Casal K188 -1977

OP
OP
P

Paulo Mota

YoungTimer
Consegui arranjar dois carburadores em boas condições para a minha K188.
São dois Bing 19.Um original e outro mais antigo da sach V5.Como estavam parcialmente desmontados,agora tenho uma dúvida.Os gigleurs,da agulha, são iguais,mas um de 76 ,outro de 90.
Qual monto, em qual carburador?
Se alguem tiver uma V5,ou uma Casal com Bing 19, é só rodar um pouco o carburador e espreitar depois de tirar o parafuso do fundo da cuba.


A vossa ajuda era mt importante

Obrigado

PMota
 

Evan Oliveira

Veterano
Paulo Mota disse:
Gostava de encontrar informações sobre esta moto de 1977.Estou a iniciar o seu restauro, mas faltam-me as tampas laterais em fibra de vidro.Se me puderem ajudar agradeço.Qualquer informação é bem vinda.

Paulo Mota

Boas, aqui está ela. Infelizmento só tenho esta foto a preto e branco. Tenho uma verdadeira na garagem, mas não está original, pelo que não ajuda muito.Cumps.
 

Anexos

  • casal k188.jpg
    casal k188.jpg
    50.9 KB · Vistos: 29

Evan Oliveira

Veterano
Paulo Mota disse:
Alguem sabe quantas K188 terão sido fabricadas?
Gostava de ter uma ideia.Esta moto parecia ser um esforço grande de modernização da marca, já que estava equipada com muito material estrangeiro de qualidade e guarda-lamas e placas laterais em fibra de vidro, o que para a época era único em Portugal.
Tinha susp.dianteira Marzzochi, pneus Metzeler,jantes Aimon sport(Italianas).Tinha tamanho ,peso e equipamento ao nivel duma 125cc.O motor era o M 154.Se souberem mais informações digam.Apelo aos cinquentões!.Que pena terem queimado os arquivos da Casal...
Boas, sim basicamente é isso, a suspensão traseita também é Marzzochi. Os aros italianos de ferro reforçado são muito pesados assim como toda a montagem em geral, até demais para o motor que acabava por ter pouca força para o puxar. Por esse motivo, a minha foi montada de origem com um motor Zumdapp 5V que era um pouco mais potente que o Casal, proporcionando assim melhores performances. Foram poucas construídas, pelo facto de terem uma clientela reduzida na altura, a até pelo seu elevado preço, que era consideravelmente mais elevado que as outras. A maior parte dessas motorizadas, como foi o caso da minha, foram transformadas para correr nos motocross piratas da altura aqui na zona de Aveiro. Era basicamente só aproveitado o quadro, que é muito robusto.
 

Evan Oliveira

Veterano
Paulo Mota disse:
Consegui arranjar dois carburadores em boas condições para a minha K188.
São dois Bing 19.Um original e outro mais antigo da sach V5.Como estavam parcialmente desmontados,agora tenho uma dúvida.Os gigleurs,da agulha, são iguais,mas um de 76 ,outro de 90.
Qual monto, em qual carburador?
Se alguem tiver uma V5,ou uma Casal com Bing 19, é só rodar um pouco o carburador e espreitar depois de tirar o parafuso do fundo da cuba.


