ERC 2021

Ismael Rodrigo

Veterano
ERC: Rali dos Açores em Maio e Fafe em Setembro


A pandemia que se tem agravado em Portugal obrigou a adiar o arranque do Campeonato Europeu de Ralis, e nesta altura já há datas que se tentam encontrar.

Segundo o jornal Açoriano Oriental, o Azores Rally está a apostar a sua realização de 6 a 8 de Maio. O mesmo jornal refere que a prova de Fafe deverá transitar para Setembro, não se sabendo se será o Rali Serras de Fafe ou o Montelongo a receber a caravana do Europeu.

Açores, Fafe e Canárias tinham sido colocadas juntas no início do campeonato por questões logísticas, de forma a que as estruturas disputassem três eventos com uma unica deslocalização ao Sul da Europa, mas vão acabar separadas, já que as Canárias se deverão disputar em Novembro.

D790A938-1EA0-4EED-91D9-CB36224FC067.jpeg

Notícia de: José António Marques
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
ERC: Andreas Mikkelsen duplica aposta em 2021


O ano de 2021 será cheio de actividade para Andreas Mikkelsen que ao WRC2 vê agora juntar-se o Campeonato Europeu de Ralis.

O piloto norueguês irá disputar as 9 provas que se espera que o campeonato tenha ao volante de um Skoda Fabia R5 Evo da TokSport.

Para além da presença nestes dois campeonatos, deverá trabalhar com a Skoda Motorsport em testes e na evolução do Fabia para 2022.

E como se tudo isto não fosse suficiente, Mikkelsen ainda declarou ao Dirtsfish.com que irá tentar fazer alguns ralis com um WRC, assumindo estar em negociações com patrocinadores para isso. A opção deverá ser a M-Sport.

O ano cheio de actividade resulta num 2021 cheio de expectativas, já que o seu objectivo é "ganhar todo os ralis do ERC e do WRC2,"afirmou ao site norte-americano.

Recorde-se que este ano Mikkelsen alinhou em duas provas do ERC, venceu na Hungria mas teve muitas dificuldades nas Canárias onde foi 6º.

Andreas Mikkelsen defenderá as cores da Skoda do WRC2 juntamente com Marco Bulacia.

1E944E54-99A4-4984-9E0F-4B68EA9A754F.jpeg

Notícia de: José António Marques
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
ERC: Fafe não abre o campeonato e Azores Rally pode ser também adiado

O Rali Serras de Fafe e Felgueiras já não irá ter a honra de abrir o Campeonato Europeu de Ralis (ERC) nem o CPR, mas o adiamento de Fafe pode levar mais provas atrás.

Na elaboração do ERC de 2021 foi tida em conta a questão geográfica para facilitar os custos logísticos, de maneira a que uma deslocação ao Sul da Europa fosse para efectuar duas ou até três provas seguidas, que poderiam ser as duas portuguesas e o Rali das Canárias.

Com o adiamento já confirmado de Fafe, os homens do Eurosport Events estarão na busca de uma nova data para as duas provas ibéricas, as quais poderão ser em Setembro entre o Rali Barum e o Rali da Hungria que têm um mês e meio de intervalo.

Outra hipótese será deslocar este bloco de provas para Maio e Junho antes do Rali da Polónia, só que aqui existe o problema dos troços de Fafe serem usados em Maio pelo Vodafone Rali de Portugal.

No entanto a autarquia de Fafe parece agora insegura em relação à presença no ERC. Numa entrevista ao Autosport.pt Parcidio Sumavielle revelou isso mesmo: "A prova para o campeonato nacional nunca estará em causa, mas quanto ao Europeu de Ralis, a questão é diferente."

O Vice-Presidente da Câmara de Fafe quer mais espaço em televisão, pelo menos um troço em directo por dia no canal Europsort. "Nós temos um entendimento com o Eurosport, para mais dois anos em que pagaríamos um determinado valor, para condições normais de público, transmissões, datas, etc pelo que vamos ter que rever isso tudo."

Na elaboração do calendário deste ano os homens da Eurosport Events depararam-se com a vontade de Fafe querer organizar o rali em Fevereiro, pretensão que terá sido recusada passando a prova para o segundo fim de semana de Março e acabando os Açores por não ter as honras de abertura do campeonato como estaria inicialmente previsto.

30806E84-7785-40C0-A869-230B4AE96ABF.jpeg

Notícia de: José António Marques
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
ERC: Calendário revisto com Açores a abrir


A Eurosport Events revelou o calendário revisto do Campeonato Europeu de Ralis, em grande parte pelo facto das provas ibéricas terem de mudar de data por causa da pandemia.

Os Açores reassumem a posição de abertura do campeonato com o adiamento do Rali Serras de Fafe e Canárias.



06-08 Mai - Azores Rallye (T)
18-20 Jun - Rali da Polónia (T)
01-03 Jul - Rally Liepāja (T)
23-25 Jul - Rally di Roma Capitale (A)
27-29 Ago - Barum Czech Rally Zlín (A)
24-26 Set - Rally Serras de Fafe e Felgueiras (T)
22-24 Out - Rali da Hungria (A)
18-20 Nov - Rally Islas Canarias (A)

(T) - Terra / (A) - Asfalto

2E1D663E-3CF4-4425-81C1-850CFEDB43ED.jpeg

Notícia de: José António Marques
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
ERC: GDC espera o Azores Rally com público


O Grupo Desportivo e Comercial (GDC) está a planear a organização do Azores Rally de 6 a 8 de Maio com público a assistir.

