Hibridos Tem Mais De 100 Anos

  • Autor do tópico Jorge Aguiar
  • Data de início
J

Jorge Aguiar

Guest
A tecnologia dos automóveis híbridos, pelo que se sabe, remonta ao ano de 1901, quando o empregado da fabrica Lohner Coach, Ferdinand Porsche, criou o Mixte.
Trata-se de um veiculo com 4 motores eléctricos montados perto das rodas e ligados a um pequeno gerador e a um motor de gasolina.
Modelos de protótipos recentes, como o Volvo Recharge Concept, o Chevrolet Volt e o Opel Flexterne são baseados neste híbrido do inicio do seculo passado que bateu varios recordes de velocidade na Áustria. A tecnologia dos híbridos afinal é já bem antiga.
 

Anexos

  • Lohner_Porsche.gif
    Lohner_Porsche.gif
    41.5 KB · Vistos: 2
  • Lohner_Porsche4x4.gif
    Lohner_Porsche4x4.gif
    12 KB · Vistos: 3

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
De facto, tirando a invasão da electrónica, muito pouca coisa é efectivamente nova nos automóveis recentes. Recorde-se que já bem dentro do século XX ainda havia muitas dúvidas e debates sobre qual seria o método de propulsão ideal para o automóvel, tanto que ainda na década de 20 havia automóveis a vapor (uma tecnologia já muito desenvolvida) e eléctricos.

Mesmo soluções técnicas do tipo tracção integral, travões de disco, motores com árvores de cames à cabeça, multiválvulas, etc... tudo isso foi experimentado de uma forma ou outra nos primeiros automóveis.

Ainda há poucos anos a Mitsubishi fez um grande alarido com os motores a gasolina de injecção directa como sendo uma novidade mundial, depois teve de se calar porque percebeu que a Mercedes já o tinha feito na década de 50 (!) com o motor do 300 SL (o célebre "asas de gaivota" ou "gullwing").

Mesmo a história dos biocombustíveis não é nova, porque a segunda versão do motor desenvolvido pelo Diesel era pensada para óleo vegetal (a primeira não funcionou muito bem, era alimentada a uma suspensão de pó de carvão em vapor), e só muito mais tarde a ideia foi subvertida para aproveitamento dos subprodutos da refinação da gasolina dos quais se fez a mistura que hoje chamamos de gasóleo.

Mais umas provas de que o automóvel pouco tem de novo... e a maior parte do que é efectivamente novo, não presta! :D

Um abraço!
 

Manuel Ferreira Dinis

Dinis Vila Real
Jacob Lohner & Co em Viena, Áustria, produziram automóveis electivos entre 1898 e 1906.
Ver anexo 45729
O carro híbrido Lohner-Porsche, numa prova em 1899.

A Porsche não é famosa por construir carros amigos do ambiente, mas a verdade é que a o fundador da marca alemã foi o primeiro a construir um carro híbrido há mais de cem anos E agora, após este intervalo, a Porsche irá recuperar o caminho para fabricar um veículo híbrido. Será uma versão do Cayenne SUV que deverá ser colocada no mercado entre 2008 e 2010.
 

Anexos

  • Racing-Lohner-Porche.jpg
    Racing-Lohner-Porche.jpg
    39.1 KB · Vistos: 0
Topo