Motor Classico Nº2 - Abril 2007

Marco Pestana

MarcoSprint MarcoVW61
Eu gosto da revista "Motor Clássico" que fique bem explícito...E tenciono ficar como assinante.

E sou assinante da " Topos & Clássicos ".

Não estou ligado a meios de comunicação social nem automóvel.

Nem parto para "guerrinhas parvas", como pode verificar em post´s anteriores colocados por mim.

Mas não sou de dizer as coisas por terceiros, quando vejo que existe alguma situação que considero menos correcta.

A revista solicitou ao colega de fórum Pedro Moniz Barreto colaboração e nem se dignaram a agradecer, eis outro exemplo! Mau profissionalismo.

E com certas incorrecções sobre os 02, tenho certeza que não foram proferidas pelo Barreto, que é expert na área.

As coisas neste nosso Portugal têm que começar a serem ditas, em vez de andarmos sempre para trás com rodeios e caldinhos de galinha, que nem atam nem desatam!

Por favor...
 
OP
OP
Vitor Dinis Reis

Vitor Dinis Reis

Pre-War
Membro do staff
Portalista
Pela parte que me toca, fiquei agradavelmente surpreendido pelo rápido esclarecimento do autor do caso "Autoportal" :)D).

Esta atitude terá sido mais importante que o seu conteúdo. Revelou atenção e procurou aproximar-se dos seus leitores. Assim sim, uma revista com vistas para o que se passa à sua volta. Promete!

Voltando ao motivo deste tópico: já li a revista da primeira à última página e quando acabei senti pena!
Não por qualquer erro ou falha mas por ter acabado!

Gostei mais desta edição do que da Nº 1. Está mais equilibrada, nota-se que tentaram agradar ao maior número possível de entusiastas. Fala de clássicos populares, de carros de corrida e de peças únicas. Faz-nos sonhar (MB W165) e oferece-nos um bom bocado de história (Studebaker; Rali de Portugal) sem descurar a actualidade (Caverna de Ali-Bábá; Notícias) e a competição (Regularidade Histórica Sport).

Na questão dos BMW não me meto... confesso-me um profundo ignorante na matéria. Certamente será motivo de conversa com o amigo Pedro Barreto no próximo encontro do ACCA.
Aproveito para mostrar imagens exclusivas do "IB-87-24" do Pedro:
Ver anexo 3965

Ver anexo 3961

E ainda lanço um desafio: que carro vou a conduzir?
Ver anexo 3969
sim eu sei que não se tira fotos a conduzir... :rolleyes:
 

Anexos

  • 2004-09-12 051.JPG
    2004-09-12 051.JPG
    66.6 KB · Vistos: 11
  • 2004-09-12 053.JPG
    2004-09-12 053.JPG
    69.7 KB · Vistos: 11
  • 2004-09-12 059.JPG
    2004-09-12 059.JPG
    68.2 KB · Vistos: 5
  • 2004-09-12 060.JPG
    2004-09-12 060.JPG
    63.4 KB · Vistos: 10
  • 2004-09-12 061.JPG
    2004-09-12 061.JPG
    84.9 KB · Vistos: 12
  • 2004-09-12 067.JPG
    2004-09-12 067.JPG
    79.8 KB · Vistos: 16
  • 2004-09-12 078.JPG
    2004-09-12 078.JPG
    96.4 KB · Vistos: 12
  • 2004-09-12 119.JPG
    2004-09-12 119.JPG
    73.1 KB · Vistos: 9
  • 2004-09-12 036.JPG
    2004-09-12 036.JPG
    62.1 KB · Vistos: 23

Rui Rego

bmw2002t
Jorge Faustino disse:
Tem erros tem o_O :p
O Barreto ajudou no que pode fornecendo material e conversando mas o reporter "estrábico" interpretou à maneira dele e fez como quis. Claro está que o Barreto só leu o artigo depois de comprar a revista... Digo eu... mas não me acredito que tenha sido de outra forma... olha quem...

È pena, pois o Pedro é um poço de informação sobre '02 e toda a informação que ele disponibilizou se fosse toda aproveitada era uma mais valia para todos nós(leitores).

Quero dar as boas vindas ao sr. Adelino Dinis e dizer que prezo muito a atenção que teve pelo Portal, dirigindo-se a nós e esclarecendo o lapso.
 

