Ford Fiesta vs Renault 5 TL vs Fiat 127

Qual 1000 c.c. querias para ti?

  • Ford Fiesta

    Votos: 0 0.0%
  • Renault 5

    Votos: 23 29.9%
  • Fiat 127

    Votos: 54 70.1%

  • Total de votantes
    77

Deleted member 1475

Antes Francisco Lemos Ferreira
Portalista
TRÊS TRACÇÕES DIANTEIRAS COM MENOS DE 1.000 C.C.

Com a apresentação do Ford Fiesta, o segmento do mercado nacional de 1976 dos carros de tracção à frente com menos de 1.000 c.c. ficou muito completo com o 127 e com o Renault 5. São o Fiesta celebration L, o Renault 5-TL e o Fiat 127-LS versão três portas, veículos de características muito similares. Vamos ver as diferenças que podem existir entre ambos.

CARROCERIA

O Fiat 127 foi um dos primeiros veículos com múltiplos propósitos compacto com adaptação perfeita a todo o tipo de citadinos e a cidade agradece as suas dimensões reduzidas, como viajar pela estrada, agradece a seus benefícios excelentes e a estabilidade que a a tracção dianteira permite. O 127 saiu inicialmente com duas portas, para mais tarde e antes de se apresentar para competição/exposição as versões de três e quatro portas, mas, o corpo basicamente não mudou durante todo os anos.

O Renault 5 apareceu mais tarde que os 127 e com seus formulários cancelados tiveram muitos detractores ao princípio, mas… foi aceite totalmente e rápidamente por grande maioiria do publico, principalmente do sexo feminino. Um factor muito apreciável e totalmente novo era a porta interna traseira ampla deste modelo. Os amortecedores do poliéster do R-5 foram admirados como se fossem uma besta minúscula rara.

O Fiesta Celebration da Ford tinha uma linha que lembrava algo dos 127, mas no início enfatiza a sua maior largura, sendo a sua altura menor e o avental do “spoiler” dianteiro com uma superfície vidrada.

As dimensões exactas dos três veículos podem ser comparadas no retrato das características.

Os amortecedores do R-5 são os que mais resistem os choques de até 7 Kms por a hora.
Os amortecedores do 127 foram modificados na última série deste modelo e no momento sendo muito mais eficazes e mais altos.
Os do Fiesta são os mais simples, sem protecção nenhumas borrachas.
A altura da parte inferior da boca da porta interna traseira à terra é no Fiesta de 59 no R-5, no 127 é de 77. , distância um tanto incômoda se deverem carregar objetos pesados.

MOTOR

O motor do Fiesta é 957 c.c. colocado no protector de secção transversal, com um poder de 45 C.V. a 6.000 RPM. e uma compressão de 9:1. O carburador é Ford unicorpo preparado para as normas as mais estritas anti-poluição. A refrigeração do motor é de circuito fechado, mas o ventilador eléctrico não tem o controle termoestático.
RENAULT 5 TL
Este motor vai colocado no protetor longitudinal e seu deslocamento de 956 pistões é de c.c., com um poder de 44 C.V. DIN a 5.500 RPM. e uma relação da compressão de 9,25:1. O contrário a seus concorrentes, o gerador do R5-TL é um dynamo e no outro é um alternador.
ASSENTO 127 LS
Embora pareça chocante, o motor dos 127, com 903 c.c. e 47 C.V. DIN a 6.200 RPM. é esse que tem um deslocamento mais grande do pistão e um poder mais grande dos três. A compressão é de 9:1 e o motor vai montado no protetor de seção transversal. Como o R5-TL, o refrigeration é pelo ventilador fechado e elétrico do circuito com operação termostática.

PAINEL DE CONTROLE
O Fiesta e o 127 tem dois “manómetros” de disparo circulares grandes: à esquerda os velocímetros e a direita o termómetro da temperatura da água e do nível do combustível; este último sem luz da reserva da gasolina no Fiesta.
O R5-TL tem dois grupos quadrados à esquerda os velocímetros e à direita o nível do combustível (sem luz da reserva) e a carga da bateria, faltando o termómetro sempre útil da temperatura da água.

EQUIPAMENTO INTERNO
a) ASSENTOS DIANTEIROS
É difícil fazer uma avaliação dos assentos dado que os três são confortáveis. Podemos dizer que a melhor posição de condução é do Fiesta mas tem os assentos menos macios dos três. Os do R5-TL têm o “sidewalk” demasiado curto. Os do 127 são os mais elevados dos três . Todos são reclináveis, os do 127 com movimentação pelo punho e os outros dois por meio de um controle circular .
b) ASSENTOS TRASEIROS
Muito similar todo, mas mais macio são aqueles do R5-TL.
c) LIMPIA-LAVAPARABRISAS
No Fiesta e R-5 TL os limpa-pára-brisa são de duas velocidades visto que nos 127 é de uma única velocidade, mas com duas posições, uma para a operação intermitente e outra contínua. A bomba de água dos lava-vidros é eléctrica no 127.
d) CHAUFFAGE
Os controles do calor são do tipo cremalheira nos três modelos e todo têm um ventilador de duas velocidades.
e) BANDEJAS PARA OBJECTOS PEQUENOS
O Fiesta é o que tem mais arrumação.

BENEFÍCIOS E CONSUMO
BENEFÍCIOS FORD FIESTA RENAULT 5 TL FIAT 127 LS
Aceleração de 0 a 100 km/h 18,5" 18,8" 17"
400 metros, saída parada 21" 21,5" 20"
Velocidade terminal (km/h) 136 135 139

Os testes de estrada e de “freeway” para estabelecer os consumos fizeram um exame de controle dos três carros simultaneamente, em circunstâncias climatológicas idênticas. Numa passagem de 150 Kms. No “freeway” numa velocidade constante de 100 Kms/hora o menor consumo foi do R5-TL com os 6.66 l/100 Kms., seguindo a-se o 127 com os 6.82 litros. O Fiesta com 6.94 l/100 Kms.


Qual é que preferes?

Francisco Texto: Francisco Lemos Ferreira
 

Anexos

Antonio F Carvalho

Portalista
Portalista
Já votei, no 127, embora goste muito do R 5, principalmente aquela caixa de velocidades...às vezes,com a pressa,nem embraiagem era preciso para mudar as velocidades...:D

Mas o 127 tinha outra garra...grande carro!
 
Topo