Fiat Fiat Uno 60SX (1990)

Um dos melhores utilitários da história. Ágil, barato, fiável, pequeno por fora e enorme por dentro. Foi a minha cobaia para apreender mecânica básica. E tornou-se uma paixão.
Diários de Bordo

Fiat Fiat Uno 60SX (1990)

OP
OP
afonsopatrao

afonsopatrao

Portalista
Portalista
Amigos, estive ao telefone com a via verde: não há mais passagens com aquele identificador para além desta última de dia 13, que fez a A29 para norte até ao último pórtico.

Quanto à questão de saber se o identificador passou no meu carro ou noutro, a Via Verde não tem esses dados. As concessionárias é que podem ter; algumas tiram foto sempre; outras apenas quando o identificador falha. Tenho de falar com a Brisa (para as viagens na A1 e na A17 de Mira para baixo); e com as Ascendii (sobre a A29 e a A17 de Mira para cima).

Mas não havendo mais passagens com o identificador, tudo leva a crer que a via verde não tenha sido retirada do Fiat. E que ele tenha mesmo deixado de ser usado quando ficou sem gasolina. Tendo sido abandonado, estará no grande Porto.
 
OP
OP
afonsopatrao

afonsopatrao

Portalista
Portalista
Já tenho o carro. Foi doloroso. Eu bem suspeitava que me ia custar mais vê-lo maltratado do que nunca mais o ver.
Mas antes, as coisas boas.
1. Agente Márcio da PSP de Espinho: absolutamente fora de série. Nunca em tempo algum imaginei que algum polícia pudesse ser tão competente, tão dedicado, tão espectacular no seu trabalho. Estou absolutamente grato ao seu esforço.
Recebeu-me fora do horário de trabalho. Esteve comigo a ver o carro. Ainda me preparou uma garrafa de água para levar para a viagem, para o caso de aquecer.

2. O carro está inteiro. E tem recuperação. E voltou a estar nas minhas mãos.

E pronto, acabaram as boas notícias.
25942098-3741-4602-8FA1-93D2F0B87551.jpeg 154EE7C9-40EC-4555-BE98-8668C55DF025.jpeg

Tenho vários danos. Um vidro partido (e estilhaços pelo interior); falta tampão da gasolina; falta um friso inferior; escape está fora do sítio; trocaram os tampões por uns manhosos; os bancos têm a estrutura partida ou deformada; faltam botões no interior; faltam piscas laterais; pára-choques estão soltos, provavelmente com apoios partidos.
679DAF57-5253-49AC-8898-307EAEB2895D.jpeg 9456BE6D-B88D-4DFD-A8A3-1A9A6EC0C1E8.jpeg 88368F6F-7646-4CCC-8ACC-91F1B89603AD.jpeg 4D62EEFA-651B-4DE2-9D84-DA600A315AC3.jpeg 1FB6DED9-3C8A-4260-BFF8-9A0C66E84C66.jpeg

O canhão não parece estar estragado. Retiraram o interruptor e controlavam a partir daí.
BDD814C3-3AAA-478E-A1CF-E63E48709911.jpeg

O carro tem o rádio. Tudo o mais que estava no interior desapareceu. Cadeirinhas de criança, auricular Bluetooth, via verde, extintor, cabos de bateria.
E6EC8199-55CE-4FF0-9424-BE2AE7B62E43.jpeg

Fez 1600kms. Estava quase sem água: da forma como foi tratado, é possível que tenha queimado a junta.
O interior cheira mesmo muito mal. Mesmo muito mal. Nauseabundo. Irrespirável.
O interior tem os tecidos ok. Mas a estrutura dos bancos não deve ter recuperação

Retirei o carro da polícia. Está a fazer um ruído ensurdecedor, a raspar metal nas rodas da frente. Que agrava quando se trava.
Parece serem discos no ferro. Mas é tão estranho; podem ser danos feitos por baixo. Não sei.