Pedro Pires

pedrompires
De uma forma geral tenho gostado da Revista Motor Clássico, contudo penso que ainda tem um longo camiho a percorrer, sobretudo no que concerne à cobertura jornalistica dos eventos que existem um pouco por todo o nosso país. A qualidade da escrita, é sem dúvida das melhores.

Até agora o artigo que mais interesse me suscitou na Motor Clássico, foi sem dúvida a dos BMW 02. Um artigo muito bem elaborado, fruto de um trabalho de investigação profundo, que só pode ter sido efectuado pelo Pedro Barreto. O Pedro é sócio do HACETS, e pelo que conheço dele, é uma pessoa persistente, interessada e investigadora, características estas fundamentais na elaboração de um artigo tão pormenorizado como aquele.

Relativamente à "gaffe", é um pouco grosseira, diga-se de passagem, sobretudo para uma nova publicação que se quer afirmar como profissional e de qualidade, contudo lembro que na T&C também existem grandes "gaffes". Também não quero alimentar guerras, no entanto lembro que a Revista Motor Clássico possui um Fórum na Net em http://forum.motorclassico.pt e o Portal poderá ser sem dúvida um grande concorrente...

Nota negativa para o Fórum da Motor Clássico, sobretudo na forma como abordam os eventos organizados por terceiros, são muito incisivos, sarcásticos e denota-se por vezes algum cinismo na critica que efectuam, sem que a Moderação intervenha, talvez por interesse próprio... Não conhecia esse Fórum, fiquei a conhecer-lo pela critica que fizeram à IV Automobilia Ibérica da Moita e entretanto já o li e denota-se uma tendência claramente elitista. Espero que as tendências do Fórum deles não contagiem a Revista!
 
Finalmente tive vontade para ler o dossier sobre o carro de família 02 :D :D.

Realmente é um desastre, ainda pior de o dos Alfas, não só não fizeram o mínimo esforço para diferenciar as diferentes séries de 02's, como dão a entender que só existem aqueles dois modelos. Os erros técnicos abundam bem como alguns erros da sua historia em competição. No entanto consegue dar uma ideia geral sobre o carro.

Contudo, e como toda a gente erra (até a enciclopédia automóvel Beaulieu tem erros), é uma revista de qualidade, das melhores que já se fez em Portugal.
 
Ricardo Santos Silva disse:
Sim colaborei duas vezes com a motor clássico, qunado comprei o nº1 e agora o nº2.
:wacko:
(parece que gostam mesmo é de alarido)

Quando comentei, foi acerca da referencia errónea da revista a este fórum!!! E no que a isso diz respeito alguém da revista deu a cara, o quue me parece correcto.

Não percebo nada de BMWs, que me desculpem, mas talvez também não percebam muito de Opeis ou de outras marca!

Agradeço que esclareçam os erros que existem na reportagem, pois se existem é de certa forma grave para a credebilidade de uma revista sobre clássicos!

Se existem outros assuntos entre o portal e o motor clássico, eu desconheço. Mas como tenho por feitio acreditar na boa fé das pessoas, não parto logo para a ofensiva.

Agora peço-vos é que me deixem de fora de questões mesquinhas e do fácil apontar de dedo quando nem se conheçe quem está do outro lado do monitor.

Olá

Bom eu já colaborei três vezes com a revista quando comprei o numero 0 , o 1 e o 2... inclusivamente escrevi aqui neste fórum grandes elogios à revista chegando mesmo a dizer que poderia ser uma "séria ameaça" À T&C que estava a sair para as bancas cada vez com menos substrato.
De um modo geral até gosto bastante da Motor Clássico, mas confesso que este artigo me fez questionar a revista no que toca ao rigor seu conteúdo.
Erros... Todos cometem e principalmente quando se falam de números, a dada altura por exemplo, mesmo por cima de uma foto fala-se do 1600 com 75cv, isso embora enganoso, compreendo perfeitamente e nem sequer abala a minha confiança na referida publicação.
Infelizmente, um artigo que induz do principio ao fim as pessoas a pensar que que os 1600 eram diferentes dos 2002, apontando diferenças que apenas têm a ver com o facto do primeiro carro ser de 1969 e o segundo de 1974 é competência, pois dois restylig os separam e é essa a diferença. As diferenças entre os 2002 e os 1600 existem realmente mas "só visíveis à lupa".
Também não percebo nada de BMs e muito menos de outras marcas, e se por acaso tivesse de escrever algo sobre automóveis garanto que pediria ajuda para a pesquisa e principalmente para a revisão do texto não fosse estar a dizer alguma bacorada.
Para já posso afirmar que vou continuar a comprar a revista pois espero que a Motor clássico tenha aprendido alguma coisa com este erro. São os maus artigos que comprometem o futuro das publicações principalmente quando se fala de imprensa especializada.

