Carvão na velas no meu Fiat 124 Spider

Hugo Batel disse:
Boas,

Apesar de seguir já à algum tempo o fórum esta é a minha primeira publicação... sinto-me em apuros e acho que provavelmente enganado várias vezes..

Para resumir um pouco a minha história sou, desde 2004, proprietário de um um Fiat 124 Sport 1600 de 1972.

Confesso que ainda não consegui verificar se tenho no meu spider o motor 1608 ou 1592, no livrete consta como cilindrada 1608 mas tenho as minhas dúvidas pois sei que à partida este motor é alimentado por dois carburadores e eu apesar de não ser dotado para a mecânica parece-me que o meu é alimentado por um carburador de duplo corpo apenas.

Esta era uma longa história mas não é propriamente por isso que decidi criar este tópico. Ora o que me traz aqui é um problema que tenho tido neste ultimo ano e para o qual já recorri (sem exagero) a uma dezena de mecânicos diferentes e até agora nenhum deles me resolveu um problema que à partida me pareceu uma coisa simples(o que não deve ser).

Ora o que se passa com o meu spider é que com um conjunto de velas novas o carro anda entre 30 a 40 kilómetros sem problemas e a partir dai começa a "engasgar" e a ter problemas de arranque bem como o seu som de motor fica muito aproximado ao de um VW carocha (sem detrimento para este modelo automóvel mas é o som que considero mais parecido e que todos devem conhecer).

Ora dos mecânicos já ouvi de tudo um pouco, desde velas, platinados, carburador e até depois de ter reclamado num deles a possibilidade de abrir o motor numa reparação que poderia ir até aos 2000€.

A opinião mais comum em todos está relacionado com o tipo de velas, ignição (acabei por colocar uma nova sem resultados) e afinações de platinados e carburador.

Eu confesso que não sei que tipo de velas é o mais indicado para este carro mas já levou umas dezenas de conjuntos neste ultimo ano e nada até agora resultou.

O sintoma que o carro demonstra é de carvão nas velas e para resolver o problema apenas limpando as velas o que me permite percorrer mais 40 quilometros de um carro bem comportado e com um trabalhar agradável e que todos dizem saudável.

A minha publicação aqui vem tentar encontrar algumas ideias que me possam ajudar, de alguém que conheça este tipo de problema ou que apenas tenha uma simples opinião sobre o caso. Eu confesso que já não sei o que fazer...

Desculpem-me o texto longo! Um abraço!
Bom dia
Em resposta ao seu problema, já pensou em meter o filtro de gasolina novo ao seu Spider... é que a mim tambem já aconteceu esse mesmo problema.
Abraço
 
Topo