EN 2

Este mês fiz a N222, tal como já tinha referido num tópico anterior. A estrada é fantástica, quase todo o trajecto com piso em boas condições, e paisagens lindas de morrer. Como parti com ideia de ir nas calmas apreciando tudo o que a viagem e as vilas têm para nos oferecer fiz em 2,5 dias.
Ainda não se notam grandes impactos da massificação turística, excepção feita ao troço Régua-Pinhão em que a quantidade de turistas de ocasião claramente aumenta. Todo o resto do percurso está ainda muito autêntico. IMG_20200613_122001.jpg
 
OP
OP
Abílio Quintas

Abílio Quintas

Veterano
Este mês fiz a N222, tal como já tinha referido num tópico anterior. A estrada é fantástica, quase todo o trajecto com piso em boas condições, e paisagens lindas de morrer. Como parti com ideia de ir nas calmas apreciando tudo o que a viagem e as vilas têm para nos oferecer fiz em 2,5 dias.
Ainda não se notam grandes impactos da massificação turística, excepção feita ao troço Régua-Pinhão em que a quantidade de turistas de ocasião claramente aumenta. Todo o resto do percurso está ainda muito autêntico. Ver anexo 1176093
Por acaso não fez nenhum tópico ou assim?
Apenas me recordo de ver uma referência sua no topico dos clássicos vistos e relativamente às Bedford do Douro.
 
Todos os anos venho de Chaves para Lagos, nunca pela N2. Ultimamente tenho optado por vir por Espanha, mais longe, mas mais barato e mais tranquilo. Com tanta publicidade também pensei fazer o percurso da moda, mas ainda não decidi se sim, nem qual o meio de transporte. O Elefante Branco possivelmente não aguentaria, e mesmo que aguentasse, podia eu não resistir ao calor, nos bancos de napa. Seria giro fazer de mota, mas não tenho mota. Pensei comprar uma para a ocasião (já estive a estudar o assunto) mas não tenho carta de mota. De scooter está fora de questão. A opção mais apelativa para mim é fazer de jipe, por caminhos tão paralelos quanto possível a essa n2, logo fora da vista. Talvez conseguisse evitar alguma dessa massificação turística. Estou tão farto dela que há meses que não saio de casa.
 
Em 2016 fiz a EN2 desde Vila Pouca de Aguiar até Montemor-o-Novo, tudo no mesmo dia, já que estava de férias no Gerês e aproveitei a deixa para regressar a casa pela EN2, coisa que já queria fazer à muito tempo e ainda quero fazer a estrada toda. Foi uma viagem dura principalmente porque não me preparei e tanto o GPS como os sinais pelas localidades na altura indicavam sempre o caminho pela estradas melhores, na maioria das localidades, pelo menos nas maiores tinha que parar e andar pelo GPS manualmente à procura da estrada para seguir caminho, o que me fez perder bastante tempo.

Foi o maior contra que encontrei naquela altura, falta de sinalização correcta em relação à rota da EN2, talvez hoje em dia com o turismo esteja melhor nesse aspecto.

É uma estrada bastante bonita, com paisagens deslumbrantes e muita curva e contra-curva até a zona de Abrantes, a partir dai flui melhor.

Hoje em dia há vários sites com informação sobre a EN2, e até existe um livro com indicações de hotéis, restaurantes, locais para visitar para quem queira fazer a estrada em modo turistico mas com pouca informação a meu ver para quem queira fazê-la pela condução em si e não pelo turismo, que será mais difícil tendo em conta à quantidade de gente que anda pela estrada em passeio hoje em dia.

No entanto quero fazê-la de novo e desta vez de clássico e sem tantas paragens!
 
Fazer a N2 é uma experiência muito interessante e que recomendo a toda a gente porque, permite-nos experienciar as diferenças das várias regiões do país em muito pouco tempo e criar uma imagem mental do território.

Para além disso, em certos troços, quase que viajamos numa cápsula do tempo e encontramos sinais do passado que ainda se mantém como antigamente.

Concordo quando se diz que está excessivamente "turistificada", mas penso ser um "mal" necessário. Contudo, acho que não põe em causa o prazer da viagem nem sequer que valha a pena fazê-la.

Quanto ao trajecto, quem quer fazer a N2 pelo trajecto original, não deve perder o troço que liga Vila de Rei ao Sardoal, passando pelo Penedo Furado. Nesse local, seguir pela variante é perder uma zona muito bonita.

Relativamente à preparação da viagem, a mim este livro deu um excelente contributo, pelo que recomendo.

EN2.jpg

Portugal é uma país maravilhoso!
 
Topo