Lancia Delta HF Integrale Evo1 (1992) - Uma Questão De...... Evolução

Clássicos Modernos

Lancia Delta HF Integrale Evo1 (1992) - Uma Questão De...... Evolução

OP
OP
Ricardo Teixeira

Ricardo Teixeira

Gasolina nas veias
Tenho lido algumas linhas na net ultimamente que me deixam estupefacto!!!!

Estes jovens de hoje nem sabem o que é um Integrale? Acham que o Citroen é que tem o record de victórias no WRC?!

Hoje em dia, é mais do que notório que quem está a fazer a diferença não é o modelo A ou B da Citroen, mas sim o seu piloto. A supermacia deve-se também - e principlamente - à anémica concorrência que está perfeitamente reduzida ao mínimo e com orçamentos exíguos.

Numa época em que publicamente, gigantes como a Toyota, Ford e Grupo Fiat tinham ao seu dispôr orçamentos literalmente ilimitados, a guerra estava aberta e valia quase tudo, mas num automóvel de Grupo A... não em prótotipos WRC.... os Deltas venceram 6 Campeonatos dos Mundo consecutivos... com 46 vitórias no total .... massacrando tudo e todos, desde os Audi 4, Mazda 323, Celicas GT Four, Sierra Cosworths até aos BMW M3.

Ainda me recordo que uma semana antes do Rallye de Portugal, os helicopetros dos batedores das marcas voavam os troços como se não existisse amanhã.... nada era deixado ao acaso...
 
OP
OP
Ricardo Teixeira

Ricardo Teixeira

Gasolina nas veias
Integrale Evoluzione

Lancia Delta Evo1

Os primeiros carros Evoluzione foram construídos no final de 1991 e até 1992. Estes deveriam ser os carros finais de homologação para o Lancia Rally Team, a versão Catalizada Evoluzione II nunca foi utilizada pela fábrica.

A fim de melhorar o desempenho, o Evoluzione tinha vias mais largas do que os Deltas anteriores. Para albergar estas vias,a carroçaria foi alargada ainda mais nos guarda-lamas, que no processo também de tornaram mais arredondados. Os paineis passaram a ser produzidos agora numa só estampagem, enquanto que anteriormente eram aplicados. As torres de suspensão dianteiras também foram elevadas, em busca de mais grip: esta alteração exigiu a montagem de uma barra anti-aproximação para controlar as forças assim geradas.

As mudanças externas incluem: novas grelhas no pára-choque dianteiro para melhorar a entrada de ar para o compartimento do motor, um capô redesenhado com as novas entradas de ar laterais para ajudar ainda mais a ventilação sob o capot, um spoiler de tejadilho ajustável acima da porta traseira para auxiliar na competição e enfatizar as linhas de carros desportivos, novos cubos de rodas com cinco pernos, derivados dos carros de rali (mais resistentes do que os modelos anteriores) e, finalmente, a parte traseira do carro foi alterado com apenas um tubo de escape.

Não há alterações na configuração do chassis já testado e fiável: suspensão independente tipo MacPherson na frente, com triângulos inferiores; barra estabilizadora; amortecedores segmentado, com uma barra entre as torres; suspensão tipo MacPherson independente na traseira com barras transversais;escoras transversais longitudinais de reacção; travões a disco em todas as rodas, com pinças de pistão duplo na dianteira;pinças flutuantes na parte traseira;dividir circuito hidráulico crossover com freio de poder e um modulador de potência de frenagem nas rodas traseiras;Bosch ABS de série;cremalheira e pinhão da direcção com assistência servo;

O novo Integrale manteve o esquema com quatro rodas motrizes: um centro de diff epicyclic com torque splitter (47% para a frente, 53% para a traseira), acoplamento viscoso Ferguson e diferencial traseiro Torsen.

O motor, embora tecnicamente o mesmo que os anteriores Integrales 16V, foi reprogramado para debitar 210 cv (157 kW) a 5750 rpm, a fim de compensar o ligeiro aumento de peso e aumento da área frontal. Isso manteve o desempenho praticamente inalterado.

As melhorias acima visavam, e conseguiram, melhorar o potencial dinâmico dos carros, com o novo carro ganharam 5-6% nas seções tanto asfalto como de gravilha. O resultado foi também umas maior confiança transmitida ao condutor durante a condução em condições de estrada normais.

Os estofos eram agora em Alcantara cinza, baseados nos bancos Recaro dos anteriores 16V, couro e ar condicionado foram oferecidos como opções. O interior foi acabdo com uma nova alavanca de velocidades ergonomica e volante Momo em couro.

Um número de carros Evoluzione I e 16V Integrale foram construídos para atender às normas suíças e, consequentemente, foram equipados com um motor de 8 válvulas com catalisador, produzindo 177 PS (185PS com overboost). A rede Lancia de concessionários Suiça oferecia um upgrade de 200PS com garantia total para o motor de 8 válvulas, até 260PS com uma garantia reduzida.
 
(...)
Numa época em que publicamente, gigantes como a Toyota, Ford e Grupo Fiat tinham ao seu dispôr orçamentos literalmente ilimitados, a guerra estava aberta e valia quase tudo, mas num automóvel de Grupo A... não em prótotipos WRC.... os Deltas venceram 6 Campeonatos dos Mundo consecutivos... com 46 vitórias no total .... massacrando tudo e todos, desde os Audi 4, Mazda 323, Celicas GT Four, Sierra Cosworths até aos BMW M3.
(...)

Consecutivos foram "só" 5. ;)
Parabéns pela fabulosa macchina!
 
Foram 6 World Rally Championships, Manufacturer's: 1987,1988,1989,1990,1991 e 1992.....

Daí as versões comemorativas Martini 5 e Martini 6...

http://en.wikipedia....ly_Championship

Segundo o teu link foram 6 para o Delta, mas 5 para o Integrale, em '87 ainda não tinha a designação "mágica".

De qualquer forma, quando postei nas "apenas" 5 seguidas, foi de memória visual (pelos vistos fraca) dos autocolantes que vinham no vidro traseiro dos últimos HF Turbo. Tinha quase a certeza que vinham mencionados 6 títulos, um deles com um ano de intervalo...tenho que apanhar um para desvendar onde está a confusão...
 
OP
OP
Ricardo Teixeira

Ricardo Teixeira

Gasolina nas veias
Como dizia alguém o outro dia: "Esta coisa dos genes é fod**a!"

WRC Constructor's Wins

1974 - Lancia Fulvia HF + Stratos HF
1975 - Lancia Stratos HF
1976 - Lancia Stratos HF
1983 - Lancia 037 Rallye
1987 - Lancia Delta HF 4WD
1988 - Lancia Delta Integrale
1989 - Lancia Delta Integrale
1990 - Lancia Delta Integrale 16V
1991 - Lancia Delta Integrale 16V
1992 - Lancia Delta HF Integrale
 

Anexos

  • tumblr_mj97mpBycb1qanlclo1_500.jpg
    tumblr_mj97mpBycb1qanlclo1_500.jpg
    142 KB · Vistos: 30
  • tumblr_mhoppuPGFY1rieatfo1_1280.jpg
    tumblr_mhoppuPGFY1rieatfo1_1280.jpg
    174.6 KB · Vistos: 27
Topo