Honda Civic Type R EP3 (2005)

Boas pessoal,

Sei bem que o que tenho aqui para apresentar à comunidade ainda não é um clássico, mas a minha ideia é fazer desta viatura um longo projeto, para ir compondo o que há para compor, deixar o carro ao meu gosto, e acima de tudo acumular muitas experiências e kms pelo nosso belo país, e quem sabe (a cereja em cima do bolo) poder conhecer e conviver com alguns dos membros desta comunidade.
Uma coisa que aspiro um dia a experimentar é Rally's de Regularidade.

Quanto ao carro em si é um Honda Civic Type R EP3 de 2005. Tem muito (pelo menos para mim :p trabalho pela frente, sobretudo no chassis em si, devido em boa parte ao flagelo da ferrugem.
O meu objetivo é ter um carro OEM+, simples mas ao meu gosto, e dentro da filosofia do Sr. Keiichi Tsuchiya, nomeadamente o que fez com o seu famoso Toyota AE86.

Importei o carro fará em Março 2023 um ano. A maior "chatice" que me deu até agora, foi uma fuga nos coletores, que ao contrário do que seria de esperar (uma reparação simples), devido a estarem altamente oxidados e enferrujados, tive que trocar o coletor, e ao fazer isso aproveitei e meti uma linha de escape nova.

Como pretendo ir documentado o projeto, deixo em seguida o que foi feito desde que o adquiri (que valha a pena mencionar claro)

- revisão inicial onde foi mudado óleo motor e caixa, bem como todos os filtros
- cabos de travão de mão
- faróis frente polidos
- volante estofado.
- linha completa dos coletores à panela final

Aqui fica algumas fotos do menino.

1.png
2.png
3.png
4.png
7.png
6.png

Obrigado desde já.
 
Última edição:

António José Costa

Regularidade=Navegação, condução e cálculo?
Portalista
Um carro muito interessante, um verdadeiro hot-hatch.
Fiquei surpreendido pelo ataque da ferrugem, foi importado do Norte da europa?
Para um carrinho destes, um rali de regularidade se a organização aceitar a curto prazo temos o Queima das Fitas a 6 de maio.
A ver se coloco mais informação no tópico das regularidades.
Bem vindo!
 
OP
OP
M

Mauro R. Fernandes

YoungTimer
Nem mais, veio do Norte da Alemanha. Sempre um risco importar um carro mais antigo, mas a verdade é que acabou sendo uma má surpresa. Mas pronto, decidi manter o carro e agora terei espero eu, vários anos pela frente até ficar direitinho, mas la chegaremos

Quanto ao Rally de Regularidade, se for possível quer para o meu carro, quer para pessoas com 0 experiência como eu, podendo participar, será com todo o gosto.

Obrigado!
 
OP
OP
M

Mauro R. Fernandes

YoungTimer
Pelo que percebi a Honda não pensou nisto quando projetou este carro, ou seja, não vinham protegidos minimamente contra isso.
O meu por baixo já foi todo lacado, e o mais certo é ter sido lacado por cima de ferrugem, ou seja, terá que se tirar tudo fora para ver o que lá está.

Não é o meu mundo, mas tenho a ideia que em Portugal, encontrar oficinas especializadas nestas coisas, que façam trabalhos competentes, por valores justos não é nada fácil de encontrar.
Nesse aspeto, sentir-me-ia mais confortável em Inglaterra, onde parece haver mais oferta especializada, e um respeito maior por algo que considero ser uma arte, tanto pelos clientes como por quem executa esses serviços.

Próximos passos:
1. Ver os travões
2. Começar a acumular material para o chassis (barras, bushing, apoios, parafusos, etc) para depois tirar os dois dois semi-eixos fora, jato de areia e lacar, e voltar a colocar tudo ao sítio.
3. Lá para 2025 tentar então encontrar uma boa oficina, para ver se resolvo tudo a nível de ferrugem :)
Existem vários EP3 que são importados para peças. Muito provavelmente a solução para o ponto 3, será tentar arranjar um chassis dador, e cortar o que está mal e meter direitinho.
 

Nuno Filipe Pinto Ferreira

Portalista
Portalista
Bem vindo ao portal dos clássicos , aos anos que não via uma máquina dessas , não é a minha praia , e não será propriamente o que mais gosto mas, lembro-me perfeitamente o de um amigo meu e o maquinao que era . Não gosto muito do rumo que o Honda civic type R tomou , que esteticamente mais parece uma carro de xuning que outra coisa , mas isso sou eu . O seu modelo para mim , foi um dos últimos cívics a sair com muito bom gosto e bonito esteticamente .

Mais uma vez os meus parabens .
Em relação a ferrugem , infelizmente no norte colocam muito sal nas estradas no inverno . Quando tiver tempo aconselhava-o a rever mesmo tudo , desde cavas de rodas até remover pára-choques para verificar . Mas não acredito que esteja assim tão mau, o carro e relativamente recente , e Normalmente os carros que vem para o norte deverão estar mais preparados para aguentar o sal nas estradas , até porque muitos proprietários mais cuidadosos ainda procuram proteger mais os carros .
 
Topo