Fiat Tempra SX (1993)

Clássicos Modernos

Fiat Tempra SX (1993)

OP
OP
JoãoSousa

JoãoSousa

Veterano
Boas a todos aqui do Portal, vim só mencionar uma coisa que reparei no meu chassito que pode um dia vos servir de boa informação.

Há pouco tempo (logo após o arranjo da junta da colaça) tinha uma fuga de óleo de transmissão vindo por um fole do eixo de um dos eixos de transmissão, e ao meter fole novo também foi necessário acrescentar óleo da caixa de velocidades porque estava quase sem nada.

Agora o que interessa mais, antes disso há uns anos atrás, eu sempre que não calcava o pedal da embreagem ouvia-a o que parecia pelo que me disseram o rolamento de encosto a bater, não era barulho muito incomodo mas era sempre um barulho, e disseram-me que era essa tal peça e que só valia a pena a substituir quando se muda-se a embreagem no futuro senão não compensava em termos monetários, muito bem, na mesma altura arranjei uma embreagem barata sem ser usada e aproveitei-a para caso no futuro chegasse a ter que mudar já tinha uma na minha posse, pelos vistos ao acrescentar o óleo o barulho desapareceu, e esta visto que não era necessário peça nenhuma, era só falta de óleo, pelo menos foi o que eu fiquei a entender.

Abraço
 

pintodealmeida

GT Abarth
O motor 1756 (mesmo bloco usado nos Delta S4 e ECV) em portugal por causa de 6 cm3 era considerado LUXO e como tal os impostos nesse escalão tipo duplicava o preço!

Os motores usados no Tempra tinham alguns anos e sinceramente não lidaram "bem" com os catalisadores.
Em parte também porque parte da vida dos motores Italianos estava no tradicional carburador duplo, quase sempre Webber e chegaram a levar com uma injecção monoponto de 1 injector para os 4 cilindros.

O 1372 desceu de 76 para 70cv.
O 1581 desceu de 86 para 75cv.

Os 1756 de 110 para 101 ou 103cv.
Os 1995 tinham aqui 113cv

O Tempra 1.6 sempre foi quase irrelevante porque havia o Dedra 1.6.
 
Topo