Fiat 127 - 50 anos

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
19 de Março de 1971 - o Fiat 127 surgiu, em estreia absoluta, na imprensa italiana.

Umas fotos e alguns dados técnicos bastaram para apresentar ao grande público um modelo que revolucionou o segmento dos utilitários e que foi durante alguns anos o carro mais vendido na Europa.
O Fiat 127 tinha começado a ser produzido no dia anterior e estava disponível em apenas uma versão.
FIAT-127-2385_7.jpg

O Fiat 127, tal como o irmão maior 128 apresentado dois anos antes, inovou pela disposição do transversal do motor frontal, com a caixa de velocidades ao lado. Isto permitiu um ganho enorme de espaço relativamente ao antecessor (Fiat 850). O 127 era 10 centímetros mais largo que o Fiat 850 mas era 2 centímetros mais baixo e apenas 2 centímetros mais comprido . Apesar dessa pequena diferença, tinha muito mais espaço interior e tinha uma bagageira com mais do dobro da capacidade da do 850 e, apesar da carroçaria de apenas dois volumes, com apenas menos 5 litros que a do 128.
 
Última edição:
OP
OP
João Luís Soares

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
A história do desenvolvimento do Fiat 127 será completada no primeiro comentário deste tópico, mas podem ir comentando, participando, acrescentado fotos e histórias.
É um tópico sobre o Fiat 127 e não apenas uma comemoração dos seus 50 anos. Todos os Fiat 127!

Venham as partilhas, as recordações, os desejos...
 

Moises Trovisqueira

MTrovisqueiraF
Portalista
Fiat 127 mk1 foi o mais bonito da série.
O unico da familia vivia em Lisboa, era de um meu tio que trocou um NSU Prinz 1000 por um 127 novo 3 portas azul marinho com matricula IZ.
Na minha adolescencia tinha um amigo um pouco mais velho que eu, tirou carta e o pai dele deu-lhe um 127 preto 2 portas, as nossas primeiras noitadas e visitas a discotecas começaram ai, mais tarde, a o meu amigo Xico vinha de uma festa de fim de ano do liceu despistou-se numa curva a direita, embateu de frente num MB W123, infelizmente o meu amigo faleceu ao volante desse 127.
Em 1987 quando tirei a minha carta de condução, o meu irmão tinha um 127 2 portas tambem preto com matricula PS, ainda o conduzi algumas vezes, lembro-me que tinha uma terceira quase inesgotavel!!!
Estas são as minhas historias com relação direta com o Fiat 127.
 

HugoSilva

"It’s gasoline, honey. It’s not cheap perfume."
Eventos Team
Este é outro modelo da Fiat que um dia ainda gostava de poder ter condições e vida para passar uns tempos a conduzir no dia-a-dia. Cheira-me que deve ser excelente para pequenos percursos em habitats citadinos. A primeira série é particularmente engraçada, depois, como quase sempre, os sucessivos restylings foram subtraindo charme, talvez até sejam melhores em alguns pontos mas como puta do inox que sou, a primeira série é A série para este carro. Dito isto não podia de parte as séries seguintes, ainda mantenho esperança que venham a ganhar mais apelo à vista dos aficionados.

fiat-127-%5B2142%5D.jpg
 

Pedro Teixeira

Portalista
Portalista
Não tenho ligação direta com nenhum 127. Nem nenhum familiar meu teve um, nunca andei em nenhum.... Mas sou apaixonado pelo modelo. Muitos parabéns à FIAT e sobretudo ao 127.

Imaginem estarem em frente à televisão em miúdos, e veem esta publicidade (foi isto que me fez vez o 127 com outros olhos..... :lol: )


O mítico anúncio de apresentação, a coça que levou esse 127.
 

João Paulo C. Ribeiro

Pre-War
Premium
Portalista

Certo.

Tenho estado à espera que algum portalista pegue neste tópico muito oportuno mas, apesar da popularidade do modelo, nada. Vamos ver se nos próximos dias consigo contar algumas memórias, sonhos antigos nunca realizados e partilhar algumas fotos dos 127 e falar um pouco da sua importância para o mundo automóvel.
 
Última edição:
Topo