Não estava em condições de fazer a viagem de espinho para Coimbra. Chamei a assistência em viagem. 933C0E11-F70D-423A-90EE-5152642C76C9.jpeg 0691EB74-AF57-4A51-A2EF-CE7FEAF672C0.jpeg

Eu vim de táxi para Coimbra; o carro ser-me-á entregue na próxima semana. Enfim. Pôr o carro na garagem e depois esquecer-me por uns dias. Quando estiver mais bem disposto, começo os trabalhos.
Para já, tenho de ter em mente que apareceu. Embora eu sempre tivesse suspeitado que me ia custar mais ver o carro estragado do que nunca mais o ver.

Muito obrigado a todos. Por tudo.
Agora estou um bocadinho em baixo com isto, mas provavelmente para a semana arregaço as mangas e coloco o carro no estado em que estava.
Tudo se faz.
 
Força, coragem e não percas o alento tudo , mas mesmo tudo se répara com a dedicaçao e amor e tambem a ajuda dos amigos , e tu tens montes e Carradas disso pode e Demorar tempo. Ah que arregaçar as mangas . Se estivesse ai nem precisavas de pedir ia logo a cata do que tenfaz falta e ia te ajudar a pôr o carro novo outra vez .
 
Ah tu tinhas pedido dicas :

Para começar como o @NunoCouto te disse , espalha Bicarbonato de Sodio pelo carro todo em tudo o que é tecido, mesmo nos paineis Da porta, impregna bem o pó e , deixa actuar um dia , no dia a seguir com uma escova rotativa, Montada num berbequim ou mesmo tu fazes a tua escova rotativa pegando numa escova redonda de lavar a sanita e cortas o Cabo e escovas tudo muito bem e depois aspiras .

Segundo, ja naos sei quem se lembrou disto, pegas em fol has de eucalypto dos jovens eucaliptos que tem as filhos com uma coloração mais Branca e são mais largas. Metes bastantes num Saco ou em varios sacos de plastico , esmagas um pouco e furas os sacos varias vezes e deixas dentro do carro .
 

NunoCouto

Pre-War
Premium
Afonso,

Em primeiro lugar deixo-te toda a força do mundo para voltares a por esse Uno como antes ou melhor ainda.

Tal como tinhas pedido antes deixo-te a informação que foi falada para limpares o carro um bocado mais esquematizada.

@Nuno Filipe Pinto Ferreira Obrigado por iniciares ;)

Preparação inicial:

Pacotes de bicarbonato de sódio e toca a espalhar isso pelos estofos e alcatifas. Espalha com uma escova e deixa atuar durante a noite - Solução também falada pelo @Nuno Filipe Pinto Ferreira

Aspira-se bem depois e absorve cheiros. Podes meter também taças com vinagre durante a noite que ajuda ou então folhas de eucalipto (mas tem de ser das que deitam cheiro) num saco de plástico fechado e fazes vários furos para respirar.

Desinfetar:

Dos melhores desinfectantes que podes ter é o vinagre. Vinagre branco acho que é mais eficaz, não mancha e elimina odores.

Metes num borrifador misturado com água (mistura rica tendo em conta o que cheiro que relatas do carro) e toca a espalhar e passar com escovas ou pincéis nas zonas mais críticas. Essencial é teres muitos panos de microfribras à mão. Na Norauto têm uns muito bons e são baratos.

Nas zonas manchadas ou mais sujas deita um bocado de bicarbonato e depois vinagre. Aquilo fica efervescente e é ótimo para zonas rugosas.

Limpeza:

Eu uso quase sempre um APC (All Purpose Cleaner) porque tem o ph neutro e assim não tenho de me preocupar se cai em cima de um material mais sensível e é sempre a abrir: Borrifador, escova e panos microfibras.

Uso este produto da nextzett e tem funcionado muito bem:

1569642487238.png

Tens na Norauto também.

