Fiat Fiat 850 Sport Coupé

Diários de Bordo

Fiat Fiat 850 Sport Coupé

JorgeMonteiro

...o do "Boguinhas"
Membro do staff
Premium
Portalista
:lol: :lol: :lol:

Só não falha quem não tenta.


A ideia de fixar na consola foi boa, agora é só acertar as medidas.
 
OP
OP
Pedro Seixas Palma

Pedro Seixas Palma

Pre-War
Premium
Lá me deixei de m**das e tirei o carro da garagem para dar uma volta:




Literalmente dei uma volta ao quarteirão. E o carro foi abaixo. E não pegou mais porque a desgraçada da bateria leva uma sova valente nestas manobras e não a carreguei atempadamente.
Fui buscar o 500, encostei as baterias e arrancou com facilidade. Deixei-o aquecer bem, afinei o ralenti a olhómetro e dei mais umas voltas para me certificar de que está tudo mais ou menos. A 1a e 2a não estão a entrar bem, provavelmente por ter o lollypop ajustado num extremo. Veremos. Pelo menos já queimou o óleo da montagem e já não dispara o alarme de CO.
Chegado a casa esvaziei a água toda (quente!). Amanhã vou tentar dar mais uma volta com uma muda nova de água e depois colocar o produto de limpeza.
 
Última edição:
OP
OP
Pedro Seixas Palma

Pedro Seixas Palma

Pre-War
Premium
Até pensei que era um vídeo do Centro Storico Fiat :lol: :lol:



Primeiras impressões? Tirando a parte da bateria, deu sinal de saúde?
Nenhumas impressões. O motor não está minimamente afinado, aqueceu pela primeira vez à temperatura de funcionamento e eu estava demasiado focado em colocá-lo a rodar com regularidade para reparar nos pormenores.
 
OP
OP
Pedro Seixas Palma

Pedro Seixas Palma

Pre-War
Premium
Hoje já tenho algumas impressões:
A 1a já entra bem. Aparentemente dediquei tanta atenção aos dois parafusos M8 que dão o ajuste do lollypop que me esqueci de apertar o M6 que liga à caixa.
A 2a ainda está um pouco reticente, pelo que vou ter de experimentar mais com o ajuste.
Acertei o ponto de ignição estático, que me pareceu estar um pouco atrasado. Como passei de 903cc para 965cc, a compressão nominal passou de 9,3 para 9,94, o que já faz alguma mossa na eficiência, potência e arranque do motor. Novamente parei o carro e quando foi altura de o colocar a trabalhar suei as estopinhas! Mas com jeitinho lá arrancou (estava afogado). Prevejo uma vida difícil para o motor de arranque...
No domingo fiquei ofuscado pela luz do alternador que não apagava e não processei a luz do óleo que brilhava tenuemente a rotações elevadas. Hoje lá reparei que a luz do óleo não acendia com o motor parado e concluí que troquei os fios do interruptor de pressão e do manómetro. E queimei o braço no coletor de escape a trocar os fios. Estúpido!
Mais coisas: tenho uma luz de presença que não acende. Espero que seja uma lâmpada fundida. Também não tenho luzes de marcha atrás... devia ter verificado melhor as cablagens antes de colocar o motor. Por outro lado, como andei a mexericar debaixo do carro, é possível que tenha desligado o interruptor.
 
