Maserati Boomerang vs Porsche Tapiro

Deleted member 1475

Antes Francisco Lemos Ferreira
Portalista
1973 DOIS SUPERDESPORTIVOS A 300 KMS. POR HORA
MASERATI BOOMERANG
Com a abertura do Salão Torino o Boomerang alcançou o objectivo para o qual foi projectado, reflectindo uma série de soluções novas, demonstrativa diferentes estágios do trabalho do projecto do corpo Ital-Project.
O modelo deu imediatamente uma idéia das possibilidades de criação de novos estilos. Estas possibilidades chegaram no protótipo aplicado nos componentes mecânicos comprovadamentes bons. A Maserati usou o chassi gentil e os componentes mecânicos de seu modelo de Bora.
O Boomerang é um coupé de dois lugaress cujo motor central e de orentação/is norte sul o Maserati4.719 c.c 8 cilindros que desenvolve 310 cv às 6.000 rotações, atingindo 300Km/h representado as ideias da Ital-Project para um carro do desportivo no limite da funcionalidade, além de que o condutor teria de ser ágil para entrar e conduzir.
De acordo com seu autor, G. Giugiaro, a essência do projecto é sumariado em poucos assuntos básicos, em torno do que se torna no movimento total. As linhas apararam e esticaram, tendendo para um ponto afluente definido, elasticidade a imagem que procura o Boomerang.

ENGENHARIA MASERATI BOOMERANG Motor: 8 cilindros em V a 90º de 4.719 c.c. Potência 310 CV, (DIN) a 6.000 RPM. Caixa de Velocidades:: 5 Quadro: do tipo completo. Tampas: Michelin 26/15. Jantes: Momo Ital-Project.
Dimensões: Comprimento 2.600 milímetros; comprimento: 4.342 milímetros; largura: 1.860 milímetros; altura: 1.070 milímetros.

PORSCHE TAPIRO
G. Giugiaro tem preferido agora rejeitar o carro sonhado e fazer um que se ajusta a uma realidade concreta. Sem dúvida, o chassis do Porsche é uma garantia absoluta de uma produção do rendimento excepcional. Neste modelo, construído no chassi Porsche, o comprimento foi deixado inalterado, comparado com as dimensões originais, não obstante, os presentes do protótipo tem as seguintes variações gerais: a altura foi reduzida em 110 milímetros; a largura aumentou em 100 milímetros; o comprimento aumentou em 75 milímetros, e em uma redução de 40 milímetros na peça traseira do automóvel. O aspecto agressivo do Tapiro vem do seu perfil penetrante e assim impressionante sua “parte traseira rápida”. Ambas as qualidades são típicas dos carros de competição de alto rendimento, cancelando as peças do corpo superior para obter consequentemente um melhor rendimento em velocidades elevadas.
Da parte superior, à parte dianteira, os segmentos do corpo são abertos no ventilador para criar as cristas laterais, da linha da cintura. Este projecto tem vida e movimento e visibilidade na posição com o condutor. Na visão lateral, o ângulo criado pelas capotas, pelos pára-brisas e pelo segmento do tecto, obedece ao sentido clássico de Giugiaro para os efeitos de 180º. As capotas são equipadas com o impulso maior, melhorou os efeitos aerodinâmicos.

ENGENHARIA PORSCHE
Motor: Porsche 911/S, situado en posição central; 6 cilindros (3 + 3 horizontais opostos); 4 tempos, 2 carburadores de triplo corpo; refrigerado a ar e lubrificação por cárter seco.
Transmissão: Tracção traseira, caixa de 5 e embraiagem de monodisco seco.
Rodass: Frontais jantes 8x15; traseiras, jantes 9x15, pneus Dunlop.
Carroceria: Coupé duas portas com estructura soldada ao bastidor.
Dimensões: comprimento 4.060 milímetros; altura 1.760 milímetros.
 

Anexos

Manuel Ferreira Dinis

Dinis Vila Real
Portalista
Dois carros extraordinários e algumas coincidências:

Concebidos na ItalDesign pelas mãos de Giugiaro.
Vendidos para Espanha.
Ambos não passaram de protótipos.
Um já foi restaurado e assinado pelo seu designer enquanto o outro aguarda que o seja.
 
Topo