Título Portalista

Jorge M Martins

Clássico
Eu venho cá todos dias, tenho poucos posts, também não percebo muito de mecânica e os meus 2 classicos passam muito tempo parados, não tenho tempo para eles . Mas na minha opinião estes extremismos só estragam ao fórum. Já vi aqui muito boa gente a orientar-se na vida e não é só á custa da malta que tem mais de 100 posts...Também já vi algumas foruns desaparecerem à custa de posições muito extremadas...É preciso calma ☺
 
Eu venho cá todos dias, tenho poucos posts, também não percebo muito de mecânica e os meus 2 classicos passam muito tempo parados, não tenho tempo para eles . Mas na minha opinião estes extremismos só estragam ao fórum. Já vi aqui muito boa gente a orientar-se na vida e não é só á custa da malta que tem mais de 100 posts...Também já vi algumas foruns desaparecerem à custa de posições muito extremadas...É preciso calma ☺

Jorge se um deles é esse BJ da imagem, por favor partilhe! Tenho cá uma "armada" de Toyotas da qual faz parte também um BJ40 (pertença do meu pai).
 

Jorge M Martins

Clássico
Ele já tem fotos por aí em alguns tópicos, mas não tem diário de bordo, tenho que tratar disso, não sei é se tenho fotos à altura
 

Rafael Isento

Portalista
Membro do staff
Portalista
Se a minha contabilidade está correta, ainda me falta 66 posto, para poder ver o 33 do Rafael
Caro Jorge, nunca eu em 18 de Agosto de 2015 pensei que fosse escrever tanto num fórum. À data já são mais de 4700 publicações. Só este sábado é que faço 3 anos de presença nesta casa.
Também não tinha muito a dizer nem tinha o conhecimento que tenho hoje, o Portal ajudou-me bastante a crescer neste meio.
Quando há vontade, tudo é possível.
O DB do BJ40 é um bom mote para somar 100 publicações num esfregar de olhos ;)
 

João Pereira Bento

128coupe
Premium
Portalista
Ontem fui "bloqueado" no tópico do 128 Coupé vermelho ao vivo na N1/IC2, pôs-se à minha frente como um foguete.
Também não comento :ph34r:

Pensei, vou ultrapassar num acto exibicionista. O outro carro que vinha de frente começou logo a fazer sinal de luzes.



Não são os membros com mais de 100 comentários que sabem muito, os que sabem mesmo muito estão calados a ver se aprendem ainda mais (generalizando). Facilmente chegavam aos cem ou cento e vinte e oito comentários. Devia existir a opção +128 comentários. :p



Um dia fui ver um carro na Amadora e o senhor recomendou ver os meus tópicos, que era um cromo e tal mas arranjava tudo para o carro e ia ser fácil o seu restauro, etc, etc, etc. Quando me despedi disse quem era. :p
 

Antonio Godinho

Veterano
Premium
Portalista
Boas

Ora bem, nem sei muito bem por onde começar…

Depois das muitas opiniões já aqui manifestadas apraz-me acrescentar a minha.

Sou um assíduo frequentador de fóruns relacionados com a minha viatura, nomeadamente franceses. A única exigência que fazem é a de uma simples inscrição. Quem quer participar, participa, quem não quer observa. Quem quer fazer parte do clube paga a inscrição e uma quota anual, quem não quer, continua a ter acesso a toda a informação disponível sem qualquer contrapartida. Estes fóruns têm centenas de seguidores o ambiente é saudável e a informação é excecional, aberta e sem restrições. E agora isto é bom, ou é mau? No meu entender é bom. Tenho aprendido bastante e aplicado bastante a aprendizagem que me proporcionam. Pedem-me algo em troca? Não, apenas a inscrição. Vou lá sonegar informação? Sim, e então? Aproveito essa informação para mim e ainda replico parte dessa aqui no fórum. É mau? nem por isso. Todos saímos beneficiados e quando escrevo todos, refiro-me aos deste fórum e aos dos outros. Ao fim e ao cabo o objetivo é comum que é o de restaurarmos e conservarmos o património de "clássicos" que por aí existe. Quando começamos a criar "capelinhas" começamos, mesmo, que indiretamente, a criar aos poucos mau ambiente e isso decerto não será saudável dentro de uma comunidade cujo objetivo é comum. Existem foristas incómodos, certamente que sim. Contudo, a esses se não lhes for "alimentado o ego" depressa seguirão outros rumos. Por fim, para aqueles que fazem muita questão de restringir a informação que publicam "+100posts" sinceramente ,considero um exagero, é quase um segredo e segredos não se contam nos fóruns.

