Marlei - Made In Portugal

João Pedras

Pre-War
Premium
Portalista
Re: Carro Português "Marlei"

MARLEI


Marlei feito por Mário Moreira Leite em Vila Nova de Gaia nos anos 50 .

Começou como uma Olympia Caravan de 50 que chegou completamente desfeita. Mário Leite, chefe da oficina usou o chassi, suspensão e o motor do Opel, juntou a caixa de velocidades de um Vauxhall, para criar um carro de sport para a classe 1500 cc do campeonato nacional. Não estava sózinho nesta luta , pois existia nessa altura uma mão cheia de construtores artesanais dos quais destaco o Alba, feito na Metalurgia Alba em Albergaria a Velha, o PE, FAP, etc, usando motores de várias marcas, em especial os Fiat.

Mário Leite, fez tudo , desde o desenho até às transformações do chassis, motor e caixa. Aproveitou o chassi, reforçando-o e colocou uma carroçaria em alumínio, feita numa só peça, o que reduziu o peso de forma drástica, apenas 45 kg . 2 pessoas podiam com facilidade levantar a carroçaria do carro. No final o peso não ultrapassava os 580 kg. Ao querer homologar o carro surgiram muitos contratempos o que atrasou a apresentação e inscrição em provas , tendo entretanto aparecido nesta classe carros especiais como os Porsche, Denzel, etc. Apesar de poucas provas ter feito, conseguiu alguns resultados de relevo, tendo sido abandonado pouco depois, já que era difícil competir com carros importados, mais potentes e utilizando mecânicas mais evoluídas.

Algumas características técnicas :


Fabricante Opel recostruído Marlei – 1954
Modelo Sport 2 lugares
Matrícula EB-16-93
Distância emtre eixos 2390 mm
Chassi # L 003219
Motor # 15-L50-35562
Motor 4 cilindros 1488 cc
Potência 48 cv

Está hoje no “ Museu dos Transportes e Comunicações “ no Edificio da Alfandega do Porto, Rua Nova da Alfandega - 4050-430 Porto, Fax223403098 , website www.amtc.pt . José Barros Rodrigues escreveu um livro acerca deste carro.
 
Topo