Podes usar nos estofos à vontade também se quiseres fazer tu o trabalho. O que costumo fazer é borrifar e depois uso uma escova montada a um berbequim para fazer espuma e escovar. O excesso de espuma e liquido vou recolhendo com panos (importante porque é aí que fica a porcaria remexida).

1569642569957.png

Ainda sentes cheiros? Recomendo-te que passes num continente ou parecido e compres isto:

1569642519590.png

Espalha por todo o lado. É muito bom porque elimina odores, não disfarça. Andas com o carro a cheirar a roupa lavada uma semana mas é preferível à alternativa.


O @Pedro Bastos Tondela também mostrou como limpou os cintos com vanish, água quente e com paciência e parece ter tido excelente resultados.

Pronto acho que está tudo.

Força nessa recuperação e um abraço!
 

Miguel L. Catarino

Veterano
Premium
Tudo se resolve. Se for preciso alguma peça para ele há 2 UNO's aqui nas sucatas locais que tem peças em bom estado. Como é possível terem partido a estrutura ao banco? De qualquer das formas, vi uns bancos da cor do teu num grupo do Facebook qualquer. Se quiseres eu procuro. Nem que seja para aproveitar a estrutura e mudam-se os forros. Também me deixa intrigado o porquê do escape estar assim. Será que levou alguma pancada seca por baixo? O friso de baixo, só encontro no eBay de Itália. Os tampões.… Não encontro em lado nenhum.
Por fim, eu quando comprei o meu andava sempre a 1/4 do nível da água e a junta andou muitos anos com a senhora sem queimar. Se não há fumos nem pressão excessiva então está tudo bem. Tens que pensar que foram 1600km a fundo. No pior cenário, antes uma junta queimada que um motor gripado por andar sem óleo.
Mas como nem tudo são más notícias, tens o UNO de volta. Com marcas de guerra, mas está de volta.

Boa sorte! Se for preciso alguma coisa é só dizer!
 

Rafael Isento

Portalista
Membro do staff
Portalista
@afonsopatrao, tenho estado desde ontem a "digerir" e não está fácil.
O impacto inicial é desolador.
Essencial é deixar a raiva do momento passar, inspirar e expirar até não dar mais.

Bem sabes que quando o compraste ele não estava perfeito. Aos poucos foste evoluindo e melhorando o Uno. Com ele fizeste escola, aprendeste mecânica, desenvolveste capacidades que pensavas não ter, criaste amizades...
Este momento é quase um voltar à estaca zero, ou até estaca menos um.
Mas há duas ENORMES diferenças:
Primeiro tens toda a experiência adquirida, segundo tens uma comunidade unida para te ajudar.

Não adianta dar palavras de conforto porque perante este cenário é difícil de o encontrar mas de uma coisa podes ter certeza, não estás só!

Deixa o pó assentar e depois, VAMOS arregaçar as mangas.

Tens os meus contactos, sabes como chegar até mim. Usa e abusa, estou contigo! ;)
 
OP
OP
afonsopatrao

afonsopatrao

Portalista
Portalista
Já estive a passear on-line. Ainda se arranja muita coisa nova de origem. O vidro traseiro e a respectiva borracha, por exemplo (ainda que custem os olhos da cara, para ser de origem. Talvez valha a pena comprar numa sucata). Ou os botões em falta no interior.

Tampa do depósito e jogos de fechaduras completos (se não quiser andar com duas chaves) também há em vários sítios (embora da concorrência).
Os tampões originais estão na mala do carro; embora todos riscados. E tenho outro jogo cá em casa.
Quanto aos bancos, aquilo não está bem partido; está desconchavado. A pessoa senta-se e aquilo cede tudo (tanto o assento como as costas do banco). Podem ter salvação. Ou não. Logo se vê.

Quando o carro chegar, começo os trabalhos.
 