Fica aqui o meu desabafo e isto apesar de iniciar os meus posts com um " Boas" e de ter acesso aos "+100 posts" :)

Cumps,
 
Última edição:

João Pereira Bento

128coupe
Premium
Portalista
Boas

Ora bem, nem sei muito bem por onde começar…

Depois das muitas opiniões já aqui manifestadas apraz-me acrescentar a minha.

Sou um assíduo frequentador de fóruns relacionados com a minha viatura, nomeadamente franceses. A única exigência que fazem é a de uma simples inscrição. Quem quer participar, participa, quem não quer observa. Quem quer fazer parte do clube paga a inscrição e uma quota anual, quem não quer, continua a ter acesso a toda a informação disponível sem qualquer contrapartida. Estes fóruns têm centenas de seguidores o ambiente é saudável e a informação é excecional, aberta e sem restrições. E agora isto é bom, ou é mau? No meu entender é bom. Tenho aprendido bastante e aplicado bastante a aprendizagem que me proporcionam. Pedem-me algo em troca? Não, apenas a inscrição. Vou lá sonegar informação? Sim, e então? Aproveito essa informação para mim e ainda replico parte dessa aqui no fórum. É mau? nem por isso. Todos saímos beneficiados e quando escrevo todos, refiro-me aos deste fórum e os dos outros. Ao fim e ao cabo o objetivo é comum que é o de restaurar-mos e conservarmos o património de "clássicos" que por aí existe. Quando começamos a criar "capelinhas" começamos, mesmo, que indiretamente, a criar aos poucos mau ambiente e isso decerto não será saudável dentro de uma comunidade cujo objetivo é comum. Existem foristas incómodos, certamente que sim. Contudo, a esses se não lhes for "alimentado o ego" depressa seguirão outros rumos. Por fim, para aqueles que fazem muita questão de restringir a informação que publicam "+100posts" sinceramente ,considero um exagero, é quase um segredo e segredos não se contam nos fóruns.

Fica aqui o meu desabafo e isto apesar de iniciar os meus posts com um " Boas" e de ter acesso aos "+100 posts" :)

Cumps,

Concordo em absoluto. Quem tem segredos só os mostra se quiser.

A questão da limitação para mim passa por incentivar quem não participa a dizer qualquer coisa e isto crescer. :) Admito que a limitação possa precisamente afastar as pessoas.

Eu nos meus tópicos de restauro optei por limitar a 10 comentários e o diário de bordo está aberto. E como já referi não gosto quando me dizem que seguem os meus tópicos e não participam. Não é para vir dar graxa nos meus, nem gosto. É porque são pessoas com carros muito mais interessantes que o meu, com tanto conhecimento e projectos únicos. Alguns perdem tanta hora no facebook e vir mostrar os seus projectos nada. :)
 
Regresso ao debate sobre este tema, na sequência do dilema, em jeito de reflexão, colocado pelo Afonso Patrão.

Na altura da implementação desta funcionalidade, deixei expressa a minha opinião relativamente à organização do fórum, colocando algumas questões e deixando algumas sugestões. Na altura, o Vitor Dinis Reis apresentou a sua visão e esclareceu alguns quesitos.

Ficou no entanto por esclarecer, o porquê de nunca ter sido adoptada a medida mais básica de protecção da privacidade dos utilizadores deste fórum: refiro-me à obrigatoriedade de registo, e da subsequente publicação de uma primeira mensagem. Tal desbloquearia o acesso ao conteúdo do fórum.

