Condições de Utilização

Vitor Dinis Reis

Pre-War
Membro do staff
Premium
Portalista

Termos de utilização​

O fórum Portal Clássicos é um fórum público de acesso livre e gratuito para debate de temas ligados aos veículos clássicos e antigos. Apesar disso, é propriedade privada com reserva do direito de admissão, aberto apenas a quem queira participar em total acordo com as condições especificadas nesta página.

O fórum Portal Clássicos reserva o direito de modificar, sem aviso prévio, sempre que necessário, as condições aqui expressas, dando nota das alterações efetuadas aos membros ativos no momento da alteração.

O fórum Portal Clássicos pretende ser o ponto de encontro diário de uma comunidade de entusiastas que se entre ajudam e convivem à volta de um tema comum (os clássicos), por isso, recomenda a adoção de regras básicas de participação que permitam o estabelecimento de relações salutares e de boa convivência.

1. Condições gerais

1.1
Qualquer pessoa pode registar-se no fórum Portal Clássicos em nome individual e utilizando o nome próprio. Não é permitido o registo em nome de empresas ou entidades. A primeira mensagem de um novo membro deverá ser a sua apresentação à comunidade na respetiva secção do fórum. Esta é de extrema importância para garantir o estabelecimento de empatia entre os utilizadores e potenciar a sua integração na comunidade.

1.2 Apenas é permitido um registo por pessoa. Clones não são permitidos e a sua criação implica o banimento do clone bem como a penalização da conta clonada.

1.3 Antes de iniciar a participação no fórum deverá explorar todas as secções e ambientar-se ao seu funcionamento. Evite criar novos tópicos duplicados, utilize a função "Pesquisa" para verificar se o tema sobre o qual quer escrever já foi debatido no fórum.

1.4 Tente escrever em português minimamente correto. Elabore convenientemente o seu raciocínio e fundamente as suas opiniões de forma a evitar mal-entendidos. Evite a escrita simplificada tipo SMS. Os navegadores permitem a utilização de corretores ortográficos que assinalam os erros. Reveja sempre a sua mensagem antes de publicar. Mensagens noutra língua são permitidas a utilizadores estrangeiros que queiram participar em temas que se enquadrem no objetivo e organização do fórum.

1.5 As mensagens devem seguir a netiqueta geral de fóruns de discussão. Não devem ser mensagens do tipo conversa de chat.

1.6 Não são permitidas mensagens racistas, xenófobas, caluniosas, difamatórias, obscenas, pornográficas, ameaçadoras, apelo à violência, atividades criminosas ou fraudulentas e de falta de respeito em geral para outrem.

1.7 Não são permitidas mensagens que atentem a direitos fundamentais como o direito ao bom nome e reputação de pessoas ou entidades. O direito à liberdade de expressão não pode ser exercido com ofensa de outros direitos designadamente o direito ao bom nome e reputação. Não utilize o fórum para acusações, calúnias, difamações ou denúncias. Não cabe aos moderadores nem estes têm os meios, nem a responsabilidade de definir uma ordem hierárquica entre qualquer dos direitos fundamentais.

1.8 Não são permitidas mensagens nem assinaturas de teor comercial, vendendo ou trocando produtos, ou serviços, ou ainda promoção de sites com fins comerciais, excetuando venda ou troca de artigos usados no Mercado, Podem eventualmente ser aceites referências pontuais a produtos ou serviços se tiverem interesse relevante para o assunto que está a ser debatido no respetivo tópico.

1.9 Não são permitidos comportamentos de trolls ou mensagens de trolling. Consulte aqui informação adicional sobre o assunto. Registos novos que nas primeiras mensagens iniciem assuntos polémicos, críticas, provocações ou ataques serão de imediato banidos independentemente do tema, importância ou relevância.

1.10Nunca responda ou alimente mensagens que são tipicamente de trolls. Reporte aos moderadores com a funcionalidade existente para o efeito ou envie mensagem privada para a moderação.

1.11 Nunca assuma o papel de moderador sobretudo em polémicas, ajude e participe na gestão do bom ambiente do fórum, mas apenas reportando aos moderadores situações que considere violadoras das condições de utilização, quer usando a funcionalidade para o efeito (botão Denunciar), ou utilizando mensagens privadas. Evite reportar situações sem razão plausível, também poderão ser penalizadas.

1.12 Se discorda de decisões da moderação utilize obrigatoriamente mensagens privadas ou contacte-nos para defender o seu ponto de vista e explanar as suas razões. Seja o mais claro e descritivo possível nos seus argumentos.

1.13 Em discussões tensas utilize argumentos e a força das suas ideias. Ataques ad hominem serão penalizados.

1.14 Evite a escrita em maiúsculas, não abuse na quantidade de emoticons nem de tamanhos de letra grande ou cores para chamar a atenção.

1.15 Evite assinaturas demasiado grandes. Nas assinaturas e perfil só são permitidos links para sites pessoais sem fins comerciais excetuando situações previamente analisadas e autorizadas. Não são permitidos links para esquemas/programas/angariação tipo marketing afiliado, multinível, concursos, competições, etc.

1.16 Se tem um site pessoal dedicado ao tema do fórum ou outro assunto de interesse coletivo poderá promovê-lo no fórum, mas apenas de forma natural e nunca de forma exageradamente repetitiva.

