Lancia 1906

Deleted member 1475

Antes Francisco Lemos Ferreira
Portalista
Fabbrica Italiana Automobili Torino foi fundada em 1899 onde se tornou conhecida como F.I.A.T. , da qual um dos coordenadores era Vincenzo Lancia cujos interesses estavam na engenharia. A sua compreensão da tecnologia mais avançada fez com que se senti-se capaz de criar uma empresa própria com Claudio Fogolin, seu discípulo. Com ele formou a Lancia em 1906. Apenas algumas semanas mais tarde, a fábrica da Lancia e todos seus projectos foram destruídos pelo fogo. Apesar do começo desastroso, a Lancia pressionada com seu primeiro carro, chamado alfa. começou uma tradição em dar nome aos carros com letras gregas que resiste até hoje.
Ao contrário dos brutais 11 litros , os carros de Lancia eram máquinas de pouco peso com os motores 4 cilindros de 2.5 litros…

Aqui fica uma retrospectiva dos modelos carismáticos :cool:

1920-Lambda
1930-Aprilia
1950-AureliaB20GT
1950-D50
1960-FulviaBerlina
1960-FulviaHF
1970-Montecarlo
1970-Stratos
1980-032
1980-MontecarloTurbo Grupo 5
1982-037 Grupo B Rally
1983- LC2 Grupo C Race
 

Anexos

Manuel Ferreira Dinis

Dinis Vila Real
Portalista

Anexos

Dias Gonçalves

Abílio Gonçalves
Portalista
Cada vez gosto mais do Lancia Appia, dentro dos clássicos populares/acessiveis
Tem caracteristicas interessantes como o pequeno motor V4 (parece do tamanho duma máquina de costura), as portas abrirem de par em par, ...

Este vive na Figueira da Foz, tendo sido o ano passado homologado pelo ACP clássicos
 

Anexos

Grande tópico!!!

A lancia é uma marca fabulosa. E tem carros fantásticos.

É pena que nos últimos anos tenha andado muito adormecida. Pode ser, que quando o novo delta sair, as coisas melhorem.
 
Lancia

Mais umas informações sobre a Lancia

A Lancia foi sempre uma empresa inovadora em tecnologia nas décadas seguintes e poucas marcas foram tão importantes tecnologicamente quanto ela.

Nem as duas guerras mundiais que se seguiram, conseguiram derrubar a Lancia.

Com pausas na produção para fabricar equipamentos militares, surgiram sucessos como o Lambda e o Aprilia nos momentos de paz.

Depois de 1945, as coisas ficaram melhores ainda e Juan Manuel Fangio venceu seu quarto título mundial a bordo de um Lancia.

A empresa teve uma presença muito forte também nos campeonatos de Rallye com o Lancia Stratos (que tinha um V6 Ferrari e é considerado ainda hoje como um dos melhores automóveis construídos para provas de rallye) e com o Lancia Delta HF Integrale.
 
Topo