A vossa ajuda era mt importante

Obrigado

PMota
Boas, partindo do princípio que uma combustão perfeita tem que ter uma mistura correcta de ar e gasolina, qualquer um dos gigleurs pode ser montado. Assim, e talvez para se ter mais rendimento, o de 90, mas tem que se configurar o filtro de ar (um filtro característico de plástico que se fixa no carburador com uma abraçadeira) de maneira a deixar entrar mais caudal de ar. O filtro propriamente dito era uma rede metálica com várias voltas. Quanto mais voltas, menos débito de ar. O ajuste é feito por tentativas, verificando o comportamento do motor em aceleração (se afoga ou deita muito fumo).A saída de gases do escape também é importante e tem que ser proporcional. Contudo e segundo aquilo que sei, o carburador da V5 é diferente do Casal e não funciona bem nesse motor. É preciso também ter atenção à agulha, que tem que ser uma agulha adequada e sem desgaste, para ter um débito de gasolina perfeito nos vários regimes do motor. Esta operação é algo difícil de fazer, até por pessoas com experiência, porque é a chave para o bom rendimento do motor. Pequenos detalhes aqui, assim como no comando, isto é, no fecho de platinados no momento certo, podem tornar um velho motor Casal consideravelmente mais vivo. Em princípio é possível arranjar qualquer tipo de peças para esse motor. Existe ainda um grande stock com milhões de peças aqui em Sangalhos para quase todas as motorizadas clássicas. Espero ter ajudado, Cumps e boa sorte.
 

Paulo Vicente

YoungTimer
OLa boas
eu por ca tive uma casal k 188 quando tinha os meus 16 anos:D
cinzenta a suspensao da frente era de facto Marzochi e a traseira era tabor
os pneus eram pirelli campeonato espanhol sevilha pelo menos era o que eles diziam de lado:huh: eram muito bons para todo terreno mas uma desgraça em alcatrao :wacko:uma vez entrei por baixo da traseira de uma camioneta com ela:oo era um rasto de borracha no alcatrao e aquilo nao parava:wacko: ,a mota de facto era muito bonita para a epoca e era mais cara do que as v5 . como ja foi dito aqui por um colega ela e muito pesada e o motor nao lhe consegue dar uma grande alma o escape era engraçado mas nada practico, queimadelas nas pernas:wacko: e a roupa toda suja de oleo :(na altura tirei o escape original e coloquei um de uma XF 17 Super Radiador a mota ficou mais silenciosa +- o mesmo andamento e ja nao havia queimadelas e a roupa ja nao se sujava de oleo, nas minhas voltas a procura de material para a k276
encontrei uma nova em amarelo com motor casal 6 velocidades num armazem de um senhor que teve uma oficina mas ja falta material na mota o dono deu baixa da actividade como tal nao pode passar factura para a venda .
encontrei tambem uma em cinzento com 5000km comprada nova pelo seu proprietario ja nao a usa perguntei se estava interesado em vende-la a resposta foi se alguem a quiser tem que dar 650€ por ela ,embora esteja toda original tem que ser desmanchada e pintada eu penso que e demais.
cumprimentos a todos eu devo ter por ca fotos assim que as encontrar ja as ponho aqui

Paulo Vicente
 
OP
OP
P

Paulo Mota

YoungTimer
Se alguém encontrar as placas laterais desta moto eu agradeço.
Há aqui no portal uma pessoa que as tem e até já confirmou com fotos.
Disse que mas mandava pelo correio há já uns meses, e nada.
Só falta isso para concluir o restauro.

PM
 
OP
OP
P

Paulo Mota

YoungTimer
Pois, João.Tb eu queria mas infelizmente estou á espera dumas peças que nunca vieram devido a um mal entendido.
Por acaso hoje resolvi esse mal entendido, resta saber se a outra parte "entendeu".
Se não vierem as tais placas, faço-as eu com gel e fibra. Nada mais fácil...
Tenho estado a adiar e já lá vai um ano e tal....
Mas podes sempre ve-la na pag 2 no fim (branca e amarela). É a mesma com a transformação pra todo-o-terreno.
Está bem bonita e estou indeciso se a ponho original ou deixo assim.
O que achas?Nem tá xuning!
 