1.17 Se é um novo utilizador evite cair na tentação de escrever só para acumular mensagens, pois poderá ser penalizado. Participe apenas quando tem algo de útil ou interessante para partilhar, e não para aumentar artificialmente a sua participação.

1.18 Ao colocar notícias, artigos ou outros textos de fontes externas, não coloque o texto integral, coloque apenas o título e resumo em citação, e respetivo link para o autor/fonte.

1.19 Ao responder a outra mensagem não inclua imagens (se existirem) na citação, nem inclua a citação toda se o texto for muito longo, cite apenas a(s) parte(s) a que quer responder.

1.20 Não inclua textos, imagens ou outros conteúdos cujo autor/origem expressamente proíba. Se for relevante, indique o link.

1.21 Ao colocar uma imagem que não é da sua autoria indique sempre o autor e link para a fonte, e apenas se a imagem for muito relevante para o tema. Sempre que possível, peça autorização ao autor, de contrário, indique apenas o link.

1.22 Ao colocar imagens se as mesmas forem de alta resolução tente sempre que possível redimensionar as mesmas para, por exemplo 800/1024 pixeis de largura. Sobre colocação de imagens no fórum leia aqui como fazer.

1.23 Para temas que não tenham a ver com o tema do fórum, use obrigatoriamente o fórum Off-road para esse fim.

2. Penalizações

2.1
Situações abordadas nos pontos, 1.6, 1.7, 1.8 e 1.9 são consideradas graves e implicam de imediato a eliminação de mensagens e suspensão do membro de forma temporária ou definitiva conforme a situação.

2.2 Nas restantes situações, a moderação será pedagógica, prestável e paciente, tendo sempre em conta a (in)experiência dos utilizadores, a novidade destas regras, ou ainda de erros excecionais que todos cometemos, mas será rigorosa nas reincidências recorrendo a um sistema automatizado e cumulativo de advertências que poderá acabar numa suspensão temporária ou definitiva do acesso ao fórum quando o repetido desrespeito pelas condições atingir determinado limite.

3. Responsabilidade legal

3.1
O fórum Portal Clássicos não é responsável pelo conteúdo das mensagens escritas pelos utilizadores e reserva-se ao direito de editar ou remover qualquer mensagem sempre que tal seja necessário para garantir o cumprimento de lei, regulamento, ato administrativo, razão técnica, violação de condições abaixo descritas ou outras situações que ponham em causa o normal funcionamento do fórum. O utilizador é único responsável pelo conteúdo das mensagens que coloca, responderá pelos danos e prejuízos de qualquer natureza que o Portal Clássicos possa sofrer direta ou indiretamente como consequência do conteúdo da sua autoria.

3.2 Sem prejuízo da responsabilidade por danos e prejuízos que possam resultar, o Portal Clássicos pode dar por terminada a sua relação com o utilizador, interrompendo o seu acesso ao fórum se detetar um uso contrário e/ou reincidente às condições de utilização, ou outras situações que ponham em causa o normal funcionamento do fórum. Se não concorda com estas condições, não participe no fórum. A participação implica a aceitação integral destas condições.
 
Última edição:
OP
OP
Vitor Dinis Reis

Vitor Dinis Reis

Pre-War
Membro do staff
Premium
Portalista
Trolls
Um troll na gíria da Internet designa uma pessoa cujo comportamento tende sistematicamente a desestabilizar uma discussão ‘online’, provocar e enfurecer as pessoas envolvidas nelas, com o objetivo de gerar uma rutura no ambiente civilizado de debate na comunidade ‘online’. Geralmente atuam por mero prazer de ver a rutura da discussão, auto-afirmação, obsessão, discordância, vingança, ideologia, fanatismo ou ociosidade. Muitas vezes trata-se mesmo de uma condição de psicopatia, transtorno de personalidade anti-social, mais ou menos severo, conforme estudos recentes indicam.

O comportamento típico do troll é:

  • Escrever uma mensagem polémica e desaparecer, ficando a assistir divertido ao mau ambiente, entretanto, gerado.
  • Induzir o baixo nível levando outros utilizadores a perder a paciência e o bom senso acabando também estes por descer o nível "queimando-se" junto da comunidade ao violarem as regras.
  • Repetição de falácias até levar o seu interlocutor à exaustão, para vencer a discussão por abandono do(s) oponente(s).
  • Desfile intelectual em que o troll faz longo desfile de conhecimentos ou aparentes conhecimentos, referências e siglas tentando inferiorizar o seu interlocutor junto da comunidade.
  • Ludibriar o leitor usando textos e referências externas como artigos em sites de veracidade ou proveniência duvidosa.
Combate
Para combater trolls de forma eficiente, aos utilizadores e frequentadores de comunidades ‘online’ apenas uma grande eficiente regra: não alimente os trolls. (do inglês Don't feed the trolls). Significa ignorar completamente alguém que se comporta como troll mesmo que a vontade de responder seja grande. Um troll não tem nada a perder, ele vai sempre voltar e incomodar - ele necessita de atenção para obter prazer e ser bem-sucedido. Ignorando um troll os utilizadores não apenas intimidam o seu ato como também provocam frustração nele. Isso nem sempre é fácil e exige às vezes muito esforço da comunidade por meses, mas o método é eficiente. Se absolutamente ninguém der atenção ao troll, ele desiste de atuar por desgosto de não conseguir resposta às suas provocações.
 
Topo