Quanto ao incidente entre dois utilizadores dos os fóruns que houve em tempos... nada tive, nem tenho a ver com isso, sou apenas um utilizador que diz o que pensa e que gosta muito de automóveis, nem percebo porque raio é que isso é chamado para aqui.
 
Pedro Pires disse:
Até agora o artigo que mais interesse me suscitou na Motor Clássico, foi sem dúvida a dos BMW 02. Um artigo muito bem elaborado, fruto de um trabalho de investigação profundo, que só pode ter sido efectuado pelo Pedro Barreto.

Tendo em conta o que escrevi neste tópico sobre o referido artigo... se fosse o Pedro Barreto era capaz de ficar ofendido com esta afirmação.
 

Pedro Pires

pedrompires
Jorge Faustino disse:
Tendo em conta o que escrevi neste tópico sobre o referido artigo... se fosse o Pedro Barreto era capaz de ficar ofendido com esta afirmação.

Lamento, mas não me expliquei de uma forma completa e induzi-o talvez em erro. O que pretendi dar a entender foi o artigo sobre a produção dos BMW 02 em Portugal que, segundo sei foi um trabalho de investigação elaborado pelo Pedro Barreto.
 
boas !!!
Mais uma vez comprlolei uma revista de classicos!!!! e pouco ou nada aprendi!!! e pouco sei!!!
Claro que esta publicações e para chegar ao maximo de publico!!!!
Eu acho que nao compro mais nenhuma!!!
o que eu gostava de ver sobre os 02 era os extras da epoca !!!!
como colocar um carro original com diferentes peças !!!! sim as motorizações e o resto que está na revista claro que é obvio... e la ocupam demasiadas paginas a dizer o mesmo por outras palavras....
As fotos nada de especial mesmo podiam ter se esforçado mais!!!!
 
Pedro Pires disse:
Lamento, mas não me expliquei de uma forma completa e induzi-o talvez em erro. O que pretendi dar a entender foi o artigo sobre a produção dos BMW 02 em Portugal que, segundo sei foi um trabalho de investigação elaborado pelo Pedro Barreto.


Ok isso sim, teve a ajuda do Pedro Barreto que forneceu documentação e as fotos. Quanto a essa parte parece-me bem, mas os números e as datas não são a minha paixão logo não me pronuncio sobre o assunto.

Gosto de falar sobre carros mas o que eu não domino... limito-me a ouvir:D
 
José Guimarães disse:
boas !!!
Mais uma vez comprlolei uma revista de classicos!!!! e pouco ou nada aprendi!!! e pouco sei!!!
Claro que esta publicações e para chegar ao maximo de publico!!!!
Eu acho que nao compro mais nenhuma!!!
o que eu gostava de ver sobre os 02 era os extras da epoca !!!!
como colocar um carro original com diferentes peças !!!! sim as motorizações e o resto que está na revista claro que é obvio... e la ocupam demasiadas paginas a dizer o mesmo por outras palavras....
As fotos nada de especial mesmo podiam ter se esforçado mais!!!!

Olá

Não te esqueças que este tipo de revistas têm clientes muito vastos vocacionados para as mais diversa marcas, e que muito provavelmente não conheciam sequer a história do 02. Nesse ponto o artigo sobre o 02 tem todo o valor. Estivesse ele correcto na comparação 1600-2000.
Eu por exemplo gostei de ler sobre os Alfas no nª1 que são carros que eu também gosto muito, e sobre os quais quase nada sei.
Como aficionado BMW o melhor mesmo é compareceres um dia num passeio do BACP e aí podes ver tudo quanto é extra de 02 ;)
Entretanto enquanto não o fazes o caminho é só um, ler daqui e dali, falar com A e B, de modo a somares conhecimentos que dificilmente encontras em alguma revista pelo menos num único artigo.
 
