Frascofilia & Garrafas

Pois diz .... e diz "engarrafado em Portugal"; mas eu não conheço nenhuma fábrica em PT que não tenha o símbolo do fabricante no fundo.
Uma coisa te garanto da "Emprêza Vidreira da Fontela Ldª" ela não é. Todas tinham um F ....
Das fábricas da Marinha Grande também não me parece.
Também está gravado ao centro “ 6 2 4726 P”
Que eu veja na minha inexperiência nao tem mais nenhuma marca
 
Aproveita esta "cabaça" ....
Vê se na marisa ou no fundo tem um F ... deverá levar entre 10 a 20 litros; pela foto não consigo aperceber.
Quando eu tinha 5/6 anos (antes de ir para a escola primária) vi muitos miúdos 12/14 anos a "levar acima" desses "garrafões" ....


:wub::wub::wub:
Posso ver amanhã se tiver tempo melhor. Depois de um banho fica com melhor aspecto.
Também encontre garrafas com trabalhos interessantes que preciso de ajuda para identificar.
;)
 

Guilherme Bugalho

BUGAS03
Portalista
Posso ver amanhã se tiver tempo melhor. Depois de um banho fica com melhor aspecto.
Também encontre garrafas com trabalhos interessantes que preciso de ajuda para identificar.
;)


Eu de "vidros" pouco percebo ... o que sei foi de ter sido nascido numa quinta da dita empresa vidreira e de ter vivido nessa fabrica quase até ir para a escola; e de o meu avô ter sido "encarregado geral do pessoal do dia" ... na supra dita.
 
Hoje dei a primeira limpeza nestas. Alguém me ajuda a identificar e saber se vale a pena guardar??;)
1-
11C3DCCC-2CE7-468F-98AE-FD7EDA0C4FC0.jpeg 8C9C6B1C-97EF-49FA-B8DE-0B06CF835645.jpeg 68C7E577-9A41-4D53-A4BB-35830ADE2FA4.jpeg


2- 89548DF1-F6E0-46D5-8BBB-8A6A82578B9C.jpeg BCD7E2D4-A9FC-4E49-B757-354F33223E4B.jpeg

3-
E78E3DBB-8DA4-4A27-B454-BEC112E4BE13.jpeg 9841274A-5E9F-4294-8438-E264D0822445.jpeg 2455D58F-E68A-432A-B989-C6FFF840ED34.jpeg

4-

A45C808A-7BBA-4B8C-BAAF-44FF090A8284.jpeg 61992795-3ECB-42E2-B119-9762368E65A6.jpeg 8D42E82C-2E68-4DE5-9F03-5645FE01B4AD.jpeg

5-
A71947EF-E6E1-4B76-BD97-569C422FFC8F.jpeg 5901DAE2-0879-4227-87AF-F85D3BDF7813.jpeg 7A860105-C028-45B0-8C5A-7C1B1C83D132.jpeg

6-


7F6EFAEE-94C8-4E6B-AD4D-BB393C8B852F.jpeg 6B7E2585-177C-4433-BBAE-FDCB56C6BDF0.jpeg 5D12F768-4C82-4677-B690-DF68541F0F41.jpeg
 

Anexos

  • 9AE0B1D8-49D7-48C3-9512-DF4BC57CC00E.jpeg
    9AE0B1D8-49D7-48C3-9512-DF4BC57CC00E.jpeg
    109.1 KB · Vistos: 0
  • CBFAC6DC-3D8A-4174-8D4C-72561BEBC9AE.jpeg
    CBFAC6DC-3D8A-4174-8D4C-72561BEBC9AE.jpeg
    200.2 KB · Vistos: 0
  • F927C030-0F03-44DC-8024-5F8B1615A752.jpeg
    F927C030-0F03-44DC-8024-5F8B1615A752.jpeg
    109.1 KB · Vistos: 0

Guilherme Bugalho

BUGAS03
Portalista
Hoje dei a primeira limpeza nestas. Alguém me ajuda a identificar e saber se vale a pena guardar??;)
1-
Ver anexo 1184466


...........................
Ver anexo 1184474

...................


Ver anexo 1184484



Tudo da Marinha Grande ................... - "Gallo" e "Santos Barosa"; salvo erro, provavelmente da década de 1970/80. Hoje essas fábricas penso que pertencem "aos espanhóis" ...
Por volta de 1990 a industria vidreira, de garrafaria, foi quase toda comprada por empresas espanholas, tendo na rectaguarda a "Saint-Gobain".

Na Marinha Grande existiam três "espécies" de vidro, a garrafaria, cristalaria e vidraça ....

Até 1974 na Vidreira da Fontela existia garrafaria e vidraça.
O alvará para a produção de vidro para carros foi vendido na época de 1960 por esta empresa para Santa Iria da Azoia, para a que hoje é a "Saint-Gobain Vidro Automovel".


Post scriptum - tudo o que tenha serigrafia é de guardar .............
 
Tudo da Marinha Grande ................... - "Gallo" e "Santos Barosa"; salvo erro, provavelmente da década de 1970/80. Hoje essas fábricas penso que pertencem "aos espanhóis" ...
Por volta de 1990 a industria vidreira, de garrafaria, foi quase toda comprada por empresas espanholas, tendo na rectaguarda a "Saint-Gobain".