Numa entrevista concedida Domingo à noite à RTP Açores Rui Moniz - Presidente do GDC - assegurou que tudo está a ser feito em função dos troços poderem receber espectadores, prometendo mais pormenores a seu tempo.

O dirigente falou também das dívidas à FPAK que no passado já perfizeram 26 mil Euros, mas assegurou que a situação tem estado a ser regularizada junto do orgão federativo.

Relativamente à exclusão da prova do calendário do Campeonato de Portugal de Rali, Rui Moniz não se mostrou surpreendido. Revelou que ainda antes da divulgação do calendário, contactou equipas continentais para se deslocarem aos Açores caso alguma prova fosse descartada, mas que a resposta que recebeu foi negativa.

D6C589F2-8787-4D24-8530-D6B97422297F.jpeg

Notícia de: José António Marques
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
ERC - Azores: Vai para a estrada ... e com espectadores

O Grupo Desportivo Comercial (GDC) e a Comissão Especial de Acompanhamento da Luta Contra a Pandemia de Covid-19 (CEALCPC) realizaram esta sexta-feira, na sede do clube, uma conferência de imprensa com o objetivo de informar que a 55ª. edição do Azores Rallye tem autorização para se realizar e o que está a ser preparado por ambas as entidades para garantir as condições necessárias à sua realização.

Rui Moniz, presidente do GDC, começou por “agradecer e destacar a disponibilidade, a postura e o interesse da comissão em serem criadas as condições que permitam realizar o Azores Rallye”, naquilo que é um reforço da parceria efetuada com o Governo dos Açores e com os organismos por si tutelados intervenientes diretamente na realização do evento.

Gustavo Tato Borges, presidente da CEALCPC, começou por referir o papel que tem sido desempenhado pela entidade a que preside, assim como pelo Governo dos Açores, na retoma da atividade normal, embora esse não seja um processo instantâneo. Confirmou a importância do Azores Rallye e, por isso, “o empenho de toda a sua equipa, num trabalho que dura já há bastante tempo, em parceria com o Grupo Desportivo Comercial, para levar a cabo o evento com espetadores e em condições de segurança, ao invés de afirmar que teria que se realizar sem público, o que é uma verdadeira ilusão”, referiu.

Destacou, igualmente, que tem a convicção “que será possível realizar este e outros eventos icónicos para os açorianos e para a economia do arquipélago” e “a importância que tem a situação pandémica no momento da sua realização, que será determinante, e que, a manter-se a tendência atual, será de salutar”.

Rui Moniz, por seu lado, indicou que o trabalho envolvendo a CEALCPC e a equipa Covid-19 do Azores Rallye continua, incluindo visitas conjuntas ao terreno. E que, fruto do momento atualmente vivido em todo o mundo, “a prova não será igual às das edições anteriores. É fundamental, para ter sucesso, a habitual excelente colaboração de todos os intervenientes, desde os concorrentes aos espetadores. Não serão efectuadas quaisquer concessões à segurança, também à sanitária, não sendo de excluir a suspensão ou supressão de alguns percursos competitivos caso isso não se venha a verificar”, referiu.

O também presidente da Comissão Organizadora do Azores Rallye concluiu a sua intervenção referindo que “será lançada brevemente uma campanha multimédia que informará os detalhes relativos à presença dos espetadores, que vão desempenhar o papel principal neste novo normal e no seu regresso aos principais palcos mundiais dos ralis. Está em fase final de planeamento a cobertura TV, rádio e internet em live streaming, para permitir que se acompanhe a prova a par-e-passo também a partir de casa ou do escritório”, crendo Rui Moniz que “em termos desportivos teremos um evento de altíssimo nível, com uma fantástica lista de inscritos e a estreia absoluta do Clio Rally 5 Trophy by Toksport e do Michelin Talent Factory”.

O 55th Azores Rallye realiza-se entre 6 e 8 de maio, cabendo à prova açoriana as honras de abertura da disputa pelo Campeonato FIA da Europa de Ralis, o FIA ERC, e pelo Campeonato dos Açores de Ralis.

49945.jpg

Notícia de: A.I.
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
ERC - Azores: Organizador do europeu reagiu com satisfação

Jean-Baptiste Ley, o coordenador-geral do FIA ERC, reagiu quase de imediato após o Grupo Desportivo Comercial, organizador do Azores Rallye, ter anunciado o resultado da conferência de imprensa conjunta, realizada no final da semana passada, com a Comissão Especial de Acompanhamento do Luta Contra a Pandemia de Covid-19 (CEALCPC).

"J-B" disse: “a confirmação da autorização para a realização do 55º Azores Rallye, conforme previsto, de 6 a 8 de maio, é uma notícia muito boa, e com acesso de espectadores também. Agradecemos a todas as autoridades pela sua diligência e apoio. Embora não façamos segredo do nosso enorme entusiasmo por este evento espetacular e das imagens impressionantes que ele oferece aos telespectadores de todo o mundo, continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com a equipa organizadora para garantir que todos os requisitos estabelecidos nos protocolos COVID-19 sejam totalmente respeitados pela comunidade ERC presente no evento, pois nossa prioridade continua a ser a saúde e a segurança de todos“.

47527.jpg

Notícia de: A.I.
Foto: Daniel Soares
 
Topo