Citröen Citroën GS Club 1974

Depois de 6 meses de busca e de 2 anos a aprender mecânica básica com o meu Fiat Uno, cá fiz a loucura: comprei o meu primeiro clássico.
Diários de Bordo

Citröen Citroën GS Club 1974

OP
OP
afonsopatrao

afonsopatrao

Portalista
Portalista
Hoje à noite lá ia eu, todo contente, voltar à máquina. Pelo menos hoje de manhã fui às compras:
image.jpeg
Não coloco aqui as fotos do material por motivos abaixo indicados...
Comprei tubo de gasolina (4 metros, que hão-de chegar e sobrar); 10 abraçadeiras para o fixar; 2 filtros de gasolina (um para o sítio devido, depois do depósito, e outro adicional para a entrada do carburador, como aconselhou o @Eduardo Relvas); e o filtro do óleo.


Não comprei o óleo. Porquê? Bom, na loja de peças onde fui não havia óleo TOTAL e há um mito urbano que as árvores de cames da primeira versão do motor do GS se desgastam com outros óleos — ver aqui: "Within a few months of launch, rumours started to circulate of accelerated wear to the camshafts. It turned out that all development work had been carried out using Total multigrade lubricants & lesser products did not offer the same level of protection. The anecdote, oft repeated, is that 2 brothers in the same town each had their own garage businesses. One experienced no problems with cam wear, while the other saw a number of cases. One bought his oil from Total, the other did not. Whether this is true, or a convenient explanation for Citroën, we will probably never know".
É certo que isto é provavelmente um mito urbano sem qualquer fundo de verdade; e que o meu GS tem o motor 1220cm3, que nunca sofreu desse problema (era um problema exclusivo da primeira versão do motor de 1015cm3). Mas como que las hay, las hay... olhem, vou comprar TOTAL.
Só ainda não sei se o 20W50 que a Citroën recomendava em 1971 (e que, julgo, ele sempre levou); se o 15W40 que a Citroën recomendava para o GSA em 1980; ou se o 10W40 que a Citroën recomendava para o Axel em 1984. Continuo aberto a opiniões, mas estamos sempre a falar de motores iguais.

Esquemas do objecto de trabalho:
1- Alimentação de gasolina
image.png

2- Circuito de lubrificação
image.png

É porque é que ainda não é hoje que vou pôr as mãos na massa?
Porque estou com uma gripe danada. 39° de febre e a coisa que mais me chateia é não ter energia para me dedicar aos meus dois montes de sucata...
image.jpeg
Enfim, pode ser que amanhã seja dia.
 

Anexos

  • image.jpeg
    image.jpeg
    102.5 KB · Vistos: 453
  • image.png
    image.png
    247.9 KB · Vistos: 454
  • image.png
    image.png
    285.4 KB · Vistos: 451
  • image.jpeg
    image.jpeg
    270.8 KB · Vistos: 452

José A. Carvalho

Portalista
Portalista
Sempre que olho para as fotos do teu carro penso.. "Que pinta" :cool:

Quanto ao resto, as melhoras! Mas pelo menos já estás no bom caminho com material comprado e tudo.
 

Hugo Albuquerque

Rover Enthusiastic
Força nisso Afonso!

Não tenho dito nada por falta de tempo, com os inúmeros trabalhos da faculdade.
Já tenho umas belas páginas para ler neste projeto :)
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
As melhoras, Afonso!

Quanto ao óleo, isso dava para muita conversa... mas basta dizer que os óleos evoluíram dramaticamente deste os anos 70, por isso esquece as marcas e compra um óleo de boa qualidade e pronto. Qualquer óleo de marca hoje é infinitamente superior ao melhor dos melhores dessa época.
 

Rafael Isento

Portalista
Membro do staff
Portalista
Afonso, antes de mais, rápidas melhoras.
Quanto ao óleo do GS, eu numa primeira fase colocaria o 20W50, numa próxima muda colocaria o 15W40 e após esse passaria em definitivo para o TOTAL Quartz 7000 10W40. Não esquecer de mudar sempre o filtro. Na minha opinião, os melhorea são os PURFLUX, mas isso acaba por ser um pouco irrelevante. A Citroën agora usa os da MAHLE.

