Leiria sobre Rodas 2019

Leiria sobre Rodas 2019
Colocado por Patrique Fernandes
Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, Leiria
Domingo, Setembro 22, 2019 - 09:00 AM
Até: Domingo, Setembro 22, 2019 - 06:00 PM
(Ajustado ao fuso horário: Europe/London)

Próximas datas
Horários ajustados para o fuso horário: Europe/London

Este evento expirou e não existem próximas datas

Tiago Baptista

Portalista
Portalista
Lote 8:

Leiria Sobre Rodas 2019 (123).jpg Leiria Sobre Rodas 2019 (124).jpg Leiria Sobre Rodas 2019 (125).jpg Leiria Sobre Rodas 2019 (126).jpg Leiria Sobre Rodas 2019 (127).jpg Leiria Sobre Rodas 2019 (128).jpg Leiria Sobre Rodas 2019 (129).jpg Leiria Sobre Rodas 2019 (131).jpg Leiria Sobre Rodas 2019 (130).jpg Leiria Sobre Rodas 2019 (132).jpg Leiria Sobre Rodas 2019 (134).jpg Leiria Sobre Rodas 2019 (133).jpg Leiria Sobre Rodas 2019 (135).jpg Leiria Sobre Rodas 2019 (136).jpg Leiria Sobre Rodas 2019 (137).jpg Leiria Sobre Rodas 2019 (138).jpg Leiria Sobre Rodas 2019 (139).jpg Leiria Sobre Rodas 2019 (140).jpg Leiria Sobre Rodas 2019 (141).jpg Leiria Sobre Rodas 2019 (142).jpg Leiria Sobre Rodas 2019 (143).jpg Leiria Sobre Rodas 2019 (144).jpg Leiria Sobre Rodas 2019 (145).jpg Leiria Sobre Rodas 2019 (146).jpg Leiria Sobre Rodas 2019 (147).jpg Leiria Sobre Rodas 2019 (148).jpg Leiria Sobre Rodas 2019 (149).jpg

Fim.

Em relação ao evento, tenho algumas considerações a fazer.
Este ano, a organização parece que voltou a colocar o evento no caminho certo, depois do menor fulgor e de algum desnorte no que diz respeito à edição de 2018. Para mim, é perfeita a noção da ocupação do espaço de estádio e do seu exterior. Colocar um leque de modelos tão diversificado é de louvar. Sinal de que a qualidade e quantidade (mesmo sabendo que este certame representa uma pequena amostra do parque automóvel nacional) de clássicos presente no nosso país e o espírito de quem participa ou visita o LSR, desenvolve e cimenta o interesse e o gosto por clássicos de quatro e duas rodas. E isso, foi possível comprovar pela adesão do público no Sábado à tarde e pelos modelos (clássicos e não só) que estiveram parados nas ruas e estacionamentos da cidade. Porém, é necessário tomar algum cuidado com a repetição de certos modelos ao longo das várias edições e com o estado em que se encontram. Quem viu e/ou fotografou um determinado carro o ano passado, este ano, pura e simplesmente, não lhe dá a devida atenção.

Outro dos aspectos positivos, foi a celebração de seis aniversários numa só edição: 60 anos do Mini, 70 da Abarth, 100 da Citroen e 120 da Fiat, Opel e Renault. A disposição dos modelos estava bem estruturada mas faltou um pouco mais de variedade na parte da Citroen, da Renault e da Opel. Sei que não se pode ter a presença de todos os modelos fabricados ao longo da história de cada marca, mas (e vendo somente como adepto) se fosse lançado o repto aos proprietários que quisessem ter o seu bólide exposto no certame, certamente a oferta seria maior.
No que diz respeito à Citroen, julgo (e não é de agora) que continua a não resultar a colocação de exposições nos parques que estão debaixo das bancadas. É péssima a luminosidade o que não dignifica os modelos.
Ainda no que diz respeito às temáticas, este ano, a organização colocou, na corda que limita a zona de visualização, uma indicação mais técnica e histórica sobre o modelo que estava em destaque permitindo, dessa forma, aos visitantes ficar a conhecer um pouco mais sobre o carro que está a contemplar. Pena que muitas tivessem fora do local a elas destinado.

Outro dos aspectos menos positivos continua a ser a presença de uma zona de restauração no interior do estádio. Uma vez que no exterior foi criado um espaço para esse efeito, acho que não faz sentido ter outro na pista de tartan. Isso, vai provocar a não presença de alguns clássicos nessa zona.

Apesar de não apreciar a zona inferior das bancadas, reconheço que este ano a feira da automobilia lucrou com a nova localização. Quem ia ver a exposição da Citroen, ao entrar no túnel virava à direita e, quanto mais não fosse, por curiosidade, antes de sair, dava uma voltinha pelas miniaturas, peças e literatura. Os expositores estavam abrigados do calor e da chuva (sim, o Sábado foi bipolar) e sempre tinham o chão mais fixo, ao contrário do piso irregular que marcava o pavilhão em 2018.

Excelente a presença dos super-carros. Basta ver as inúmeras fotos que navegam nas redes sociais para ficar estupefacto.