Voltando à reflexão do Afonso Patrão, que tem um acesso quase total, a mensagem que nos transmite após se colocar na “pele” dos utilizadores abrangidos pelo limite na visualização dos tópicos, é um lamento que os novos utilizadores, no momento que estão a ceder ao fórum, nunca poderão comprovar o ambiente que se vive na comunidade, a qualidade dos seus membros e, por isso, avaliar os factores diferenciadores deste espaço para os demais. O fecho das discussões sobre uma pequena mas cada vez mais alargada elite, restringe e prejudica os temas a debater, não cativando o interesse de novos utilizadores, comprometendo a desejada renovação.

Quando se toma uma decisão, só o tempo dirá se foi uma boa ou má opção. Passados mais de 2 anos sobre a decisão tomada pelo Staff ao limitar a visualização dos tópicos, partilho mais algumas questões para reflexão.
  1. Com efeito, se continuar a tendência dos utilizadores limitarem o visionamento dos seus tópicos e, se por absurdo, a aplicarem a todos os tópicos existentes e aos novos, que conteúdos com interesse restam para os novos utilizadores?
  2. Porquê, estimular os utilizadores a aumentarem artificialmente a sua participação, na sua maioria com comentários vazios de conteúdo, para que estes alcancem a meta de post´s?
  3. Neste momento, será que os responsáveis têm a percepção que o comportamento, decorrente do poder dado aos utilizadores influencia a rentabilidade do Portal?
A forma como foi implementada a protecção à privacidade dos conteúdos publicados pelos utilizadores, permitam-me a ousadia, mas é o que na gíria se pode classificar como “um tiro no pé”, pois não é passível de reversão.

Cumprimentos,
 

joao p vasconcelos

Pre-War
Premium
É quase como o RGPD, é um mal necessário.
Há 10 anos inscrevi-me aqui e noutro fórum de carros. Aqui tive 2 viaturas na "garagem" e lá cheguei a abrir um DB.
Quando me apercebi, vi que alguém tinha usado a matrícula do meu carro (exposta nesse tal outro forum) para colar em miniaturas iguais.
Não que tivesse sido algo grave ou lesivo à minha pessoa, mas fez-me refletir que, tal como foi usada para esse fim, poderia ser usada para outros fins por pessoas menos bem intencionadas.
Desde então, prefiro expor ao mínimo os meus carros.

Concluindo, estas restrições, na minha opinião, podem limitar o acesso potenciais utilizadores que poderiam ser uma mais valia para a comunidade Portal dos Classicos, mas são uma forma de proteger quem cá expõe os seus carros.
 
Última edição:

Antonio Godinho

Veterano
Premium
Portalista
É quase como o RGPD, é um mal necessário.
...
Concluindo, estas restrições, na minha opinião, podem limitar o acesso potenciais utilizadores que poderiam ser uma mais valia para a comunidade Portal dos Classicos, mas são uma forma de proteger quem cá expõe os seus carros.

Boas
Desculpa manifestar o meu desacordo relativamente ao último paragrafo. O facto de se "crivar" o acesso da forma como está a ser feito, limita, mas em nada protege o acesso à informação disponível.

Cumps,
 
Boas

Ora bem, nem sei muito bem por onde começar…

Depois das muitas opiniões já aqui manifestadas apraz-me acrescentar a minha.

Sou um assíduo frequentador de fóruns relacionados com a minha viatura, nomeadamente franceses. A única exigência que fazem é a de uma simples inscrição. Quem quer participar, participa, quem não quer observa. Quem quer fazer parte do clube paga a inscrição e uma quota anual, quem não quer, continua a ter acesso a toda a informação disponível sem qualquer contrapartida. Estes fóruns têm centenas de seguidores o ambiente é saudável e a informação é excecional, aberta e sem restrições. E agora isto é bom, ou é mau? No meu entender é bom. Tenho aprendido bastante e aplicado bastante a aprendizagem que me proporcionam. Pedem-me algo em troca? Não, apenas a inscrição. Vou lá sonegar informação? Sim, e então? Aproveito essa informação para mim e ainda replico parte dessa aqui no fórum. É mau? nem por isso. Todos saímos beneficiados e quando escrevo todos, refiro-me aos deste fórum e os dos outros. Ao fim e ao cabo o objetivo é comum que é o de restaurar-mos e conservarmos o património de "clássicos" que por aí existe. Quando começamos a criar "capelinhas" começamos, mesmo, que indiretamente, a criar aos poucos mau ambiente e isso decerto não será saudável dentro de uma comunidade cujo objetivo é comum. Existem foristas incómodos, certamente que sim. Contudo, a esses se não lhes for "alimentado o ego" depressa seguirão outros rumos. Por fim, para aqueles que fazem muita questão de restringir a informação que publicam "+100posts" sinceramente ,considero um exagero, é quase um segredo e segredos não se contam nos fóruns.