Tudo se resolve. Se for preciso alguma peça para ele há 2 UNO's aqui nas sucatas locais que tem peças em bom estado. Como é possível terem partido a estrutura ao banco? De qualquer das formas, vi uns bancos da cor do teu num grupo do Facebook qualquer. Se quiseres eu procuro. Nem que seja para aproveitar a estrutura e mudam-se os forros. Também me deixa intrigado o porquê do escape estar assim. Será que levou alguma pancada seca por baixo? O friso de baixo, só encontro no eBay de Itália. Os tampões.… Não encontro em lado nenhum.
Por fim, eu quando comprei o meu andava sempre a 1/4 do nível da água e a junta andou muitos anos com a senhora sem queimar. Se não há fumos nem pressão excessiva então está tudo bem. Tens que pensar que foram 1600km a fundo. No pior cenário, antes uma junta queimada que um motor gripado por andar sem óleo.
Mas como nem tudo são más notícias, tens o UNO de volta. Com marcas de guerra, mas está de volta.

Boa sorte! Se for preciso alguma coisa é só dizer!
tambem me lembrou disso e disso-te ontem Afonso , me ter o carro numa ponte e avaliar os estragos por baixo do carro , falta um friso de lado por baixo da porta e o escape descentrado ele pode ter andado a fazer corta mato com isso para escapar a uma operação stop por exemplo, dai os bancos estarem partidos , faltar o friso o escape desscentrado, pode ter mesmo rompido algum tubo ou radiador averigua isso.
 
Muita força neste momento.

Hoje tudo parece sombrio mas amanhã melhorará.
Ao início é sempre complicado mas com o passar do tempo vamos conseguindo enfrentar as coisas e meter as mãos na massa, neste caso na máquina.
Podem haver peças que partiram/desapareceram e que podem ser mais difíceis de encontrar mas para mim o mais importante é que não tenha havido acidente nenhum com o Uno e que não tenham danificado nada a nível de carroçaria/chapa.

A melhor das sortes com tudo. Força, animo, cabeça levantada e mangas arregaçadas.

Saudações!
 

NunoCouto

Pre-War
Premium
Já estive a passear on-line. Ainda se arranja muita coisa nova de origem. O vidro traseiro e a respectiva borracha, por exemplo (ainda que custem os olhos da cara, para ser de origem. Talvez valha a pena comprar numa sucata). Ou os botões em falta no interior.

Tampa do depósito e jogos de fechaduras completos (se não quiser andar com duas chaves) também há em vários sítios (embora da concorrência).
Os tampões originais estão na mala do carro; embora todos riscados. E tenho outro jogo cá em casa.
Quanto aos bancos, aquilo não está bem partido; está desconchavado. A pessoa senta-se e aquilo cede tudo (tanto o assento como as costas do banco). Podem ter salvação. Ou não. Logo se vê.

Quando o carro chegar, começo os trabalhos.


Gosto de ver que já estás a olhar em frente. É mesmo esse o caminho. Custa-me a acreditar que não se arranje material para essa máquina com relativa facilidade. :thumbs up:
 

Claudio Vilas

Veterano
Meu caro: Fico muito contente por o carro ter aparecido.
Claro que, pessoas como nós que gostamos de ter os carros limpos, bonitos e em bom estado de funcionamento, encontra-lo assim dói muito.
Apesar de tudo em termos de amassadelas na carroçaria nao tem, pelo menos nao vi. Tem que fazer uma analise ao carro por baixo para verificar que danos existem e aos poucos recuperar.
Tem que colocar a razao a trabalhar e fazer tudo para que as autoridades nao associem o Fiat a atos ilegais.
Depois repousar, colocar o carro numas preguiças, fazer o enxoval e aos poucos colocar o UNO no seu MAIS ALTO NIVEL. com calma.
Um grande Abraço, muita força e aos poucos esse carro ficar NOVO.
Alguma que precise, vá colocando, se eu puder ajudar em algo, disponha.
Claudio Vilas
 
Topo