Nessa transição será importante fazer um registo do consumo de óleo e dar alguma atenção ao "cantar" do motor. Desta forma consegue-se escolher qual se adapta melhor ao GS e também permite ao motor adaptar-se gradualmente a óleos de especificação mais recente.
Quanto à marca, não é novidade para ninguém da relação antiga da Citroën com a TOTAL. Eu mantinha-me com o TOTAL ;)
 
OP
OP
afonsopatrao

afonsopatrao

Portalista
Portalista
Obrigado a todos! Enfim, de febre em febre, lá vai passar o fim de semana. Mas ele já esperou 41 anos por mim, pode esperar mais uns dias.

@Rafael Isento: vou seguir o teu conselho com o óleo. Agora vou colocar o que ele conhece melhor e depois vou avançando para um que lubrifique mais e dissipe melhor o calor.
 
rápidas melhoras!!! o óleo dava pano para mangas como diz o Eduardo, de qualquer forma, o óleo para dissipar mais calor terá de ser mais fino para circular mais rápido e isso acarreta outro problema, ou então colocar um radiador (que julgo não estar em questão).
Por outro lado, concordo totalmente com o Eduardo relativamente ao facto de que os óleos do antigamente não têm qualquer comparação com os produzidos actualmente.
Força com o trabalho é um magnifico automóvel.... :)
 
OP
OP
afonsopatrao

afonsopatrao

Portalista
Portalista
o óleo para dissipar mais calor terá de ser mais fino para circular mais rápido e isso acarreta outro problema, ou então colocar um radiador (que julgo não estar em questão).
Radiador de óleo o GS tem! Depois terei de ver se está bom, mas ele existe. E há também uma luz avisadora da temperatura do óleo (infelizmente, não há manómetro).
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Tem que ter... embora se goste muito de chamar a estes motores "arrefecidos a ar", na verdade grande parte do arrefecimento é feito através do óleo. Mesmo nos VW, toda a gente gosta de dizer que não tem radiador e não é verdade... o radiador está é escondido dentro da caixa da turbina.
 

HugoSilva

"It’s gasoline, honey. It’s not cheap perfume."
Eventos Team
Li o tópico na diagonal para arrepiar caminho que estive demasiado tempo ausente no entanto gostava de deixar uma nota e uma ressalva:

1 - Parabéns @afonsopatrao, finalmente tens o teu GS!
2 - Reti uma frase que me parece ter ficado por ali perdida e é provavelmente a mais sensata até agora neste tópico:
Todos os carros tem recuperação como o pessoal do fórum diz, esquecem-se é que quem paga somos nós. :)
Independentemente do que leres por aqui mantém a cabeça fria, é que o que para uns é "perfeitamente recuperável" para ti ou para mim pode ser "um pesadelo à espera de acontecer" e depois os "perfeitamente recuperáveis" assobiam para o lado, vão beber um café e tá feito e tu ficas com menos umas centenas ou milhares de euros que te fariam jeito para outras coisas e temos de ser objetivos porque a menos que tenhamos contas bancárias recheadas ao final do dia os carros não são prioritários e quando chegam a um ponto em que já nos dão mais dores de cabeça que prazer é pô-los a andar.
Posto isto torço sinceramente para que continues a descobrir boas coisas no teu exemplar e que o mau aspeto de algumas seja apenas isso. A Citroen já foi grande e este é um dos carros que nos faz lembrar disso, é preciso mantê-los a rodar para que ninguém se esqueça!
 
