Fiat 600 D - o "Diamantino" - Registo de Restauro / Intervenções

OP
OP
Nuno José Bastos

Nuno José Bastos

Clássico
O quadrante foi completamente desmontado e revisto por mim (muito a medo confesso!!!) mas correu tudo pelo melhor à excepção de um "a" no indicador "acqua" (água) que desvaneceu um pouco devido à minha descuidada limpeza de inicio. Os contactos eléctricos estavam muito sujos e oxidados. Foram todos limpos com limpa contactos e nalguns foi necessário passar uma lixa fininha para deixar "metal novo" à vista. Ficaram 100%!

A "bicha" do velocímetro (desculpem mas desconheço ainda o nome adequado!! eheh) quando o carro andava fazia um IRRITANTE "tec-tec-tec" e o ponteiro da velocidade oscilava imenso. Com a desmontagem foi minuciosamente limpa e adivinhem la..... o tec-tec-tec parou!

Outro dos problemas relacionados com o quadrante estava no indicador do nível de combustível. A leitura estava pouco fiável e a luz de reserva não acendia. Problema: Contactos no quadrante e os contactos da boia estavam sujos e a lâmpada estava solta por trás do quadrante.

Como disse limpei todos os contactos, isso incluiu os contactos da bóia no cimo do depósito com limpa contactos desmontei a bóia e limpei também os contactos eléctricos no interior da mesma.

Um problema, com o qual não me irei preocupar de todo nos próximos tempos: na bóia existe um mecanismo "electromecânico" que é o responsável pela leitura do nível de gasolina. Isto é, a boia ao flutuar com a variação do nível de gasolina, faz movimentar o mecanismo de uma resistência variável e é o valor dessa resistência que indica ao quadrante o nível da gasolina. a bóia com o tempo deve ter furado e foi reparada "artesanalmente" e nessa mesma reparação soltou a tampa desse contacto eléctrico deixando o mecanismo da resistência variável à vista. Como tem funcionado às mil maravilhas não me irei tão cedo preocupar com isso.

No que diz respeito à luz de reserva parece-me que o encaixe está ou partido ou "froxo" em todo o caso para já não irei mexer mais.
 
OP
OP
Nuno José Bastos

Nuno José Bastos

Clássico
Desmontei também a preteleira interna uma vez que está um pouco "feia" no que respeita ao estofado na frente por isso até repará-la na totalidade vou deixá-la de fora. As abas laterais estavam danificadas por isso fiz em casa uns "L" em chapa, fixei-os à prateleira e do ponto de vista da montagem servem perfeitamente.

Fui por indicação do Sr. @Claudio Vilas à Rua do Almada, no Porto onde encontrei um manancial de coisas que me ajudaram a este (lento) processo de restauro.

Assim, comprei´:
  • 4 freios novos para fixar os manípulos de abertura de portas e dos vidros
  • tubagem da chaufagem nova (a minha estava já muito desgastada - a velha doença do "já agora")
  • batentes de borracha em L para o compartimento do motor e para o porta bagagens
  • batentes de borracha (pino) também para o porta bagagens
  • um filtro de gasolina
  • provavelmente mais algum material que agora não me vem à memória
Por tudo isto gastei à volta de 10 €

Todo este material foi aplicado à excepção de alguns dos batentes que guardei de reserva porque não necessitavam substituição e o filtro de gasolina que comprei para ter de reserva.

Com esta substituição.... mais um problema! O batente em "L" aplicado no compartimento do motor fez com que o mecanismo de fecho não atingisse a chapa para fechá-lo. Poderia ter reajustado o alinhamento da porta do compartimento mas como ainda não aprendi a ajustar portas e malas decidi ir por outra via. Coloquei um espaçador (feito na hora por medida com um pedaço de plástico) no interior do mecanismo de fecho e voila!
 
OP
OP
Nuno José Bastos

Nuno José Bastos

Clássico
Outra das intervenções de fundo que fiz, aproveitando que estava a mexer, foi desmontar totalmente o depósito da gasolina. Depois de desmontado, fiz um filtro improvisado com papel absorvente de cozinha (bem limpo e renovado periodicamente) e verti a gasolina para garrafões de água (bem limpos e previamente secos para não contaminar) e descobri que tinha muita mais gasolina de que a que o quadrante me indicava! À volta duns 15 L o que equivale sensivelmente a meio depósito! (O quadrante acusava perto da reserva)

Posto isto removi o bujão e lavei muito bem apenas com água corrente o depósito para remover lamas e depósitos que se podessem ter depositado ao longo dos anos mas estava bastante limpo. Posto isto, coloquei o depósito ao sol a secar durante 2 dias para garantir que não ficaria água nenhuma no seu interior.

Depois de seco e para dar um novo ar ao depósito, decidi pintá-lo com tinta de spray (já sei que vou levar nas orelhas porque não é o procedimento mais adequado mas estava com vontade de o deixar com um novo ar, e como referi antes, ainda não cheguei à parte das lições de chapa e pintura por isso resolvi apenas "mascará-lo").