Marco Pestana disse:
:D ;)

o "Novo" BMW 1602 do Pedro M. Barreto! ;)

Posso confirmar :D também conheço bem esse carro.

A minha paixão por 02 é antiga mas vou-vos confidenciar uma coisa: esse foi o primeiro 02 que eu conduzi o_O tinha o Pedro acabado de o salvar da prensa.
Sim esse carro tinha sido entregue na Renault para abate. :oo após 30 anos de garagem e 60000kms, feitos pelo único dono.
 
OP
OP
Vitor Dinis Reis

Vitor Dinis Reis

Pre-War
Membro do staff
Portalista
Jorge Faustino disse:
Posso confirmar :D também conheço bem esse carro.

A minha paixão por 02 é antiga mas vou-vos confidenciar uma coisa: esse foi o primeiro 02 que eu conduzi o_O tinha o Pedro acabado de o salvar da prensa.
Sim esse carro tinha sido entregue na Renault para abate. :oo após 30 anos de garagem e 60000kms, feitos pelo único dono.
Pelos vistos esse carro começa a ter história em Klassische BMW Taufe (Batismos BMW Classicos) :D Também foi o 1º 02 que conduzi.

Voltando à revista: desafio-os a falar também do que gostaram neste número.

Penso que, embora com alguns erros, temos novamente uma publicação de qualidade escrita na nossa língua. E não me parece que esta questão esteja a ser suficientemente valorizada face ao rol de críticas que por aqui se lê.
Os responsáveis pela revista já mostraram estar atentos à opinião dos leitores e acredito que irão tentar corrigir os erros apontados por todos.

Continuo a achar que com as duas revistas existentes ficamos bem servidos. A TC é mais "popular", quase um jornal e a MC tem mais "sumo", ideal para ir guardando para reler em qualquer altura.
 

Alexandre Berardo

alfaberardo
Olá amigos,
continuo sem perceber o que é o "Quilómetro de Aflição" (ver página 73 da Motor Clássico nº2).....


Talvez "Aferição" em vez de "Aflição" não?? :D :D
 
Vitor Dinis Reis disse:
Voltando à revista: desafio-os a falar também do que gostaram neste número.

Penso que, embora com alguns erros, temos novamente uma publicação de qualidade escrita na nossa língua. E não me parece que esta questão esteja a ser suficientemente valorizada face ao rol de críticas que por aqui se lê.
Os responsáveis pela revista já mostraram estar atentos à opinião dos leitores e acredito que irão tentar corrigir os erros apontados por todos.

Continuo a achar que com as duas revistas existentes ficamos bem servidos. A TC é mais "popular", quase um jornal e a MC tem mais "sumo", ideal para ir guardando para reler em qualquer altura.

Bom, isso é um facto, a revista não é só defeitos. Eu teci duras criticas ao artigo, mas como devem ter percebido é só ao artigo e à primeira parte, onde fazem aquela comparação absurda e sem nexo.
Se alguém tem culpa foi quem escreveu o dito artigo e espero que a minha indignação tenha servido ao menos para o editor saber avaliar as pessoas que colaboram na Motor Clássico.
Há ainda outra hipótese, que é a da revista pressionar os colaboradores com timings muitos curtos impedindo-os de fazer os eu trabalho decentemente, aí sim o editor tem culpa.
Uma coisa é certa, este tipo de episódios podem fazer perigar a credibilidade da revista e a sua continuação. Quem de direito tem de ter obrigatoriamente isto em atenção.
Quanto ao resto do que se pode ler na Motor Clássico nº 2, parece-me bem e dou nota positiva, gosto do que tenho lido, só não gosto mesmo dos comparativos entre clássicos e carros novos. Não compreendo, tal como não compreendo a comparação entre carros motas e aviões que muitos jornalistas gostam de organizar para gozo próprio. Digo eu que sou má língua...:D

Espero que a Motor Clássico seja um projecto para ficar entre nós durante longos anos.
 

Renato Pinto

YoungTimer
Olá a todos,

Será que alguém pode disponibilizar um scan desta edição, da parte sobre a colecção de 200 carros que estavam num armazém?

Obrigado!
 
Topo