Paulo Pina

YoungTimer
Boas pessoal,
Eu tambem ando a restaurar a minha Casal de 1976 embora tenha muitas parecenças a minha é a casal trial daí vir aqui espreitar onde consegui alguma informação foi no site pessoal de Gustavo Pinto, pessoal que já falei com ele por telefone mas nao pessoalmente talvez um dia deste, por isso aconselho a visitarem www.motorizadas50.com
Tem lá alguma informação a foto que lá tá serviu para eu mandar pintar a minha pa ficar assim...embora com algumas diferenças devido a alterações dos tempos de teenager inconsiente, tais como bainhas da frente da Tabor, aros de Alumínio e inclinação dos amortecedores de trás
 

Anexos

  • casal trial fernado ferreiro.jpg
    casal trial fernado ferreiro.jpg
    55.2 KB · Vistos: 18
OP
OP
P

Paulo Mota

YoungTimer
Gostava de saber, se alguem tem uma Casal destas ou conhece alguem que tenha, para poder fotografar/pôr aqui, e podermos todos ver e saber se existem mais motos destas ainda.
Tenho ideia que terão sido construídas poucas, e que grande parte, tenham sido adaptadas(os quadros, principalmente) para motos de competição de motocross e enduro.
Por isso provavelmente, já não existem em "estado natural".
A minha vai agora entrar no "estaleiro" e quando sair, será uma das poucas originais de época.
Talvez a única, quem sabe.
Irá ser o meu projecto para o Outono/Inverno.

Fiquem bem
PM
 
OP
OP
P

Paulo Mota

YoungTimer
Finalmente tenho as placas laterais da K 188, prometidas em 24-12-2007.
Obrigado Luís Carreiro. Sem elas não valia a pena sequer, iniciar o restauro.

Em breve, fotos da única Casal K 188 de 1977, em estado original.

Se souberem de mais alguma, por favor fotografem ou peçam para alguem pôr aqui.
PM
 
OP
OP
P

Paulo Mota

YoungTimer
As ditas cujas placas, tão procuradas, e vindas de S Miguel nos Açores.
Os furos "extra" serão tapados e abertos novos nos locais certos. A seu tempo serão decapadas, betumadas para completar as faltas, e serão pintadas das cores originais. Cinza metalizado em cima, o rebordo preto fosco e o centro branco com as letras ENDURO 50 a vermelho
imagens3548.jpg
 

Anexos

  • imagens3548.jpg
    imagens3548.jpg
    144.4 KB · Vistos: 0
  • imagens3548.jpg
    imagens3548.jpg
    144.4 KB · Vistos: 0
  • imagens3548.jpg
    imagens3548.jpg
    144.4 KB · Vistos: 0
  • imagens3548.jpg
    imagens3548.jpg
    144.4 KB · Vistos: 0
OP
OP
P

Paulo Mota

YoungTimer
Andei a investigar e encontrei informação, de que o quadro que equipava as casal K188, é/foi o quadro mais válido, o melhor da Casal .
Fundamentava-se no protótipo da especialista BULL(Holanda) datado de 1972.
(a BULL ainda hoje faz quadros topo de gama para BTT's)

Não admira ter sido aproveitado para tantas motas de competição/cross.
Pena que tenha sido mais uma das cópias da Casal...

Cada vez mais, a ideia que vendiam na época "comprar Português " é mais revoltante.
Copiavam motores, quadros de todos os estilos, motas inteiras e até corriam com motas de outras marcas só mudando os autocolantes.

Lembro-me bem de comprar Casal, tendo outras escolhas, como Honda, Gilera, Yamaha.
Deverão estes procedimentos serem motivo de orgulho para todos nós?
Era esta a melhor fábrica de motos Portuguesa.
Acabou? Compreende-se porquê. Apartir de certa altura, e descobertas as cópias, só pagando bom dinheiro pelos direitos.
Arderam os ficheiros de documentos. Secalhar até deu um certo jeito.
Fica um bocado no "Mito"...e desculpem o desabafo.
Não tenho nada contra a marca, mas a cada cavadela, aparece cada minhoca "mutante"!

Vá lá. Façam um esforço e encontrem mais informação desta moto.

Neste momento precisava do desenho das letras originais ENDURO 50 para pintar nas placas laterais. Alguém tem?

PM
 
OP
OP
P

Paulo Mota

YoungTimer
Em quatro dias, vieram aqui ver cerca de 100 portalistas e nem uma ajudinha, :(nem um comentário...

Vá lá...:huh:
PM
 
Topo