Decididamente ficou com um aspecto bem melhor que o que estava. Oportunamente irei (ou irei mandar) decapar e pintar devidamente mas por agora fica como está!

Além do depósito pintei também as barras que o fixam e a tampa do depósito (usei uma pequena anilha para colocar por cima da válvula da tampa, um pequeno círculo vermelho, para não cobri-lo de tinta e inviabilizar a dita válvula)

Ficou decididamente com um look renovado!

Outra das "modificações" no que diz respeito ao depósito foi nas juntas entre o depósito e as barras de fixação. As que estavam eram de borracha e deveriam ser muito provavelmente as originais mas estavam já muito desgastadas. Tinha alguma borracha em casa mas não no comprimento suficiente e como não queria estar a fazer remendos mais uma vez optei por uma solução alternativa. Umas tiras que o meu Pai tinha lá por casa fininhas de esponja com traseira auto-colante (para colocar por exemplo como batente das portas dos móveis e afins) mas era castanha.

Decidi colocar na mesma. Do ponto de vista de montagem ficou excelente. Do ponto de vista estético talvez nem tanto. Mas ficou o compromisso de procurar o mesmo material em preto.


Aproveitando que estava com o spray na mão resolvi também pintar a tampa da bateria e endireitá-la um pouco já que as abas estavam empenadas. a juntar a isto substitui as porcas que la estavam por umas porcas de orelhas para facilitar o acesso.

Ainda no compartimento do porta bagagens, aproveitando que estava vazio (sem depósito nem peneu suplente) resolvi dar-lhe um tratamento por completo para ficar com um aspecto melhor.

O "tapete" estava rasgado na zona dos orifícios de fixação por isso tentei recuperá-lo embora sem um sucesso a 100% mas ficou decididamente melhor do que o que estava. Do uso tinha também bastantes vincos e estava muito ressequido por isso puxei da dona-de-casa em mim e com um ferro a vapor decidi dar-lhe uma bela engomadela sempre com um pano a proteger e molhando sempre o tapete para não danificar. Ficou como novo. Embora não seja 100% pele no final decidi passar-lhe produto para estofos em pele para dar alguma hidratação ao tecido. ficou decididamente como novo!
 
OP
OP
Nuno José Bastos

Nuno José Bastos

Clássico
Ainda na parte da frente do Diamantino, o emblema frontal estava partido e os apoios de fixação também e a côr já muito desvanecida.

Para solucionar a curto prazo o problema, resolvi comprar um spray (é desta que levo uma porrada valente!) efeito cromado, colei-o pintei-o com cuidado em cobrir o emblema frontal e fiz-lhe uns furos na zona dos pinos de fixação para poder depois aplicar uns parafusos com porca fininhos.

Tudo isto não passa de uma solução a curto prazo. Contudo a pintura não ficou 100% como eu queria/esperava muito provavelmente por azelhisse do pintor mas ainda assim aceitável para uma solução temporária.

Entretanto o meu Pai já se encarregou de me oferecer o emblema novo comprado no Berto Ricambi. :thumbs up:

Outra das coisas que me causava alguma espécie eram os aros cromados dos faróis que por baixo não fecham na totalidade. Não sei de todo se é suposto (os especialistas que se pronunciem) mas facto é que já vi outros ao vivo em situação idêntica pelo que resolvi nem mexer.
 
OP
OP
Nuno José Bastos

Nuno José Bastos

Clássico
Apesar da falta de fotos (que é disso que a malta gosta) é bom saber que o Diamantino não está esquecido e voltou a receber mimos.

Ehehehe é verdade Jorge! Estou em falta! Mas o entusiasmo junto com o nervosismo da coisa fez com que me esquecesse um bocado do telefone! Mas va, tirei algumas só que estão no telemóvel velho. Assim que consiga vou la resgatá-las e edito os posts!

Para já deixo o meu testemunho pois pode ser que ajude alguns camaradas que tenham em mente ou precisem de ideias para as suas máquinas!

Um abraço!
 
OP
OP
Nuno José Bastos

Nuno José Bastos

Clássico
No seguimento dos trabalhos realizados ao Diamantino, fiz outros trabalhos mais pequenos como desmontar os bancos dianteiros completamente para limpar as calhar e lubrificá-las de novo com massa consistente para deslizarem melhor.

Ainda no que toca ao problema da bateria, que já me deixou ficar "mal" mais algumas vezes, após fazer alguns testes, o problema efectivo não estava só na bateria mas sim no regulador de tensão que necessita ser afinado. Já revi o procedimento algumas vezes mas como ultimamente o tempo escasseia, irei provavelmente levá-lo à electro-leixões e pedir que me façam esse serviço lá (já o fizeram em tempos no meu R10) mas é algo que ainda irei decidir.

No motor, e após alguns kms de rodagem, estive a limpar os contactos eléctricos das velas e dos cabos de velas e a limpar as cabeças das velas para remover vestígios de carvão que se tenham depositado la.

Os interiores como disse estão a precisar de uma renovação mas para já contentam-se com creme para estofos em pele para manterem a hidratação.
 