Um dos momentos altos do LSR foi o passeio das Vespas. Quando elas entraram no estádio e rodaram na pista de atletismo, a simbiose destas com os carros expostos e o público criou uma atmosfera magnifica. Merecia a gravação de um video 360º para todos apreciarem o momento. Eu estava a ver os Fiat e parei por instantes só para "sentir" aquela fracção de segundo. As palavras não traduzem aquilo que se viveu durante desfilar das italianas.

Cinco estrelas a presença dos pilotos convidados. Apesar de a entrevista realizada ser curta e com "pouco sumo", é sempre um gosto ver ao vivo e a cores nomes que marcaram (e ainda marcam) o panorama do desporto automóvel. Consegui um autografo do Rui Madeira,

70421333_2396773133901190_1683389578146217984_n.jpg

do Pedro Meireles (com a conversa, esqueci-me do seu navegador, Mário Castro), do Gonçalo Figueiroa, do grande Markku Alén (pouco simpático e, por vezes, enfadado) e do não mesmo ilustre "Miki" Biasion (afável e sempre disponível).

Não cheguei a ver o paddock e só liguei ao troféu que estava em disputa por breves momentos. Mas a pista tem um traçado muito bem escalonado e e com o atractivo de ter tido um prémio monetário para quem arrecadasse o "caneco". Isso, trouxe mais pilotos de qualidade acompanhados por beldades de quatro rodas que deram um óptimo espectáculo. Para continuar!

Resumindo: Este é um evento que veio para ficar. O facto de ter uma ou duas figuras de renome mundial (parecendo que não, já vamos na sexta edição e o LSR começou a despertar interesse a partir de 2017 com o Ari Vatenen), uma pista exigente e bem trabalhada, inúmeros modelos para todos os gostos, um espaço bem localizado e com um área bem extensa, uma organização bem trabalhada de todos os espaços e exposições, leva a que este, definitivamente, seja um evento com espaço já reservado na agenda de muitos entusiastas.

Nota 1: Já deveria ter feito este comentário no tópico do Caramulo Motorfestival mas, uma vez que a situação se repete, menciono agora: é necessário que os elementos da organização destes certames tenham o cuidado ao seleccionar os modelos para as exposições. Existia um espaço dedicado ao tunning (julgo que estava em frente à PSP:ph34r:) que, para quem aprecia (não é o meu caso) podia contemplar. Até aqui, nada de errado. Também têm direito a participar. Agora, colocarem o novo conceito de stance (que mais não é do que um "xunning") misturado com clássicos, para mim, tira-me do sério:mad:. Não sei qual é o interesse em colocar um carro rasteiro, com uma jante enorme num pneu de baixo perfil junto de modelos com interesse histórico e que promovem estes eventos. Cada um faz o que quer com o seu dinheiro e o seu carro mas pode fazê-lo longe de carros com idade para serem pais ou avós desses rasteirinhos, fumarentos e barulhentos.

Nota 2: O @JorgeMonteiro criou - e bem - uma folha de presença para os membros do Portal se orientarem nos eventos ao longo do ano. Eu faço um mea culpa por não ter criado ou pedido para ser criado um separador para o Caramulo e para o LSR. Dessa forma, foram poucos os portalistas que encontrei nestes dois últimos fins-de-semana.
O @Patrique Fernandes possivelmente cruzou-se comigo. Como (ainda) não o conheço, não o cumprimentei. Todavia quem me captou foi ele, na foto do Fiat 124 Abarth vermelho. Já o Paulo Giesta, esteve no espaço da tertúlia mas só em casa, através da inscrição no boné, relacionei a pessoa que vi com o Portal.

Sem Títuloaddd.png

Fica a dica para os próximos eventos. Assinalar no Excel a presença e, dessa forma, organizar, na medida do possível, um encontro.
 
Última edição:

JorgeMonteiro

...o do "Boguinhas"
Membro do staff
Premium
Portalista
Por mim, ganhas o título de repórter oficial do portal :lol: :thumbs up:


Quanto ao planeamento de convivo entre portalistas, só se costuma avançar quando há manifestação de presenças no evento. Este ano, tanto no Caramulo, como no LSR , acho que não apareceu praticamente ninguém a dizer que ia estar presente, por isso, não se planeou nada.
 
Última edição:

JorgeMonteiro

...o do "Boguinhas"
Membro do staff
Premium
Portalista
Quanto ao evento, por um lado, concordo que se torna chato ver carros repetidos todos os anos, por outro, quem não consegue ir num ano, não voltaria a ter oportunidade de os ver.

A mim surpreendeu-me a variedade e "raridade" da maioria dos exemplares. Digo raridade, porque vejo nas fotos muitos carros que nunca os tinha visto em outros eventos ou na estrada. Acho que a organização tem mérito em conseguir tira-los da garagem e trazê-los para a luz do dia.


Tenho pena de não os ter visto ao vivo e gostaria que lá estivessem para o ano. :)
 
Última edição:
OP
OP
Patrique Fernandes
@Tiago Baptista Foi de facto pena não nos termos conhecido e encontrado no evento. Passei lá o sábado e o domingo.

Nota: o BMW 2002 turbo que lá estava era o meu :p

Quanto ao evento, foi a minha primeira participação e gostei muito.
Achei que é um dos melhores eventos sobre automóveis e outros veículos do país! Concordo que o momento da chegada das Vespas foi espetacular!

Faço votos para que o evento se repita, que seja cada vez melhor, e que cada vez mais portalistas vão visitar / expor os seus clássicos.
 
Topo