Fiat Bertone 850 Racer - Outra Maravilha

Francisco Dias

Veterano
Uma verdadeira maravilha.

Também saíram estes ...
 

Anexos

  • xlespider15.jpg
    xlespider15.jpg
    21.5 KB · Vistos: 50
  • fiat_abarth350x188.jpg
    fiat_abarth350x188.jpg
    12.3 KB · Vistos: 52

Manuel Ferreira Dinis

Dinis Vila Real
O Fiat 850 spider foi desenhado e construído por Bertone, passa a Sport Spider com os faróis
dianteiros verticais. Ainda mais tarde o seu criador transforma o Spider em coupé e é designado por Racer Bertone.
 
Sou novo nestas andanças e estou a reconstruir este modelo o meu é de 1969 designado por Racer Bertone Berlineta que fora as alterações que a abart fez ao motor em termos de mecanica é em tudo identica ao do Fita 850. se alguem souber de algum esquema de montagem deste carro era uma bela ajuda!
 

Paulo Baião

Clássico
Ontem vi um carro destes perto de Oeiras e estava convencido que todas as designações dele fossem Fiat, mas não, era tudo Bertone.





Também não me lembro nunca de ter visto estes faróis num 850 Spider, pensava que só existiam sem o plástico diante das ópticas.
O carro que eu vi era bordeaux, que eu imagino que não seja a cor de origem e via-se que tinha muito trabalho "escondido" debaixo de um aparente "bom" ar.
 

Manuel Ferreira Dinis

Dinis Vila Real
A Bertone fabricava os modelos para a Fiat, mas vendia exclusivamente sob a sua marca, o Bertone 850 Racer e o e a berlineta Racer.
Deve ser um desses exemplares o que encontrou.
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Exactamente. Os modelos com a mesma carroçaria mas emblemas unicamente da Bertone são os Racer, que eram uma versão gerada pela Bertone por iniciativa própria. Neste modelo o tecto era aparafusado directamente à carroçaria em tudo idêntica à do 850 Spider normal, mas depois muitas vezes a mecânica sofria preparações.

Os faróis dianteiros mudaram quando da remodelação entre as duas séries do Spider. Os mais antigos (850 Spider) têm a óptica com o vidro inclinado (que é partilhada com o Lamborghini Miura), e os da segunda série (850 Sport Spider) têm as ópticas verticais, as leis federais dos EUA a isso obrigaram.

Outro factor de distinção é que na primeira série usavam o motor 843cc e na segunda têm já o venerável 903 cc.

Além disso houve versões especiais de luxo, que tinham retoques que davam mais distinção como frisos cromados nas cavas das rodas, tablier diferente, etc. Também havia a opção de um hardtop.

Obviamente os mais comuns são os Spiders normais, e especialmente da segunda série. Os da primeira são bastante procurados e mais valiosos, especialmente se tiverem os seus faróis intactos, já que são relativamente difíceis de apanhar, e a preços de Miura...

Um abraço!
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Já agora, umas fotos de um Racer que vi pessoalmente faz uns anitos... este estava muito bem arranjadinho e com o motor "massajado"...

racer2.jpg

E a "casa das máquinas"...

Racer1.jpg

Um abraço a todos!
 

Anexos

  • racer2.jpg
    racer2.jpg
    55.2 KB · Vistos: 4
  • Racer1.jpg
    Racer1.jpg
    45.7 KB · Vistos: 5
  • Racer1.jpg
    Racer1.jpg
    45.7 KB · Vistos: 3
  • Racer1.jpg
    Racer1.jpg
    45.7 KB · Vistos: 3
  • racer2.jpg
    racer2.jpg
    55.2 KB · Vistos: 6
  • racer2.jpg
    racer2.jpg
    55.2 KB · Vistos: 3

Paulo Baião

Clássico
Sistema de montagem do hard-top realmente curioso.
Interiores bastante agradáveis, pena ser um carro tão difícil de se ver.





 
Mais duas imagens:

1ª. Fiat 850 Special (1968)

2ª. Fiat 850 Spider (1965)
 

Anexos

  • Fiat-850_Special_1968_.jpg
    Fiat-850_Special_1968_.jpg
    78.2 KB · Vistos: 13
  • Fiat-850_Spider_1965_.jpg
    Fiat-850_Spider_1965_.jpg
    52.2 KB · Vistos: 10

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Atenção que uma coisa é a versão de luxo com o hardtop como se vê na foto que o Paulo publicou, esta é a versão Spider.

O Bertone Racer berlinetta tem um tecto rígido que é aparafusado à carroçaria do Spider como elemento estrutural, não sendo intenção que seja removido e substituído por uma capota. Além disso o design deste é completamente diferente do hardtop normal, como podem ver nas fotos.

Mesmo as versões Abarth OT e OTS 1000 eram baseadas geralmente no modelo Spider e não no berlinetta Racer (embora a preparação pudesse ser feita em qualquer um dos vários modelos, e houve vários Racer a sofrer preparações). Além disso havia carros preparados por várias outras empresas como a Giannini.

Além disto ainda há outra confusão que é a de distinguir Berlinetta Racer e Racer como dois modelos distintos quando não o são, são três! :D A designação de berlinetta era na altura muito utilizada para designar modelos fechados de duas portas com desígnios mais desportivos, como era por exemplo normal na Ferrari. Veja-se o exemplo dos 365, em que a versão mais familiar era o Coupé 365 GTC/4 e a versão mais desportiva era a berlinetta 365 GTB/4 (mais conhecido por Daytona).

Além da berlinetta, havia um Racer Spider e um modelo de intenções mais desportivas chamado Racer Team com acabamentos mais básicos e pintura bicolor. Mas qualquer um deles é bastante raro porque eram caríssimos. No entanto os Racer tinham imensas opções e factores de distinção, como um volante desportivo, interiores especiais, jantes especiais, frisos cromados, etc. O Racer Team até tinha um tablier em acabamento específico com aparência de alumínio.

Já nem eu me lembrava destes detalhes, mas acabei de encontrar uma Ruoteclassiche com um dossier sobre os 850 Coupé e Spider e esclareci as dúvidas todas...

Espero ajudar a eliminar algumas destas confusões... ;)

Um abraço a todos!
 
Muito Engraçado este 850 Racer, já à algum tempo que ando a pensar comprar um 850 Spider e sempre me disseram que o racer era igual mas raro! acontece que já encontrei 8 Racers neste pequeno pais à beira mar, por isso não sei se é tão raro, o que percebi foi que as peças que tornam um spider em racer são raras, para não dizer impossiveis de encontrar porque praticamente todos os que vi não estavam originais e os donos não os conseguiam completar, existe um amarelo muito bonito com um anuncio na Competiauto que anda aos meses à procura de um hardtop, e tirando isso é dos mais originais.
 

Luis Vaz Carvalho

YoungTimer
Há um 850 spider vermelho à venda em Matosinhos, está aparenta um estado bastante razoável. Se alguém estiver interessado posso tentar arranjar o contacto.
 
Topo