Fiat 127: Tirar caixa direção

Ribeirinho

Clássico
Bom dia,
Fiz uma pesquisa com vários termos mas não consegui encontrar reposta para a minha duvida, pelo que vinha pedir a vossa PRECIOSA ajuda.
Vou ter de tirar a caixa de direção do 127 devido a folga numa das hastes antes da ponteira. Tenho outra já preparada para montar.
O que se passa é que não estou a conseguir tirar a caixa de direção, pois o espigão da direção que entra no habitáculo é muito comprido e por muito que puxe para fora a caixa de direção não consigo que ele tenha espaço para sair, nem inclinando para cima, nem para baixo nem para os lados, ou terá alguma posição que ainda não experimentei para sair fácil ?

Então parece que vou ter de mexer um pouco a caixa de velocidades para a frente do carro para permitir dar espaço para retirar a caixa de direção saindo o espigão para fora.

A minha duvida é como posso fazer esta movimentação da caixa de velocidades ?
Basta tirar os 3 parafusos que a seguram ao apoio do motor do lado esquerdo e empurrá-la para a frente ? Isto é fazível ? É esta a melhor maneira ?
Será necessário soltar mais alguma coisa ?

Obrigado
 

Claudio Vilas

Portalista
Portalista
Boa noite:
Ja tive esse problema na cx de direcção. Nao tive que mexer na caixa de velocidades, para tirar a dita.
Com jeito isso sai. tem que tirar o que estiver a obstruir.
 

JorgeMonteiro

...o do "Boguinhas"
Membro do staff
Premium
Portalista
Caro Filipe. Compreendemos que tenha atividade profissional ligada aos automiveis, no entanto, não é esse o tipo de participação que se espera de um membro de um fórum.

Se fosse um membro ativo do portal e partilhasse as histórias dos seus classicos até se compreendia que se disponibilizasse pontualmente para desenrascar um amigo, mas tem meia dúzia de mensagens a fazer publicidade e ainda não partilhou nada que possa enriquecer o espólio do portal.

Era importante que repensasse a sua forma de estar no portal.
 

Ribeirinho

Clássico
Progressos:

SUCESSO, consegui tirar a caixa de direção. Depois de uns largos minutos e de 3 cabeças a olhar para aquilo, eu e mais os meus filhos, não estávamos a ver como fazer, levantámos a caixa, puxámos para a frente e nada. De repente fez-se luz:

Baixar a caixa de velocidades. Saiu logo.

Mas para baixar a caixa tive de retirar os 3 parafusos no chassis do apoio do lado da caixa e retirar os 4 parafusos do apoio de baixo do motor.

Bom, caixa de direção cá fora, já está.
 
Última edição:

Ribeirinho

Clássico
Agora vamos à caixa de direção.
Bom, depois de investigar um pouco mais na internet, que sorte de agora haver isto, se bem que dantes o que hoje abunda em internet, não faltava em pessoal de café a dar dicas. Hoje um tipo chega lá com uma duvida de carros velhos e ficam todos a olhar para a TV....

Depois de investigar, percebi que as 2 caixas de direção que tinha de sobra, afinal não estão melhores que a estava no carro,
Vou ter que então arranjar a que está no carro.

A falha foi no casquilho da "travessa" da direção que se desfez. E agora não aparece cá em PT com a medida certinha 21x30x18mm. Já mandei vir duas diferentes para ver se serve ou se tenho de continuar a procurar.

Vou ter de desmanchar então a extremidade do lado onde se desfez o casquilho. Aquilo tem a rótula e uma porca. Vamos ver o que me espera nos próximos tempos livres.

A massa que lá estava era preta.

Vale a pena ir comprar massa das rótulas das transmissões para meter ali, ou basta meter uma normal massa ?
Deverá ser de litio ou de grafite ?
 
Última edição:
Topo