Fica aqui o meu desabafo e isto apesar de iniciar os meus posts com um " Boas" e de ter acesso aos "+100 posts" :)

Cumps,



Boas António Godinho;),

Antes de comentar o conteúdo deste post, tenho uma confissão prévia a fazer.

Na passada semana, li o tópico do 205 GTI. Seguindo os meus critérios e para não gastar muito tempo na leitura de assuntos que não me despertam interesse, não sei o motivo que me levou a clicar num tópico intitulado “Porreiro… PA”.

Depois de aberto agradou-me o que vi, tanto mais que no início deste ano tinha andado atrás de um 205 GTI para juntar há minha prole. À medida que fui lendo, cada vez mais me fui identificando com o proprietário desta viatura e com os processos tendentes ao seu restauro e manutenção.

Para quem leu o diário de bordo acima mencionado, no post #51, encontramos uma primeira abordagem a esta problemática agora em discussão. Complementando um pouco mais, o António Godinho põe-nos ao corrente do funcionamento dos fóruns estrangeiros que frequenta, onde não existe esta segregação cada vez mais evidente no Portal.

Na minha opinião, mesmo que de uma forma involuntária, o Portal dos Clássicos está a abandonar o ideal que presidiu à sua criação para, cada vez mais, se vir a tornar num Clube.

Cumprimentos,
 

António José Costa

Regularidade=Navegação, condução e cálculo?
Portalista
Um tema pertinente.

Ando por cá desde 2008, mas só comecei a participar a sério uns 5 anos depois, já o boom tinha passado.
Na altura os users frequentes eram imensos e ou se vinha cá diariamente ou perdíamo-nos com tantos tópicos e posts, sem muito a acrescentar apenas fui verificando/sonegando alguma/pouca informação, principalmente dos Renault, o ritmo do Portal não se coadunava com o ritmo com que eu poderia visitar.
isto para dizer o quê, sou dos que coloquei e aumentei o nº de posts em alguns tópicos das minhas viaturas, correcta ou incorrectamente foi o que efectuei recentemente.
Existe vária informação que aqui nunca coloquei, exactamente porque uma vez na net, na net para sempre, no entanto sobre as minhas máquinas, escrevo e apresento tudo de forma talvez demasiado transparente.
Depois de ler as várias opiniões, acho que idealmente deveria rever o que coloco e colocar os tópicos abertos a todos, quem não deve não teme, não sei ainda se o farei ou se o farei em todos, a rever portanto da minha parte.
Existe no entanto um aspecto importante a meu ver, que já não me recordo se já foi debatido que está transcrito abaixo,

Ficou no entanto por esclarecer, o porquê de nunca ter sido adoptada a medida mais básica de protecção da privacidade dos utilizadores deste fórum: refiro-me à obrigatoriedade de registo, e da subsequente publicação de uma primeira mensagem. Tal desbloquearia o acesso ao conteúdo do fórum.

Acho um quesito importante, e que for possivel implementar teria resultados profícuos, obviamente não é solução para todos os males, mas será uma boa solução inicial.
Entendo que as restantes restrições continuem e que cada um utilize a que achar mais conveniente ou melhor para os seus casos.
Acho no entanto que aquela informação que não era colocada porque não era restringido, na grande maioria dos casos pura e simplesmente continua a não ser colocada, alguns utilizadores como eu sentem-se no entanto por ventura mais "protegidos" pela restrição de visualização do respectivo tópico.
 

