quem os tiver e os quiser vender, é que definem o preço de venda.
Os museus não os vendem e quem os tem deve ser rico o suficiente para nunca os vender.

Já devem ser bastante raros.
 

Mike Silva

O aprendiz
Guiar um T, é uma experiência interessante. Os pedais não são como os carros normais, e tem de se operar uma alavanca para o carro arrancar.

Mesmo com o advento do barato Austin Seven, O T conseguia ser vendido em 1925 a um preço inferior ...

Um ícone fortíssimo da História. Viva o T...
 
Provavelmente(posso estar a dizer um disparate de tamnha gigante:D) deve valer para cima dos 30.000€....

Uma grande maquina de facto ja aora...

ParaTens :D:cool:
 
O ford T foi e será sempre um ícone da História Automóvel que nos marca pela sua beleza e pelo modo como revolucionou a forma de montar os veículos da época...

Desejo os parabéns não só a este carro, como todos os que possuem um e também ao Henry Ford...

Não se esqueçam que sem ele, em princípio o projecto não surgiria....:rolleyes::oo:feliz:

Cumprimentos
FF
 
Topo