Fiat Fiat 127 (1981) e Fiat Tempra S.W. (1992)

Diários de Bordo

Fiat Fiat 127 (1981) e Fiat Tempra S.W. (1992)

OP
OP
Luis Alexandre Cabral
Olá @Luis Alexandre Cabral. Bem-vindo ao Portal dos Clássicos.

Dois belos e estimados modelos transalpinos que tens na tua garagem. Parabéns.

O Fiat 127, como aqui já foi dito, tem numa combinação de cores apelativa e muito bonita. Claramente o centro das atenções num qualquer local onde esteja estacionado. Um divertido pontinho verde. E com direito a uma vista privilegiada sobre a cidade através do Miradouro do Vale do Inferno.

A Tempra S.W. é um encanto para quem é admirador confesso das suas formas. Infelizmente não se veem muitos exemplares a circular e conservar tal modelo deve ser um privilégio e uma missão.

Espero cruzar-me com estes dois Fiat futuramente aqui, pela cidade.

Tópico subscrito. :thumbs up:



Obrigado, Tiago.
Certamente que nos cruzaremos, eventualmente, pela cidade.
Abraço
 
OP
OP
Luis Alexandre Cabral
Bom, vamos entao a um pouco de historia:

Em setembro de 2019 vi o anuncio da Tempra na net. Por coincidência o automóvel encontrava-se em Gouveia onde iria passar alguns dias depois... mandei email e combinei ver em pessoa o estado do dito.
Não ia com muita esperança de encontrar um carro em condições. Todas as S.W. que tinha ido ver tinham sido usadas até à exaustão e tido muito poucos cuidados por parte dos donos.
Esta tinha, por acaso, um historia diferente; tinha sido propriedade de um emigrante no Canada que a mantinha guardada na sua casa portuguesa para as ocasiões de visita estival que fazia de tempos a tempos. A quilometragem estava nos 90 mil e o cofre do motor estava com optimo aspecto.
Tinha ficado, contudo, os últimos dois meses antes da minha compra nas maos de um vizinho do proprietário que tinha ficado encarregue de a vender... na rua e debaixo de uma arvore. Estava carregada de lixo (terra e folhas) e na via rapida para ser mais uma carcassa irrecuperável, se não se tirasse dali.

Cá esta ela como a encontrei: IMG_3384.jpg IMG_3386.jpg

Conduzi e verifiquei tudo o que me lembrei na altura e fiquei com a impressão que estava muito boa por baixo da pouca lavagem.
Achei curioso as jantes que equipavam o automóvel, contudo. Contou-me o senhor que foram escolhidas no concessionário aquando da compra e montadas para a entrega. São jantes cromadora Lancia que se encontravam nos Prisma e Delta, mas com centros Fiat. Não gostava mas isso era facilmente remediável.
Fui para casa e reflecti um dia ou dois. Pensei que se não fosse esta não encontrava nenhuma melhor e comprei a carrinha na semana seguinte.
Sexta feira seguinte fui a Gouveia fazer a compra. Vim a rodar para Coimbra sem problemas e levei de imediato para a lavagem onde pedi que me lavassem tudo, dentro e fora, antes de a levar para a garagem, em casa. Ficou optima. Quando a fui buscar uns dois dias depois estava muito melhor e com um aspecto consideravelmente mais apresentável.
Depois conto mais sobre o que tem sido feito.
 

JoãoSousa

Veterano
Por acaso cresci num Fiat 127 igual a esse mas bege pelo menos até aos meus 9 anos, o meu pai comprou um em 1993 e durou até 2001, tendo sido depois substituido por um Renault 5. Apesar de ter sido o primeiro carro em que andei e até o primeiro carro que o meu pai comprou, nunca fui muito fã do 127, nem do MK1 nem do MK2, sou muito fã da marca e da maioria dos modelos da FIAT, mas esse não é dos meus favoritos, mas não deixa de me fazer recuar no tempo quando vejo um igualzinho ao que o meu pai teve :)
 
OP
OP
Luis Alexandre Cabral
Continuando a saga da Tempra, e logo depois de ter o carro lavado e cheiroso, comecei a procura das jantes certas.
Sendo uma SX 1.6 deveria ter saido com as jantes especiais e não com as de ferro; vamos lá para o OLX.
São jantes fáceis de achar, de 14", porque muitas gente as reutilizou em Unos ou Puntos e o que não falta são Tempras a desmanchar. Arranjei umas a preço muito convidativo e guardei as que estavam por fazerem parte da historia do carro desde novo.
Aqui vai uma foto do dia de montagem, em que aproveitei para por uns pneus novos:

IMG_5600.jpg

Ficaram bem e acabei por não lhes fazer nada por estarem em bom estado.
Aqui já de volta à garagem:

IMG_5601.jpg
 

António José Costa

Regularidade=Navegação, condução e cálculo?
Portalista
Cá fica mais um apontamento da vida do Tempra: Ontem as compras numa grande superficie aconteceu esta cena do passado

Ver anexo 1196790

Dois carros cinzentos nos anos 90 não se viam muitos, a Tempra é obrigada a ter matrícula de chapa branca já o 5 fica mal assim, até porque um GTL com umas raras Dunlop merecia mais.
No entanto ambos os donos são protectores, lugar perto dos pilares e menos probabilidades de maus tratos com as portas.
 
OP
OP
Luis Alexandre Cabral
Dois carros cinzentos nos anos 90 não se viam muitos, a Tempra é obrigada a ter matrícula de chapa branca já o 5 fica mal assim, até porque um GTL com umas raras Dunlop merecia mais.
No entanto ambos os donos são protectores, lugar perto dos pilares e menos probabilidades de maus tratos com as portas.

O estacionamento perto dos pilares é um must, para mim :)
 
Topo