OP
OP
afonsopatrao

afonsopatrao

Portalista
Portalista
Uma semana de loucos, esta que passou. Mas nem assim é altura de ir para o GS: amanhã de manhã tenho de viajar cedo... Assim, só tive 5 minutos para ir à garagem olhar para o meu fabuloso Citroen.
image.jpeg

Bom, sem tempo para nada, venho só mostrar o que comprei na semana passada.
Dois filtros de gasolina (um cilíndrico para o local próprio — a saída do depósito) e outro adicional para a entrada do carburador, que apanhe a porcaria que se vier a soltar dos tubos rígidos de gasolina.
image.jpeg

Tubos de gasolina e respectivas abraçadeiras
image.jpeg

O filtro do óleo... Que não é este! Enganaram-se, claramente, na casa de peças. Este terá o dobro do diâmetro do que é suposto.
image.jpeg

E um presente para os meus braços, para as tarefas de levantamento do bicho:
image.jpeg

Agora vai ser 10 vezes mais fácil subir o carro e pô-lo em preguiças. Sim, podem gozar à vontade: eu só tinha o macaco de rodas que vem com o Uno... Muita força de braços eu gastava a levantar carros! ;)

Agora vou para fora no fim de semana. Mas tenho esperança de passar umas noites com o GS para a semana.
image.jpeg
Quanto ao óleo: continuo na duvida entre colocar o 20W50 que o GS tem actualmente (para uma primeira muda) ou se coloco já o 15w40, que lubrificará melhor, mas também babará mais...
 

Anexos

  • image.jpeg
    image.jpeg
    172.2 KB · Vistos: 261
  • image.jpeg
    image.jpeg
    216.2 KB · Vistos: 258
  • image.jpeg
    image.jpeg
    241.5 KB · Vistos: 255
  • image.jpeg
    image.jpeg
    162.4 KB · Vistos: 255
  • image.jpeg
    image.jpeg
    205.4 KB · Vistos: 256
  • image.jpeg
    image.jpeg
    171.4 KB · Vistos: 253

Samuel

Veterano
Lindo, lindo, lindo esse quadrante.

Por norma, eu não reduziria à viscosidade de um óleo a que um motor esteja acomododado. Por isso, se o óleo que lá está (já agora, como é que sabe?) é esse eu também ficaria com essa dúvida. Cá em casa, o 1220 era o 15W40 que levava. A vantagem que vejo de meter já 15W40 tem a ver com a limpeza de todo os sistema de lubrificação que iria permitir. Se realmente mudar, convém estar atento a ver se o motor mantém a mesma agradabilidade de funcionamento.
 

Samuel

Veterano
Para o Circuito hidráulico também convém contar com uns litros de LHM a mais para fazer a limpeza - deixar correr até sair óleo limpo durante a purga do sistema (No XM, da última vez que se fez com a troca de esferas, foram quase 30L). Já não me lembro mas presumo que tenha um filtro no depósito que também deve ser limpo.
 
OP
OP
afonsopatrao

afonsopatrao

Portalista
Portalista
Por isso, se o óleo que lá está (já agora, como é que sabe?) é esse eu também ficaria com essa dúvida

Não tenho certeza absoluta. Mas é o óleo que vem indicado na etiqueta pendurada na manete...

Quanto ao LHM: terei primeiro de reparar o regulador de altura, pois só poderei fazer a substituição quando conseguir colocar o colar na posição mais alta e na posição mais baixa...
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
O tamanho do filtro do óleo não é crítico, desde que sirva. Eu já comprei filtros dos mais variados tamanhos para os motores dos meus carros, a Fiat usou o mesmo encaixe durante décadas, por isso há dezenas de modelos que servem.

Uns são maiores, outros mais pequenos, mas a única distinção importante é que, no caso de o filtro ser montado com a ligação num ponto baixo, convém que este seja equipado com uma válvula anti-retorno, para que retenha óleo no interior quando o motor pára. Isso sim é essencial para minimizar o desgaste do motor no momento do arranque, senão leva uns segundos a encher o filtro até que começa a haver óleo em circulação.

Quanto ao óleo, não é garantido que haja fugas ao reduzir a viscosidade, tudo depende do real estado do motor. Os óleos modernos têm um razoável poder detergente, mas se o motor estiver em condições até pode funcionar melhor.
 
Topo