OP
OP
Nuno José Bastos

Nuno José Bastos

Clássico
Entretanto (desculpem a extensão destes textos mas muito tempo de ausência leva a isto! :(:(:( ), resolvi deixar as noticias tristes para o final.

Há algum tempo, tinha feito com ajuda de um profissional competente na área (o meu Pai :D:D) umas quartelas novas em placas de 1,5mm de um "aglomerado" maleável estilo cartão prensado. Após vários ajustes foram ao sitio sem recurso a fixadores (estavam ainda fortes eu sei) os únicos elementos a fixar estas placas eram as abas superiores e inferiores na porta e os manípulos do vidro e abertura de porta.

Estavam assim em bruto à espera de um estofagem que ainda não chegou. Infelizmente uma pequena frincha de um vidro mal fechado acompanhado por uma intempérie inesperada levaram a que estes paineis se degradassem sem retorno pelo que terei que fazer uns novos quando tiver oportunidade.

Para terem uma ideia de preços, eu gastei 2,50€ sensivelmente nas placas + o tempo para fazer o molde de uma das antigas, cortar e lixar. Um par de quartelas novas (já estofadas) rondam os 90 a 100 €!

Outra das más notícias foi a de que um dos puxadores plásticos se partiu pelo que quando encontrar um a um preço convidativo irei substituí-lo.:(:(:(

Uma alteração/melhoramento que tenho previsto prende-se com o compartimento do porta-bagagens. A tampa do porta bagagens não tem aquela borrachinha frontal que actua como vedante.essa terei que comprar, contudo uma das casas que visitei na Rua do Almada deram me uma amostra de uma borracha vedante com o encaixe a 90º que é perfeito para colocar a toda a volta do compartimento e não requer alterações nem danifica o carro quando não se quiser mais basta retirar. Terei que comprar a quantidade necessária e aplicar.

Outras alterações também efectuadas foram a substituição das lâmpadas (interna e do compartimento do motor) que estavam fundidas por lampadas LED, com vista à economia da bateria. Contudo uma vez que apliquei LED branco frio, irei em breve substituir por uma cor mais quente (em LED de preferência) para restituir-lhe alguma originalidade.

Fiz também uma reconstrução parcial da estrutura da chapeleira que cobre o motor já que as madeiras estavam muito fracas.
 
Última edição:
OP
OP
Nuno José Bastos

Nuno José Bastos

Clássico
Finalmente vou deixar-vos um resumo dos trabalhos e materiais já feitos/gastos ou a fazer/comprar juntamente com preços para que quem acompanha este diário tenha uma versão resumida dos posts anteriores e para se puder ajudar algum companheiro de restauros com alguma informação que necessite. Alguns dos preços podem já estar desactualizados pelo que já sabem, não me posso responsabilizar... ehehe =)

Não irei naturalmente englobar os custos de materiais que já tinha a vaguear cá por casa

Ponto de Situação:

Material já comprado/aplicado:
  • Emblema frontal (sem travões) (FALTA APLICAR) - +- 40€
  • Latas de spray - +-10€
  • Aladin (duraglit) - 2€
  • Batentes de borracha - entre os 0,15€ e os 0,50€ cada
  • Freios de manípulos - 0,10€ cada
  • Filtro gasolina - 1,50 €
  • Placas para quartelas - 2,50 €
  • Tubos de chaufagem - 5 a 6 € (aproximadamente)
  • Coração Limpa metais (continente, excelente para os cromados também! Tão bom ou melhor que duraglit) - 3,50 €
  • Espelho retrovisor cromado estilo bullet com mordente de prensar na chapa - 25€ (1un)
  • "Espelhos" dos manípulos da porta - 2 € (2un)
  • Friso raspador de vidro (2m) - 18€
  • 2 Lâmpadas LED - 3€
  • Par de borrachas das escovas limpa para-brisas - 1€
  • Par de escovas limpa para-brisas (FALTA APLICAR) - 30€
  • Cinta retentora do macaco (2un.) - 18€
Trabalhos já realizados:
  • Revisão geral completa com troca de todos os fluídos (óleo do motor, dos travões e da caixa), afinação da embraiagem e travões, troca de filtros e verificação geral - 150€
Material a comprar:
  • Fechadura de 1 das portas - reparar ou substituir
  • Tapetes borracha - Orçamento 115€ para os 4 tapetes 2 frente e 2 trás já com corte e furação idêntica à dos originais (Tapetes S. Lázaro - Porto)
  • Tapetes - Orçamento 70 € para tapetes "normais" 2 frente e 2 trás já com corte e acabamento (Tapetes S. Lázaro - Porto)
  • Escudetes (4) - ainda sem valores
  • borracha que serve de batente ao pedal da embraiagem
Trabalhos a realizar:
  • Banho de pintura - Falaram me em cerca de 600€ mas estou a aguardar um novo orçamento
  • Estofagem - Dos vários que consultei, obtive orçamentos entre os 350€ e os 450€ para estofar bancos na integra, chapeleira, cartelas e a parte da frente da prateleira
  • Afinar regulador de tensão - 20€
  • Cromagem dos parachoques - ainda sem valores
 
Topo