OP
OP
Pedro Seixas Palma

Pedro Seixas Palma

Pre-War
Premium
Luz de presença não está fundida. Suspeito que seja apenas um mau contacto, uma vez que as luzes de matrícula, que pertencem ao mesmo circuito, funcionam bem. A bateria está a carregar, pelo que me guiei apenas pelo multímetro.
As luzes de marcha atrás... bem, lembram-se de ter dito que tinha não sei quantos fios ligados à bobina de ignição? Cortei-os todos e descobri agora para que é que um deles servia. Estava ligado diretamente às luzes de marcha atrás. O circuito original é extremamente simples: fio vermelho do fusível ao interruptor, fio branco do interruptor às luzes, fio preto à terra. Alguém com alma de inglês ligou um fio (preto) da bobina às luzes, utilizou o branco das luzes ao interruptor, e ligou o interruptor à terra.
Felizmente que não tinha arrumado o banco traseiro no seu lugar e ainda tinha o chicote exposto e mal amanhado. Toca de desenfitar tudo à procura do fio branco e do vermelho perdido. Odeio desenfitar e odeio chicotes enfitados até à morte com fita isoladora. E ainda odeio mais quando parte da fita fui eu que a pus lá.
O fio branco é bastante óbvio porque passa para baixo do carro mesmo no meio do painel onde o banco assenta.
O vermelho lá estava, no meio da fita isoladora, cortado mas ainda ligado ao fusível. Lá desencantei um bom bocado de fio vermelho, passei-o para baixo, coloquei manga retráctil e um terminal e no outro lado liguei tudo com um conector AMP. Ninguém vê e funciona.
Como estava debaixo do carro aproveitei e experimentei o ajuste das mudanças. Acho que encontrei o ponto certo.
P. S. Se tivesse prestado atenção já teria visto que algo de estranho se passava com a marcha-atrás:
20210323_165043.jpg
Era claro que um dos terminais era criativo, e assim que vi que era suposto existirem dois fios...
 
Última edição:

JorgeMonteiro

...o do "Boguinhas"
Membro do staff
Premium
Portalista
odeio chicotes enfitados até à morte com fita isoladora. E ainda odeio mais quando parte da fita fui eu que a pus lá
Esta vai para os livros!! :lol: :lol: :lol:


E queimei o braço no coletor de escape a trocar os fios. Estúpido!
Been there, done that. E não aprendi à primeira, nem à segunda, nem... :cool:




Estou realmente satisfeito por ver as coisas a resolverem-se com relativa facilidade. Pelo menos parece, para quem está deste lado.
 
OP
OP
Pedro Seixas Palma

Pedro Seixas Palma

Pre-War
Premium
O 850 SC saiu hoje para mais uma volta de resolução de pequenos problemas. E regressou pelo seu pé. Menos mal.
No meu tempo enchia-se o sistema de refrigeração com o motor a rodar e esperava-se até o termostato abrir para garantir que ficava cheio. Ora eu não posso fazer isso na garagem, pelo que enchi o que pude e tirei o carro da garagem com um garrafão de 5L no lugar do pendura. E de facto o termostato abriu e levou mais uns 3L de água.
Já começo a notar que o motor é sensivelmente mais potente do que o velhinho. Ainda bem.
 

NunoCouto

Pre-War
Premium
Há tempo para as fotos. Espero que te estejam a saber bem estas voltas apesar de que acredito que a atenção a tudo e mais alguma coisa seja grande :thumbs up: .
 
OP
OP
Pedro Seixas Palma

Pedro Seixas Palma

Pre-War
Premium
Hoje andou uns sólidos 30km a subir e a descer, sempre numa velocidade moderada.


A temperatura manteve-se estável com o produto de limpeza do sistema de refrigeração. Ainda vou encher mais uma vez com água e depois é anticongelante. Estou um esperto a esvaziar o radiador!
Aproveitei para acertar o nível do óleo e mais nada. Um dia destes tenho de afinar o ponto de ignição e depois o carburador.
O manómetro do óleo também ainda não está ligado, mas teve direito a uma nova caixa melhorada.
Agora acho que só falta acabar o confinamento...
P. S. A luz de presença que não acendia era mesmo uma lâmpada fundida...
 
Última edição:

JorgeMonteiro

...o do "Boguinhas"
Membro do staff
Premium
Portalista
Vá lá. Valeu a pena picar. Não há fotos, mas há vídeo. :lol:


Estou curioso para ver a caixa de manómetro V3.0
 
Topo