Duvidas sobre motor/cx fiat 124 1600 st

Jorge Macedo

YoungTimer
Boa noite

No inicio do ano comprei um fiat 124 1600 special t comforme está no livrete. Tenho lido que todos 1600 tem cx 5 velocidades. Em conversa com algumas pessoas dizem-me que todos os 1600 têm cx de 5. O problema é que o meu tem cx de 4. O nº do motor está conforme o livrete. O codigo do motor que fica por baixo do colector é 132ABO.... .

Gostava de saber se este codigo corresponde ao motor 1600 ou se existe algum com cx de 4.
Ou então provabelmente a cx foi trocada, o que penso que não.

Obrigado
 

Miguel Lobo*

Miguel Lobo
o mais provavel e a caixa ter sido trocada!!!
ou entao fizeram uma transformaçao de um 124 normal para um special To_O
 
OP
OP
J

Jorge Macedo

YoungTimer
Penso que não fizeram transformação porque no chassis, nº motor, chapa caracteristicas
está tudo em conformidade com o livrete.
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Boa noite Jorge,

Se possível coloque algumas fotos do interior, dependendo da forma dele talvez possamos esclarecer essa dúvida, dado que as caixas de 4 e 5 destes modelos são bastante diferentes em formato e localização da alavanca. No entanto, é possível que a caixa de 5 em algum ponto na produção do carro tenha sido opcional, tal como o foi nos 124 Sport.

Nos 124 Coupé, por exemplo, começaram por ter apenas 4, dado que com o maior peso da carroçaria julgava-se a quinta desnecessária (mesmo no Spider a velocidade máxima era atingida em quarta). Depois passaram a ter a opção da caixa de 5 em finais de 67, quando saiu o 1608 do BC1 vinham todos com a de 5, e na terceira série (CC) já vinham com a de 5 mas no entanto podia pedir-se na mesma uma de 4 se assim se entendesse (havia quem preferisse).

Daí que seja de crer que em algum momento tivesse existido essa opção, pese embora seja pouco comum, mas não é de excluir. No entanto, e como já disse acima, em princípio se a caixa vinha montada de origem poderá notar-se isso na forma da carroçaria. Caso contrário, poderá sempre adquirir uma e montá-la, não é uma adaptação complexa se a forma do túnel de transmissão o permitir.

Um abraço!
 
OP
OP
J

Jorge Macedo

YoungTimer
Fico mais descansado ao ler estas explicações. Pensei que o motor era 1400, mas tanbém já confirmei que o código 132AB0 corresponde ao motor 1600
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Caro Jorge,

Pelo que vejo, parece-me bem possível que seja essa a localização correcta para uma caixa de 4 velocidades, já estive a comparar com o interior de um ST 1400 e está no mesmo local que no seu, e num 1600 com caixa de 5 onde a alavanca está mais atrás (a caixa de 5 trazia uma extensão do comando para colocar a alavanca mais atrás). Junto coloco a foto que tirei ao interior do 1600 na altura.

No entanto, se levantar a carpete é bem possível que encontre nesta zona um painel que abrange toda esta parte, logo em princípio a conversão não será complicada se assim o desejar.

Um abraço!
 

Anexos

  • 5_spd.JPG
    5_spd.JPG
    73.1 KB · Vistos: 6
Topo