Na Marinha Grande existiam três "espécies" de vidro, a garrafaria, cristalaria e vidraça ....

Até 1974 na Vidreira da Fontela existia garrafaria e vidraça.
O alvará para a produção de vidro para carros foi vendido na época de 1960 por esta empresa para Santa Iria da Azoia, para a que hoje é a "Saint-Gobain Vidro Automovel".


Post scriptum - tudo o que tenha serigrafia é de guardar .............

Muito obrigado pela excelente lição Guilherme. Já fiquei a saber a origem e as fábricas.

Relativamente ao Post script um, serigrafia está a referir-se às que tem relevo ou as pirogravadas?o_O
 

Guilherme Bugalho

BUGAS03
Portalista
Muito obrigado pela excelente lição Guilherme. Já fiquei a saber a origem e as fábricas.

Relativamente ao Post script um, serigrafia está a referir-se às que tem relevo ou as pirogravadas?o_O

Relevo é relevo não tem tinta ...
A tinta pode ser aplicada de vários modos, serigrafia ou ditas pirogravadas. São duas técnicas diferentes, a serigrafia que era usada na vidreira da Fontela no inicio era isso mesmo uma tela de seda (stencil) para pintar a garrafa que depois era aquecida para a tinta "colar". Este aquecimento, inicialmente, deu origem a alguns problemas.
Penso que depois trocaram actualizaram a técnica ...
 

Guilherme Bugalho

BUGAS03
Portalista
Muito obrigado pela excelente lição Guilherme. Já fiquei a saber a origem e as fábricas.

Relativamente ao Post script um, serigrafia está a referir-se às que tem relevo ou as pirogravadas?o_O


Já viste vitrais das igrejas ???

Então imagina um armazém com 1000m2 cheio de caixotes de "vidraça"; arrumados costas com costas, quase ao alto, no meio existia uma passagem com sensivelmente 1 metro. Placas de vidro com 3x2 metros com 25 cms de espessura no interior do caixote, de todas as cores imagináveis. Alguns com "feitios", nunca mais me esqueço de um que tinha a cor vermelha de sangue e a cuz "de cristo" em relevo ... lindo ....

Por volta de 1980 foi tudo carregado em comboio para Itália ... comboios e comboios ...
 
Já viste vitrais das igrejas ???

Então imagina um armazém com 1000m2 cheio de caixotes de "vidraça"; arrumados costas com costas, quase ao alto, no meio existia uma passagem com sensivelmente 1 metro. Placas de vidro com 3x2 metros com 25 cms de espessura no interior do caixote, de todas as cores imagináveis. Alguns com "feitios", nunca mais me esqueço de um que tinha a cor vermelha de sangue e a cuz "de cristo" em relevo ... lindo ....

Por volta de 1980 foi tudo carregado em comboio para Itália ... comboios e comboios ...
Pois já estou a ver. Como grande parte de todo o património mais esse se evaporou de território nacional.
 

Guilherme Bugalho

BUGAS03
Portalista
Pois já estou a ver. Como grande parte de todo o património mais esse se evaporou de território nacional.


Aquilo era para vender ....
O pior foram uns "engenheiros" da treta que não sabiam fazer vidro e depois andaram quase dois anos a produzir vidro para ele ir para a borda do rio juntamente com rede de arame.
Era uma imagem de marca um vidro "martelado"; geralmente usado nas "casas de banho", branco com uma rede de arame no interior.
Claro que as diferenças de temperatura faziam efeito e ele acetava todo. As bestas gastaram rios de nafta e "vidro" e rede e nunca conseguiram fazer nem uns centímetros de chapa de vidro.

O José de Lemos fechou o olho e a fabrica foi de vela ...

Para os "espanhóis" ....
 
Relevo é relevo não tem tinta ...
A tinta pode ser aplicada de vários modos, serigrafia ou ditas pirogravadas. São duas técnicas diferentes, a serigrafia que era usada na vidreira da Fontela no inicio era isso mesmo uma tela de seda (stencil) para pintar a garrafa que depois era aquecida para a tinta "colar". Este aquecimento, inicialmente, deu origem a alguns problemas.
Penso que depois trocaram actualizaram a técnica ...
Já aprendi alguma coisa!Muito obrigado por partilhar conhecimentos.Já agora se puder poderia descrever resumidamente a técnica da pirogravura.Obrigado.
 

Guilherme Bugalho

BUGAS03
Portalista
Já aprendi alguma coisa!Muito obrigado por partilhar conhecimentos.Já agora se puder poderia descrever resumidamente a técnica da pirogravura.Obrigado.

Olha ... eu não sou a pessoa mais indicada para te explicar isso.
O que eu vi na fabrica acima, e estou a falar de memoria dos anos 1977/82, foi os primórdios de novas tecnologias no vidro em Portugal ...
Era uma tecnologia tão "evoluída" que cada garrafa era tratada individualmente.
Depois de levar a tinta a garrafa passava por uns maçaricos que projectavam a chama. Por isso, provavelmente, e no vidro a serigrafia e a pirogravura são uma técnica só e complementar.
 
Topo