Rafael Isento

Portalista
Membro do staff
Portalista
Eu vou acrescentar só mais um ponto:

Sem a restrição de "+100posts" no meu DB do 33, nunca colocaria faturas, preços detalhados e locais onde compro os materiais. Muito menos colocaria fotos do que vou fazendo na minha garagem.
100 posts não é nada, mas já diz que quem os tem vem cá para participar.
Se abrir o meu tópico ao público em geral, nem metade do que é realmente útil à comunidade lá coloco.

O que é preferível?
Um DB "aberto" mas fraco em conteúdo ou um DB "fechado" e rico em pormenores?
 
Um pouco mais de achas para a fogueira...

Numa parte considerável de fóruns a que estou ligado por causa de informação e formação do Pequenote, tem uma parte aberta a todos os que se registem e que funciona como “teaser” querendo ter acesso a tudo é pagar a admissão, um exemplo de fórum que funciona assim é o fórum da RTOC, pagando tem-se acesso a vastas quantidades de informação mas qual é a contrapartida paga-se!
Aqui nesta casa é pedido partilha, participação, gosto pela comunidade!

Infelizmente é impossível agradar a gregos e a troianos e infelizmente partilhamos muitas coisas que se não sentirmos que o “olho gordo” está longe não partilhamos
 
Acho que todos estaremos de acordo que o limite na visualização dos tópicos, como muito bem o António Godinho mencionou, limita o acesso à informação, mas, em nada protege o conteúdo da mesma. De uma maneira figurada, será o mesmo que guardar algo valioso num cofre, deixando um “post-it” na porta, assinalando que a chave se encontra guardada no local X. Feito o caminho até ao local X e regressando, conquistaremos o acesso ao seu conteúdo.

Daqui extrapolarmos que esta medida garante a privacidade dos utilizadores é o mesmo que comparar a beira da estrada com a Estrada da Beira!. Não faz qualquer sentido falar-se de falta de privacidade numa rede social, fóruns ou afins. Afinal, tudo o que escrevermos sobre nós, foi incluído pelo próprio de livre e espontânea vontade.

Permitam-me que recentre esta discussão sobre o limite na visualização dos tópicos, naquilo que realmente é uma consequência da implementação desta medida. Refiro-me às consequências negativas que poderão trazer para o fórum, algumas já mencionadas uns post´s acima.

Sobre o receio que alguns têm de lhes serem “roubadas” algumas informações ou conhecimentos, o filósofo chinês Confúcio, disse a seguinte frase: “Se tu tens uma laranja e a trocas com outra pessoa que também tem uma laranja, cada um fica com uma laranja. Mas se tu tens uma ideia e a trocas com outra pessoa que também tem uma ideia, cada um fica com duas”.

A evolução contínua resulta do diálogo e constante troca de ideias e experiências, mesmo que estas possam vir a ser utilizadas por aqueles que, lamentavelmente não as têm.

Cumprimentos,
 

Rúben_Lopes

Clássico
Em questão a este tópico todo, acho que sinceramente já foi tudo dito, e aquilo que penso já foi dito por outros utilizadores portanto não tenho assim nada de importante a acrescentar, mas tenho uma duvida... o que é um portalista aqui no forum? O que se tem de fazer para se ser um? Já não é a primeira vez que tento ver um tópico e não consigo porque não sou um portalista :unsure:
 

António José Costa

Regularidade=Navegação, condução e cálculo?
Portalista
Em questão a este tópico todo, acho que sinceramente já foi tudo dito, e aquilo que penso já foi dito por outros utilizadores portanto não tenho assim nada de importante a acrescentar, mas tenho uma duvida... o que é um portalista aqui no forum? O que se tem de fazer para se ser um? Já não é a primeira vez que tento ver um tópico e não consigo porque não sou um portalista :unsure:

Olá Ruben, está aqui:
Título Portalista

Penso que faltam apenas uns likes, mais uns posts e rapidamente chegas lá ;).
Obrigado pela tua participação.
 

Gonçalo Pacheco

Veterano
Premium
Portalista
Bom dia,

Encontrei agora este tópico, no seguimento de outro, e por curiosidade fui ver se reunia as condições.

Se bem me parece, sim. Ou estou a fazer as contas mal?

Um abraço,
 
Topo